Brasileiros enfrentam dificuldades na penúltima etapa do Mundial de SuperBike

Foto: Yamaha/Missão78



Turquinho Jr. tem problemas e não soma pontos na etapa; Enzo Valentim sofre queda e está fora do final da temporada

O final de semana foi de dificuldades para os brasileiros Humberto Maier “Turquinho Jr.” e Enzo Valentim na penúltima etapa da categoria WSSP300 do Mundial de SuperBike, disputada em Aragón, na Espanha, neste fim de semana. Turquinho Jr. não conseguiu encontrar um bom ajuste para sua moto e não somou pontos durante o fim de semana. Para Enzo Valentim, a etapa foi ainda mais difícil: o piloto sofreu uma queda ainda no treino classificatório e está fora da competição.

Em um campeonato cada vez mais disputado, toda etapa se torna um grande desafio. Em Aragón, os pilotos brasileiros do AD78 Team Latin America já tiveram que superar dificuldades na Superpole, realizada ainda no sábado (22). Durante o treino, Enzo sofreu uma queda e, mesmo com dores, terminou a classificação. Após exames médicos mais detalhes, ficou constatado que o atleta havia sofrido uma lesão mais grave e, portanto, não pode mais voltar para a pista nesta temporada.

Durante a Superpole eu tive um tombo e ali no momento não parecia ser muita coisa. Fui para o centro médico, fiz um raio-x e, infelizmente, eu quebrei o ombro, a cabeça do úmero. Por sorte não saiu do lugar, então não vai ser nada mais sério, que precisa de cirurgia, mas infelizmente eu estava no ritmo desse fim de semana, de ir para Portimão, e agora é voltar para casa e me cuidar, me tratar, e talvez em um mês já possa estar melhor. Agora é preparar para o ano que vem, lamentou Enzo.

Ainda na Superpole, Turquinho enfrentou dificuldades para ajustar a moto e acabou ficando na 23º posição do grid. Porém, com alguns desfalques – como o de Enzo – o brasileiro largou de P21, carregando na moto uma mensagem de “boa recuperação” para o companheiro de equipe.

LEIA MAIS:  Ramiro Gandola é o mais rápido no dia na abertura da final do Moto1000GP

Provas disputadas

Numa Corrida 1 muito difícil e disputada, Turquinho usou seu talento e conseguiu ganhar algumas posições, finalizando em P15. Na Corrida 2 a intensidade se repetiu e Turquinho voltou a dar tudo de si. Com todo o talento, o jovem piloto superou alguns adversários e fechou a prova em P16.

Foi um fim de semana bem difícil para nós, o mais difícil da temporada, tivemos alguns problemas em adaptar com a moto no circuito. Agora, na próxima semana temos a última corrida em Portugal, vou trabalhar o dobro nessa semana para chegar o melhor possível lá e tentar voltar ao pódio, que é o lugar que eu mereço estar, finalizou.

Com os resultados do fim de semana, Turquinho Jr. segue na sétima posição, com 105 pontos. Enzo Valentim encerrou a participação na temporada 2023 do WSSP300 com 34 pontos, na 19ª colocação. Agora, Turquinho Jr. segue para a última etapa da competição que acontece em Portimão, Portugal, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.

Categoria principal

Na categoria principal do Mundial de SuperBike, o campeão de 2021 Toprak Razgatlioglu subiu ao pódio três vezes durante o fim de semana. Largando na terceira posição, o turco fechou as corridas 1 e 2 na segunda posição e ainda garantiu o pódio na Superpole Race, ficando com o terceiro lugar.

O italiano Andrea Locatelli largou em P4 e fechou a Corrida 1 e a Superpole Race também na quarta posição – mas não finalizou a Corrida 2. Com os resultados da etapa de Aragón, Toprak segue na vice-liderança do campeonato, com 457 pontos – 47 atrás do líder Alvaro Bautista. Locatelli é o quarto colocado, com 275 pontos.

Confira os números do fim de semana no WSSP300:

LEIA MAIS:  Show de pilotagem sob sol e chuva aquecem disputa na segunda etapa do Yamalube R3 bLU cRU América Latina

SUPERPOLEEnzo Valentim – P20Turquinho Jr. – P23 (largou de P21)

CORRIDA 1Turquinho Jr. – P15

CORRIDA 2Turquinho Jr. – P16

A equipe Yamaha AD78 Team Latin America by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing, Terranew, Pirelli, FIM LA, PlayStation, LS2, Alpinestars, iPlantflorest e M78. 


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL