Disputa forte na pista de Espigão do Oeste aquece briga pela liderança no Estadual de Velocross




Numa pista das mais técnicas e competitiva do circuito rondoniense, pilotos proporcionaram mais um grande show de emoção na velocidade com a realização da 6ª Etapa do Campeonato Estadual de Velocross 2012 ocorrido no último fim de semana na cidade de Espigão do Oeste. Os destaques da prova ficaram por conta dos pilotos Diego Henning # 191 (Saga Veículos/Mastter Racing/Honda/ColorPress) de Porto Velho, Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula 1/Expresso Cacoal), de Cacoal e Cléber Júnior # 4 (Localiza Cacoal/JM Motos/Eletro Motores Líder), também de Cacoal, que ampliaram suas vantagens nas respectivas categorias VX Especial e 100cc. A prova marcou ainda as vitórias de André Carbonera # 75 (Paraná Motos/Doce Japonês), de Cacoal, Osmar Canale # 68 (Star Motos), de Colorado do Oeste e de Claudio Barbizan # 12 (Moto Sport), de Vilhena, resultados que recoloca ambos de volta a briga pela liderança das categorias 150cc, VX3 e VX4. Com bandeiras a meio-mastro, a prova homenageou o tricampeão brasileiro de MX, piloto João da Silva, o “Marronzinho”, que morreu no último dia 26/06, vítima de acidade durante treino, em Santa Catarina.

Vitória deixa Cléber Júnior ainda mais líder da 100cc

Mesmo não conseguindo fazer uma boa largada, o piloto Cléber Júnior # 4 (Localiza Cacoal/JM Motos/Eletro Motores Líder) da cidade de Cacoal soube acelerar forte e com habilidade nas curvas e ultrapassagem, conseguiu assegurar mais uma vitória na temporada, ampliando assim a sua vantagem sobre os demais concorrentes ao título da categoria 100cc. Odair Meirelles, o ”Coyote” # 51 (Coyote Moto/Ceará Motos), de Pimenta Bueno voltou a andar forte, mas não conseguiu superar o líder do campeonato na categoria. Depois de cravar os melhores tempos nos treinos livres e cronometrados, Coyote largou bem na primeira bateria e abriu boa vantagem para vencer sem nenhum risco. Cléber Júnior que não fez boa largada, aos poucos se recuperou para completar na terceira posição, atrás de Meirelles e Uzenildo Ferreira # 3 (Terra Motos/Academia Vida), de Santa Luzia do Oeste. Já na segunda bateria, Odair Coyote não conseguiu manter o mesmo ritmo, enquanto Cleber Júnior entre os cinco e aos poucos foi ganhando posições até assumir a ponta para vencer, com Wellington Fernandes, o “Verdinho” # 68 (Dakar Motos), de Colorado do Oeste na vice liderança. Coyote que na última volta perder duas posições, terminou apenas em quinta, garantindo ainda assim a segunda posição na classificação geral.

Claudio Barbizan dita o ritmo na disputa da VX4

Mesclando experiência com força do motor de máquina, o vilhenense Claudio Barbizan # 12 (Moto Sport), voltou a ser o mais rápido na disputa da categoria VX4 para pilotos acima dos 40 anos. Na prova do último fim de semana, em Espigão do Oeste, Barbizan se adaptou bem ao traçado rápido do Romeu Melhorança, imprimindo alta velocidade e excelente performance nas curvas para garantir o ponto mais alto do pódio e se consolidar na briga pelo título da temporada. Com uma boa arrancada, o líder da VX4 manteve a tradição de largar na ponta em ambas as baterias, sendo que na segunda bateria cruzar a linha de chegada a frente até mesmo dos pilotos da VX3, categoria para competidores na faixa etária dos 35 a 40 anos. Na disputa pela vice liderança da VX4, o duelo mais uma vez foi ferrenho entre os pilotos Itanel Vitorino # 41 (Vaccari Veículos), de Espigão e Sérgio Luiz # 33 (Moto Motores/Posto Modelo), de Rolim de Moura, com Itanel levando a melhor sobre Serginho. Amarildo José # 2 (Nikima Motos), de Espigãodo Oeste e Wanderley Menezes # 100 (Voldiesel), de Vilhena completaram as cinco primeiras posições na classificação geral da prova.

