KTM revela novas 690 Enduro R E 690 SMC R




A KTM ‘apaga’ a ideia de fronteiras e limites com a nova KTM 690 Enduro R. Uma máquina com tecnologia avançada e com muito pedigree para o offroad, capaz de enfrentar as trilhos mais difíceis e longas com uma fantástica facilidade.

Na última atualização deste modelo, há dois anos, esta moto atingiu novos picos de ergonomia, eletrônica (com opções ajustáveis de ABS) e manuseamento para se tornar uma referência no segmento Travel.

KTM 690 Enduro R 2021

A KTM 690 Enduro R engana. Parece uma moto potente e assustadora para todo-o-terreno, mas é na realidade uma moto esbelta e manobrável. O ABS de curva (que significa que é sensível ao ângulo inclinado), o ABS off-road, o controle de tração da moto e a regulagem fácil do motor asseguram um ajuste personalizável para qualquer condição ou paisagem. A suspensão WP XPLOR (adaptada dos modelos Enduro especialmente para a KTM 690 ENDURO R) dispensa comentãrios, fornece confiança e canaliza habilmente a potência do motor ao solo. Os 74 CV e 73,5Nm de torque, significam também que é apropriada para longas viagens em terreno liso.

Para 2021, a KTM manteve muitas das forças refinadas da moto mas aplicou atualizações chave que tornam a KTM 690 ENDURO R ainda mais uma escolha essencial para os condutores que anseiam por uma impressionante versatilidade. Para este objetivo de maior praticidade, a KTM acrescentou uma funcionalidade melhorada do modo de condução através do interruptor do guidão: o modo STREET permite dois canais de ABS tanto na frente como na traseira da moto. O ajuste OFFROAD desengata o ABS da roda traseira para aquela importante sensação de frenagem traseira em terreno de baixa tração.

LEIA MAIS:  BMW Motorrad celebra 100 anos com o melhor resultado da história da empresa no mundo, na América Latina e no Brasil

O próprio ABS beneficia de uma nova unidade moduladora para melhor regular a força e a aplicação da potência de frenagem necessária, o que também significa que pode ser ativado ‘on the fly’ e já não há necessidade de um ‘dongle’.

O novo painel de bordo tem um ‘botão’ de ABS para proporcionar uma forma rápida de desligar a ajuda o condutor a ajustar o comportamento fora de estrada. O mesmo visor mostra agora indicadores para RPM e seleção de marcha. No que diz respeito à estética da moto, foram revistos os gráficos e cores de 2021.

KTM 690 SMC R 2021

A KTM 690 SMC R de 2021 leva o torque e o ritmo do motor LC4 a uma forma supermoto de aceleração fácil. Aqueles que procuram o zumbido de percorrer estradas sinuosas, vencer o tráfego ou soltar-se com tração traseira em torno de uma pista, encontrarão todos os recursos técnicos de que necessitam tanto para gerar velocidade como para a eliminar.

A motocicleta é muito unânime e tem sido sempre uma expressão saudável do motociclismo KTM: esportiva, agressiva, extrema, mas eminentemente utilizável. Isto tem sido cultivado ao longo dos anos graças à evolução do chassis de tubos de aço cromo-molibdénio de alta qualidade, suspensão WP APEX, ergonomia supermoto proposital, e modos ABS eletrônicos de grande alcance, tais como Cornering e modo Supermoto (desativação da roda traseira de entrada em ângulo inclinado).

A KTM 690 SMC R tem o mesmo novo modulador ABS que a KTM 690 ENDURO R, permitindo o ajuste “em movimento”. Apresenta freios Brembo grandes e de alta qualidade e, para o modelo 2021, o sistema de frenagem foi melhorado. Um compasso monobloco Brembo M 4.32 de última geração eleva ainda mais o grau de desempenho no disco dianteiro de 320mm (240mm atrás) graças à rigidez optimizada. O resultado dá ainda mais controle e sensação na ponta dos dedos do piloto.

LEIA MAIS:  Honda convoca recall da Africa Twin

Tal como com a sua prima LC4, a KTM 690 SMC R recebe uma remodelação cosmética que eleva o seu estilo e apela a mais alturas. A moto tem um aspecto afiado e moderno para cumprir o seu estatuto de último símbolo de excelência supermoto da KTM para a estrada, bem como para qualquer ajuste de circuito.

Além disso, uma nova especificação do conversor catalítico foi instalada no silenciador, que vê o estatuto Euro5 de emissões para ambas as máquinas equipadas com LC4. Ambos os modelos podem ser clicados numa definição de potência de 35kW para cumprir o estatuto de licença A2.

As novas KTM 690 ENDURO R e KTM 690 SMC R MY 2021 estarão disponíveis nos concessionários autorizados KTM a partir de Janeiro de 2021. Para mais informações visite www.ktm.com


FONTE: MOTOSPORT