Valentino Rossi e Yamaha assinam acordo de embaixador da marca

Foto: Yamaha



Os fãs de Valentino Rossi em todo o mundo ficarão contentes com o anúncio de seu herói. Após 16 anos de parceria nas corridas, o nove vezes Campeão do Mundo celebrou o acordo com a Yamaha Motor Co., Ltd. como Embaixador oficial da Yamaha.

No dia 29 de abril de 2023, em Gerno di Lesmo, Itália, a Yamaha Motor Co., Ltd. assinou o contrato com Valentino Rossi, tornando o nove vezes campeão mundial um Embaixador oficial da marca.

A história épica da parceria entre a Yamaha e Rossi começou com a vitória icônica na primeiracorrida de MotoGP em que o “The Doctor” competiu pela Yamaha, em 2004 na África do Sul. A partir daí, essa parceria promoveu muita ação em corridas emocionantes e incontáveis grandes momentos no paddock e fora das pistas, garantindo  142 pódios, comemorando 56 vitórias em GPs, e  conquistando quatro  títulos do Campeonato Mundial de MotoGP –  2004, 2005,   2008 e 2009. Tais resultados são a prova de que Rossi e Yamaha estão inegavelmente ligados.

As conquistas surpreendentes de Rossi, sua paixão inigualável pelas corridas e o incontestável carisma, constituem uma grande parte da herança da Yamaha e do MotoGP. Eles renderam ao italiano, que é reconhecido em todo o mundo, o epíteto de “GOAT” (Greatest of All Time), cujo significado em português é “O Maior de Todos os Tempos”.

Rossi se aposentou da MotoGP após a temporada 2021, mas em seguida expressou seu desejo em continuar pilotando motos Yamaha para treinamento e lazer, assim como o interesse em tornar-se Embaixador da Marca Yamaha.

Tetsu Ono, Gerente Geral da Divisão de Estratégia de Motorsport,   Yamaha Motor Co., Ltd.

Em primeiro lugar, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha gratidão a Valentino por continuar nossa parceria. A Yamaha está muito orgulhosa de ter Valentino como seu embaixador, talvez ainda mais   porque o desejo de se torná-lo,  veio   dele. Ter o selo de aprovação de um nove vezes campeão mundial é a melhor recomendação que se pode ter como marca de motocicletas.  É uma prova da qualidade do produto e da cultura da empresa. A Yamaha se esforça continuamente para levar o Kando* a seus clientes. Estamos muito satisfeitos que Valentino Rossi, o Maior de todos dos Tempos no motociclismo, se sinta tão entusiasmado em pilotar os nossos veículos de duas rodas, e que ele esteja feliz em trabalhar em uma parceria estreita com a Yamaha novamente. A Yamaha entra neste acordo com a intenção total de atender às necessidades da Valentino no que diz respeito a veículos de duas rodas motorizados para fins de treinamento e lazer. Estamos ansiosos para trabalhar junto com ele para fortalecer a marca Yamaha.

*Kando é uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.

LEIA MAIS:  Ducati MIG-RR – A nova E-MTB

Lin Jarvis, Diretor da Equipe Monster Energy Yamaha MotoGP Team e   Director Geral da Yamaha Motor Racing.

É um grande momento para a Yamaha e é também algo emocionante para os fãs, que tenho certeza que sentem falta da presença de Valentino na MotoGP desde que ele se aposentou de sua carreira de sucesso. Valentino e sua Yamaha M1 tiveram um vínculo especial. A sua chegada à Yamaha mudou completamente a nossa participação em corridas no MotoGP ao ponto de Valentino e Yamaha quase se tornarem sinônimos.  Juntos conseguimos muitas vitórias, pódios e 4 campeonatos, e ainda os momentos nos bastidores: com trabalho árduo, mas repleto de momentos divertidos e paixão em comum pelas corridas. Sempre consideramos Valentino como ‘família’, e assim que ele expressou o seu desejo de continuar a usar motos Yamaha e de se tornar um embaixador da marca. Vamos trabalhar para que isso aconteça. Estamos entusiasmados em agora ter Valentino oficialmente como nosso embaixador.

Valentino Rossi

Com certeza esse acordo entre mim e a Yamaha dá uma grande emoção. Trabalhamos juntos por muitos anos no passado, então parece natural. Depois que me aposentei da MotoGP, continuei treinando e pilotando motocicletas. Eu estava sempre planejando continuar correndo de uma forma ou de outra. Durante a minha carreira no MotoGP, pilotei motos Yamaha como parte do meu contrato. Mas mesmo depois de me aposentar, continuei usando motos Yamaha porque gosto. Estou feliz que o acordo agora está assinado, assim, Yamaha e eu podemos trabalhar juntos nesta nova configuração.

RECORDES & DESTAQUES

  • Rossi é o piloto da Yamaha mais bem sucedido  da história  (56 vitórias, 46 segundos lugares, 40 terceiros lugares em uma Yamaha, conquistados em 273 corridas.   
  • Ele é o  piloto que esteve mais tempo ativo em Grandes Prêmios, estreou em 1996 e se aposentou  em 2021, competindo em 26 temporadas ao todo, e disputando o total de 432 Grandes Prêmios, dos  quais 372 na classe principal.
  • Valentino Rossi foi quem competiu o  maior número de temporadas  com uma Yamaha na classe  de MotoGP  (16 temporadas).   
  • Foi ele também quem garantiu o  maior número de pódios para  a    Yamaha na classe de MotoGP, subindo  ao  pódio  com a  Yamaha  nada menos que 142 vezes.
  • Rossi detém o maior número de primeiros  lugares  para a Yamaha na classe de  MotoGP (56 vitórias).
  • Ele completou 230 corridas  consecutivas, sem  perder nenhuma, desde  sua  estreia em 1996 na Malásia até a corrida em Mugello em 2010.
  • Valentino detém o recorde de mais corridas largadas no geral e na categoria principal. Foram 432 corridas de GP em todas as classes; 372 na classe rainha, sendo que em 273 dessas  corridas, ele  competiu em  uma Yamaha.
  • Ele foi o primeiro  piloto  a  conquistar vitórias consecutivas na classe rainha com diferentes  fabricantes (depois de   sua  vitória no GP de abertura da temporada de  2004 no Sul África).
  • Rossi alcançou ainda o maior número de vitórias na classe principal em uma única temporada por  um piloto  da Yamaha, com 11 vitórias  em 2005.
  • Subiu ao pódio na classe rainha em 199 ocasiões.
  • Ele esteve no pódio 235 vezes em todas as classes.
  • Ele é o único piloto de Grande Prêmio que também se destaca  nas   corridas de rali, conquistando sete vezes vitórias no  Monza Rally Show e  venceu  a  classe GTE Am das 12 Horas do Golfo de 2019 no Circuito de Yas Marina,  em Abu Dhabi.
  • Das 520 vitórias da Yamaha em Grandes Prêmios, 11% foram asseguradas por  ele, fazendo de Rossi o  maior  piloto contribuinte com 56 vitórias das 520 vitórias da Yamaha em GPs.
  • Até agora, Valentino Rossi é o único piloto  a  combinar  corridas de   Grande Prêmio ativas com ser um dono de equipe ao mesmo tempo.
  • Por fim, Rossi garantiu  6.357 pontos no total, contando  seus  resultados em todas as classes  em que competiu  (125cc, 250cc, 500cc e MotoGP).                
LEIA MAIS:  Yamaha forma, presencialmente, a primeira turma de professores do Senai pós pandemia

 SOBRE A YAMAHA

Há 68 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco de seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os três diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando ritmo, harmonia e melodia.

A Yamaha Motor Company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula Vermelha, que já em sua primeira competição faturou as três primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.

No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas a se instalar no País. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. Em 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda.

Atualmente a Yamaha tem em seu line-up no Brasil, 31 modelos em diversas versões de motocicletas, comercializadas no Brasil, e uma Rede com cerca de 517 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. Em náutica, são 9 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 27 modelos de motores de popa, conta com uma rede de 115 concessionárias e 44 oficinas, e está presente em 31 estaleiros autorizados.

O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mais que tecnologia e máquinas, o que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todas com um único objetivo: o de gerar Kando através de seus produtos e as experiências que eles proporcionam.

Mais do que vender motocicletas e produtos náuticos, a Yamaha tem em sua filosofia corporativa, gerar Kando aos seus clientes; uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.

LEIA MAIS:  Bajaj do Brasil inaugura sua primeira concessionária no Pará

FONTE: YAMAHA BRASIL