Toby Price fora da equipe Red Bull KTM Rally Team

Foto: Marcin Kin



O bicampeão do Dakar e ex-campeão mundial de Rally-Raid, Toby Price, não correrá mais pela Red Bull KTM depois que a equipe austríaca decidir não renovar o contrato com a lenda australiana.

Não é exagero dizer que Toby Price é uma lenda do esporte off-road de duas rodas desde sua vitória na AORC, representando a Austrália no ISDE, vitórias no Finke Desert Race e, claro, suas conquistas espetaculares no Rally-Raid e no Dakar.

Numa carreira no Dakar que abrange gerações e continentes, Price conquistou dois troféus tuaregues e tem sido um candidato desde a sua primeira tentativa em 2015 (onde conquistou uma vitória numa etapa e terminou em terceiro na geral).

A maioria dessas vitórias, campeonatos e títulos importantes vieram com a KTM, mas nada mais, já que a equipe Red Bull KTM optou por não renovar o contrato de Toby em 2024.

Falando sobre a decisão da KTM, Price diz:

A KTM decidiu não renovar o meu contrato, então o Dakar 2024 foi o meu último evento com eles…

Sinto que ainda estou no meu melhor e vou lutar pelas vitórias, especialmente no Dakar, por isso é uma pena não ter essa oportunidade de o fazer em 2025, mas estou muito grato pelo apoio que me deram na minha carreira. Conseguimos fazer grandes coisas juntos, como vencer dois Dakar e conseguir alguns pódios, um Campeonato do Mundo e o nosso sucesso na Austrália também.

A mudança ocorre depois que a equipe Red Bull KTM Rally foi derrotada pela Honda no Rally Dakar de 2024. Price terminou em quinto lugar neste ano, já que a configuração combinada da equipe KTM, Husqvarna e GASGAS foi lenta na Arábia Saudita, foi atingida por lesões nos pilotos e cometeu alguns erros graves durante o evento, o que permitiu à Honda voltar para casa com a vitória .

LEIA MAIS:  Yamaha comemora vitórias dos pilotos bLU cRU na penúltima etapa do Jalapão 2022

2024 é também o primeiro ano que podemos lembrar quando a Red Bull KTM (e as equipes GASGAS e Husqvarna) optaram por não participar do Campeonato Mundial de Rally-Raid completo da FIM com nenhum piloto, optando por competir em eventos selecionados enquanto visam o Dakar 2025.

É uma mudança que lhes poupa dinheiro no departamento de corridas, presumivelmente para gastar na MotoGP. Mas isso significa que os pilotos, e potencialmente a equipe, não estão tão bem preparados e ousamos dizer que estão comprometidos com o Dakar – algo de que são certamente sinônimo nos últimos 20 anos.

Quanto a Price, bem, ele não está ficando mais jovem, mas certamente não há limite de idade para rally-raid, onde a experiência definitivamente conta e não falta desejo pelo terceiro troféu tuaregue.

Duas vitórias no Dakar, incluindo um pulso quebrado em 2019, foram grandes destaques na carreira, mas também nos lembramos da herança de Toby no off-road australiano e de seus sucessos no ISDE !


FONTE: ENDURO21