Bajaj do Brasil fecha o mês de março com recorde de emplacamentos

Foto: divulgação Bajaj



Foram emplacadas 785 unidades dos modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400,
resultado 138% maior do que a média mensal de 2023

A Bajaj do Brasil atingiu em março o seu recorde mensal de emplacamentos, com 785 motos emplacadas no período. O melhor resultado até então havia sido em setembro de 2023, quando foram registrados 468 emplacamentos dos modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400.

O número de março é 138% (quase duas vezes e meia) maior do que a média obtida entre janeiro e dezembro de 2023, que foi de 329 unidades por mês. Considerando os números de 2024, o resultado do último mês é o dobro da média dos meses anteriores, quando foram emplacadas 376 unidades em janeiro e 404 em fevereiro.

Na performance por modelo, março também foi recorde de emplacamentos da Dominar 400 e da Dominar 200. Foram 472 unidades emplacadas do modelo de 400 cc e 175 do modelo de 200 cc. Os recordes anteriores haviam sido de 322 unidades (agosto de 2023) e 156 unidades (fevereiro de 2024), respectivamente.

Com tais resultados, a Bajaj alcançou a 10a posição no ranking nacional de emplacamentos do segmento de motocicletas, sendo a 6a marca na soma dos mercados onde já possui concessionárias. Ademais, em algumas cidades como Brasília, Salvador e Santo André, nos segmentos de atuação da família Dominar, a marca já ocupa a 3a posição no ranking de emplacamentos, ultrapassando importantes concorrentes e se aproximando de marcas presentes no mercado brasileiro há décadas.

No acumulado desde o início da operação da fabricante indiana no Brasil, em dezembro de 2022, foram emplacadas 5.538 motocicletas, sendo que a Dominar 400 representou cerca de 62% do resultado, a Dominar 200 foi responsável por 23% e a Dominar 160 por 15%.

LEIA MAIS:  Dia do Motociclista: acelere com 3 motos BMW Motorrad dos sonhos

Em 2024, a marca planeja triplicar o resultado de 2023, chegando a cerca de 12.000 unidades no ano. O resultado será viabilizado com o início das operações da fábrica própria a partir de maio, permitindo o aumento gradativo do volume mensal.

O resultado do mês de março demonstra a forte demanda do mercado pelos modelos Bajaj e nos deixa ainda mais confiantes em relação ao objetivo de triplicarmos o nosso número em relação ao ano passado. A rápida expansão da nossa rede de concessionárias e a inauguração da fábrica em maio são alicerces importantes para seguirmos crescendo rumo às metas estabelecidas para 2024, afirma Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

Sobre a Bajaj do Brasil

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria. A decisão estratégica está fundamentada no grande potencial do mercado brasileiro.

Nós apostamos alto no Brasil. E nós, da Bajaj, quando entramos em um país, é para nunca mais deixá-lo. Nosso compromisso com o cliente é indiscutível, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, em visita ao Brasil na ocasião do evento de lançamento oficial da marca no País, em dezembro de 2022.

Em agosto de 2023, a Bajaj Auto Limited anunciou a estruturação de sua primeira fábrica de motocicletas no Brasil. Localizada na cidade de Manaus (AM), a planta, que será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, terá capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e iniciará operações em maio de 2024.

Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra.

LEIA MAIS:  Nova geração da Suzuki GSX-R1000 – Mais rápida e de linhas mais agressivas

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 5.538 unidades dos modelos Bajaj e a meta para 2024 é triplicar o volume.

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias, que hoje conta com 12 endereços, localizados em Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 3 lojas; Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Salvador (BA) e Belém (PA).

Já estão no cronograma deste ano as inaugurações em Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Caruaru (CE), Manaus (AM) e Marabá (PA), além de outras unidades na cidade de São Paulo.

Sobre a Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

LEIA MAIS:  BRP alcança mais um resultado recorde

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

Para saber mais sobre a Bajaj, acesse:
Site: www܂bajaj܂com܂br
Instagram: @bajajdobrasil


FONTE: BAJAJ DO BRASIL