Yamaha busca tricampeonato do Sertões, que começa nesta sexta-feira

Foto: Victor Eleutério



Equipe Yamaha IMS Rally Team aposta na experiência de Adrien Metge e Ricardo Martins e na juventude de Gabriel Bruning para lutar pela vitória

Tudo pronto para a estreia da Yamaha IMS Rally Team na 31ª Edição do Sertões! A jovem equipe – com apenas quatro anos de existência – venceu todas as provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country em 2023 e larga no Sertões para buscar o tricampeonato da competição, já que venceu a categoria principal (Geral) duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, com Ricardo Martins e Adrien Metge, respectivamente.

O Sertões 2023 começa no dia 11 de agosto, em Petrolina (PE) e tem sua chegada na Praia do Preá, em Cruz (CE), no dia 19 de agosto. A prova conta com percurso de 3.793 quilômetros, sendo 2.027 quilômetros de Especiais Cronometradas, em oito etapas.

Vencedor de todas as etapas – e todas as provas – do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country em 2023 e campeão do Sertões 2021, Adrien Metge é favorito ao título com sua Yamaha WR450F. Além da experiência de cinco participações no Rally Dakar, esta será sua 4ª participação no Sertões.

Campeão do Sertões em 2020, Ricardo Martins também está pronto para disputar o título do Sertões em 2023. Depois de iniciar o ano se recuperando de uma lesão, o catarinense aposta na experiência de 12 edições disputadas para brigar por uma nova vitória.

Estreante na equipe em 2023, Gabriel Bruning participa pela 2ª vez do Sertões e disputa a prova na Categoria Moto 2. Vem embalado pela vitória no Rally Jalapão e nos últimos dias intensificou os treinos visando um bom resultado na prova.

Um dos pontos fortes da equipe é a sintonia e interação entre os membros da equipe. Em 2022 a Yamaha IMS Rally Team foi eleita a melhor equipe do Sertões, em um concurso que avaliou critérios importantes, analisados e pontuados diariamente pelos fiscais, apontando a equipe Yamaha como a melhor do Sertões entre as motos.

LEIA MAIS:  Rodrigo Varela e Matheus Mazzei são campeões do maior Sertões da história

Confira abaixo a programação completa e as expectativas dos pilotos Yamaha para a prova.

A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.

PROGRAMAÇÃO – SERTÕES 2023

Sexta-feira, 11/8 – PrólogoPetrolina (PE)

Sábado, 12/8 – 1ª Etapa Petrolina (PE) / Petrolina (PE)

Deslocamento inicial: 185 kmEspecial Cronometrada: 375 kmDeslocamento final: 114 kmTotal do dia: 674 km

O Sertões 2023 começa testando o nível técnico dos competidores ao extremo. Eles precisarão mostrar as suas habilidades em diversos tipos de terrenos – incluindo areia, pedras e piçarras – e na navegação, especialmente exigente. Apesar de trechos de altas velocidades, a maior parte do caminho será travada.

Domingo, 13/8 – 2ª EtapaPetrolina (PE) / Petrolina (PE)Deslocamento inicial: 18 kmEspecial: 174 kmDeslocamento final: 54 kmTotal do dia: 246 km

A segunda etapa traz variação de terrenos em região de caatinga, com exceção da areia, e promete ser uma amostra dos desafios que estão por vir.

Segunda-feira, 14/8 – 3ª Etapa – ETAPA MARATONAPetrolina (PE) / Xique-Xique (BA)Deslocamento inicial: 73 kmEspecial Cronometrada: 407 kmDeslocamento final: 31 kmTotal do dia: 511 km

A etapa será marcada pela primeira parte da maratona, formato que não permite auxílio mecânico externo aos competidores. A especial mais longa do roteiro passa por trechos muito duros com pedras e em região montanhosa. Com uma travessia de serra inédita no Sertões, os competidores irão conhecer um novo cânion. No final do dia, o acampamento em barracas será obrigatório para toda a caravana do Sertões presente em Xique-Xique.