LEIA MAIS:  Pro Tork faz dobradinha na abertura do Campeonato Gaúcho de Velocross 2017

Osmar Canele volta a vencer e encosta no líder da VX3

Em uma das categoria com a disputa mais acirrada da temporada, a VX3 que corre em paralelo a categoria VX4, para pilotos veteranos, Osmar Canale # 68 (Star Motos), de Colorado do Oeste e Valdinei Correa # 88 (Posto Pit Stop/F1 Terraplenagem), de Pimenta Bueno travaram mais um ferrenho duelo, com Canale levando a melhor na prova de Espigão. A disputa que já começou forte nos treinos e tomadas de tempos, se entendeu mais uma vez para a prova, com o líder Valdinei vencendo a primeira bateria trazendo na sua cola o vice líder Osmar Canale. Contudo, na segunda bateria, Osmar largou a frente de Valdinei, que acelerou forte conseguindo passar o adversário, mas ainda na metade da prova Valdinei teve problema com sua moto, tendo de abandonar a corrida. Sem o adversário direto, Canale só teve a preocupação de administrar a vitória, chegando assim bem próximo da liderança na soma geral de pontos na temporada. Na prova,a surpresa ficou por conta do piloto de Espigão, Jefferson Lins, o “Pastor Jefferson”, # 07 (Imaral Pneus/Construmaq/Natan Donadon), que garantiu a segunda posição e também está na briga pelo título da VX3 em 2012.

Carbonera vence e embola disputa na categoria 150cc

Mantendo uma regularidade conquistando dois segundo lugar nas duas baterias do dia, o piloto cacoalense André Carbonera Carbonera # 75 (Paraná Motos/Doce Japonês), foi o mais eficiente na prova de Espigão, garantindo a vitória, na disputa com o maior número de motos na pista. Everton Guido # 34, de Vilhena venceu a primeira bateria, com Flavio Pereira # 18 (Rodar Motos/Retifica Motos SC), de Santa Luzia do Oeste,conquistando a segunda bateria. O até então líder da categoria Juliano Correia, o “Ligeirinho” # 22 (Construmaq/JS Cobranças), piloto de Espigão do Oeste, não conseguiu ter um bom desempenho diante de sua torcida e terminou a prova apenas na quarta colocação. Depois de duas etapas sem conseguiu completar a corrida e ver sua liderança escapar, na prova do último fim de semana em Espigão do Oeste, o piloto Flavio Pereira voltou a andar bem, garantindo a segunda posição e deixar a disputa pelo título da temporada ainda mais embolado. André Carbonera  foi o primeiro, Flavinho segundo, Everton Guido terceiro, Juliano “Ligeirinho” quarto e Fernando Neves # 83 (Constril Mat. Const), de Alta Floresta do Oeste ficou com a quinta colocação no geral.

LEIA MAIS:  Será dada a largada do Campeonato Brasileiro de Velocross 2023

Victor Carlos amplia liderança na disputa da Força Livre

Sem cometer erros nem excessos, o aguerrido piloto Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula 1/Expresso Cacoal), de Cacoal, mais uma vez não quis saber de dar chances aos seus adversários na pista, vencendo com ampla folga as duas baterias e se isolando ainda mais na liderança da disputa da categoria Força Livre Nacional. Apesar de não ter participado das duas primeiras etapas do ano, Vitim estreou já na terceira prova, em Colorado do Oeste, e com uma desenvoltura esplêndida nas provas, venceu três e ficou em terceiro em outra, resultados que o levaram a liderança isolada da categoria. Mantendo o seu ritmo forte de acelerar, Vitim cravou o melhor tempo no warm-up e venceu com Volga as duas baterias, trazendo consigo o vilhenense Patrick de Brito # 777 (Art Gesso), vice líder da temporada. Jefferson Lins # 70 (Imaral Pneus/Construmaq/Natan Donadon), de Espigão do Oeste foi o terceiro na classificação geral, Fábio Moura # 14, de Cacoal foi o quarto, com Alberto Maschio, o “Brizola” # 13 (Giba Racing/Carmen Steffens), de Pimenta Bueno, fazendo sua estreia na modalidade e garantindo a quinta colocação.

VX Especial – Diego Henning acelera forte para vencer em Espigão

Maior promessa do motociclismo de Rondônia, o jovem Diego Henning # 191 (Saga Veículos/Mastter Racing/Honda/ColorPress) de Porto Velho, mais uma vez foi a atração na pista. Aos 16 anos, Dieguinho cativa o público amante da modalidade pela sua simplicidade, carisma e um estilo arrojado de pilotar. A exemplo das demais provas, nas duas baterias em Espigão, Diego Henning chegou a colocar volta sobre o terceiro colocado, levantando o público presente nas arquibancadas. Depois de uma disputa forte nos treinos classificatórios com o piloto de Espigão do Oeste Diego Ferrari  # 961 (Decar/Ceará Motos/Nikima Motos), onde Ferrari fez falar o fator de correr em casa, garantindo o melhor tempo nos treinos, a prova foi diferente, com Henning largando forte e mantendo a dianteira para vencer as duas baterias com ampla vantagem sobre os demais concorrentes. Diego Ferrari fez uma boa corrida, assegurando a segunda colocação, com Valdinei Correa # 88 (Posto Pit Stop/F1 Terraplenagem), de Pimenta Bueno ficando em terceiro. Jaderson Carlos # 22 (VP Racing/aquilino Preparações), de Vilhena foi o quarto colocado, enquanto Ronny Marangoni # 250 (Aquilino Preparações), também de Vilhena completando o pódio da VX Especial para motos Importadas.

LEIA MAIS:  Pro Tork garante bons resultados no Sportbay Paranaense de Velocross

A sexta Etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2012,foi mais uma realização da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, em parceria com a Prefeitura e Cross Clube  de Espigão do Oeste, apoio do Governo de Rondônia, Ministério do Esporte, Honda, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, deputados estaduais Kaká Mendonça, Jean Oliveira, Valdivino Turuca, Neodi Carlos, Adelino Follador, Luiz Claudio, Edson Martins e Luizinho Goebel, Ciclo Cairu, Castilho Estrutura Metálicas, Cairu Transporte, Lind’água, Instaladora São Luiz e Decar Auto Peças.

Resultado geral da 6ª Etapa do Estadual 2012 de Velocross

100cc

1º – # 4 – Cleber júnior – Cacoal

2º – # 51 – Odair Meirelles – Rolim de Moura

3 º – # 68 – Wellington “Verdinho” Fernandes – Colorado do Oeste

4º – # 3 – Uzenildo Ferreira – Santa Luzia do Oeste

5º – # 35 – Maicom Douglas – Chupinguaia

VX4

1º – # 12 – Claudio Barbizan – Vilhena

2º – # 41 – Itanel Vitorino – Espigão do Oeste

3 º – # 33 – Sergio Luiz – Rolim de Moura

4º – # 2 – Amarildo “Nikima” José – Espigão do Oeste

5º – # 100 – Wanderlei Menezes – Vilhena

VX3

1º – # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste

2º – # 07 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste

3 º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno

4º – # 84 – Marcio Armi da Silva – Alta Floresta

5º – #   9 – Alexandro Márcio – Espigão do Oeste

150cc

1º – # 75 – André Carbonera – Cacoal

2º – # 18 Flavio Pereira – Santa Luzia do Oeste

3 º – # 34 – Everton Guido – Vilhena

4º – # 22 – Juliano “Ligeirinho” – Espigão do Oeste

5º – # 83 – Fernando Neves – Alta Floresta do Oeste

Força Livre Nacional

1º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal

2º – # 777 – Patrick de Brito – Vilhena

3 º – # 70 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste

4º – # 4 Fábio Moura – Cacoal

5º – # 13 – Alberto “Brizola” Maschio – Pimenta Bueno

VX Especial

1º – # 191 – Diego Henning – Porto Velho

2º – # 961 – Diego Ferrari – Espigão do Oeste

3 º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno

4º – # 22 – Jaderson Carlos – Vilhena

5º – # 250 – Ronny Marangoni – Vilhena


fonte: Assessoria – FMR