Terça-feira, 15/8 – 4ª Etapa – ETAPA MARATONAXique-Xique (BA) / Petrolina (PE)Deslocamento inicial: 0 kmEspecial Cronometrada: 323 kmDeslocamento final: 290 kmTotal do dia: 613 km

LEIA MAIS:  Rodrigo Luppi/Maykel Justo abrem o Dakar, neste domingo, em 3º nos UTVs T4

Ainda sem auxílio mecânico externo, os competidores enfrentam a segunda parte da etapa maratona. A largada da especial será um show à parte para a população de Xique-Xique, que poderá acompanhar os pilotos acelerando de perto, com a devida segurança. Em seguida, os pilotos passam por uma zona de radar para entrar em um roteiro marcado por muita areia. Especial dura, difícil e extremamente técnica, com trechos travados.

Quarta-feira, 16/8 – 5ª EtapaPetrolina (PE) / Crato (CE)Deslocamento inicial: 66 kmEspecial Cronometrada: 212 kmDeslocamento final: 215 kmTotal do dia: 493 km

As caraterísticas da prova mudam, com chão de piçarra, travessias de riachos e passagem por região montanhosa, onde o trajeto fica ainda mais duro. A navegação será fundamental em todos os momentos.

Quinta-feira, 17/8 – 6ª EtapaCrato (CE) / Sobral (CE)Deslocamento inicial: 154 kmEspecial Cronometrada: 207 kmDeslocamento final: 312 kmTotal do dia: 673 km

A etapa promete ser uma das mais duras dos últimos tempos. Com muita pedra e terrenos acidentados em região serrana, será uma especial extremamente cansativa. O preparo físico e a habilidade dos pilotos farão a diferença.

Sexta-feira, 18/8 – 7ª EtapaSobral (CE) / Cruz (CE)Deslocamento inicial: 82 kmEspecial Cronometrada: 188 kmDeslocamento final: 66 kmTotal do dia: 336 km

Especial muito bonita e inédita no Sertões. Começa morro acima e apresenta terrenos de piçarra, pedra e trechos de areia, principalmente na parte final. A região traz paisagens totalmente diferentes das encontradas nos dias anteriores, já que a prova está a caminho do litoral pernambucano.

Sábado, 19/8 – 8ª EtapaCruz (CE) / Praia do Preá, Cruz (CE)Deslocamento inicial: 51 kmEspecial Cronometrada: 140 kmDeslocamento final: 57 kmTotal do dia: 248 km

A organização promete não aliviar para os competidores na última etapa, ao contrário dos anos anteriores. Com muita areia, piçarra e navegação por GPS, a disputa final será decisiva e pode mudar drasticamente os resultados. Os competidores ficarão surpresos com o último desafio e não podem pensar que a prova está ganha.

LEIA MAIS:  Na Argentina, brasileiro enfrenta deserto pelo título do Sul-Americano de Rally Raid

TOTAL DO PERCURSO: 3.793 kmTOTAL DE ESPECIAIS: 2.027 km

* Programação fornecida pela organização / Sujeita a alterações


ADRIEN METGE Moto 1 – Yamaha WR450F

Expectativa é boa. Desde o início do ano venho treinando e competindo bem. A equipe tem feito um ótimo trabalho e ganhamos todas as provas do campeonato brasileiro até aqui. O Sertões deste ano promete ser bem técnico, com diversos terrenos. Com certeza vai ser um Sertões gostoso de andar. Vou dar meu melhor. Tenho certeza que a equipe também vai dar o melhor. Meus companheiros de equipe também estão muito bem, o clima entre nós é ótimo. Vamos em busca de recuperar esse título, já que ganhamos em 2020 com o Ricardo e 2021 comigo. Agora é manter o foco e acelerar!


RICARDO MARTINS Moto 1 – Yamaha WR450F

As expectativas são muito boas. Eu venho treinando bem, estou sem lesão nenhuma e me recuperei bem do joelho. O meu equipamento está top, minha moto está perfeita. Então estamos prontos e estou muito feliz. Será o meu 13º Sertões e pretendo fazer um bom rally. Acho que a prova vai estar fantástica, mas também vai ser uma prova muito dura. Vamos pra cima!


GABRIEL BRUNING Moto 2 – Yamaha WR450F

A expectativa é boa, será meu segundo Sertões. No ano passado infelizmente tive uma lesão pouco antes dos Sertões, então esse ano fiz um bom mês preparatório para a prova, um ajuste bem fino na moto, cuidando bastante da parte física e treinando forte. Espero que a gente consiga como equipe também fazer bons resultados todos os dias e brigar pela ponta. Que venha o Sertões, dizem que vai ser bem duro.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL