SERTÕES: Filho e pai se revezam na liderança da classificação geral




Reinaldo, o pai, dominou os dois primeiros dias até Rodrigo superá-lo nesta segunda-feira

Em se tratando da “Família da Poeira”, a cena é até comum. Mas mesmo assim o Rally dos Sertões viveu um dia de disputa bastante familiar nesta segunda-feira (16), quando a dupla Rodrigo Varela/Filipe Palmeiro assumiu a liderança na categoria mais competitiva, a UTV, que conta com mais de 90 inscritos. Para alcançar a façanha, Rodrigo teve que superar o pai, Reinaldo Varela, que liderava a classificação geral desde o primeiro dia. A prova teve hoje 202km de trecho especial (cronometrado em alta velocidade), saindo de Araripina (PE) até São Raimundo Nonato (PI).

A gente fica meio mordido, mas fica feliz também, né?, brincou Reinaldo, que é tricampeão mundial da modalidade, além de campeão do Rally Dakar, e conta com a navegação de Gunnar Dums. Quando soube que ele tinha me passado, fui lá e dei um grande abraço. Depois dei um puxão de orelha, continua Reinaldo Varela, que já venceu o Sertões duas vezes na classificação geral e oito vezes por categoria.

Esta segunda-feira foi o terceiro dia da competição. Com os dois primeiros tendo Reinaldo e Dums na liderança geral da categoria UTV, a prova teve um novo líder depois que Rodrigo terminou em terceiro na especial de hoje e, na soma dos tempos, superou todos os mais de 90 competidores.

Nós viemos mantendo o mesmo ritmo desde o primeiro dia. Mas sempre com cautela, por que uma quebra pode colocar tudo a perder, avaliou Rodrigo.

Socorro na trilha

Já Reinaldo enfrentou problemas e ficou parado durante dez minutos para a troca de uma peça. “Meu outro filho, o Gabriel, que disputa a prova com o navegador Filipe Bianchini, vinha atrás. Quando me viu, parou o UTV e ofereceu a peça do carro dele para que eu pudesse continuar. Isso é que é espírito de equipe. E um filho de ouro”, elogiou o tricampeão mundial.

LEIA MAIS:  DAKAR: Luppi/Justo e Conti/Bianchi completam etapa Maratona e chegam à metade do rali entre os Top9 dos UTVs T4

Mesmo assim, Gabriel e Bianchini conseguiram terminar a especial do dia, pois foram socorridos pelo carro de apoio da equipe Monster Can-Am, que já havia sido acionado. A vitória na especial de hoje foi da dupla Denísio Nascimento/Idali Bosse, que completou os 202km da especial em 3h07min42s4.

Nesta terça-feira, o roteiro do Rally dos Sertões faz um “laço”, ou seja, larga e retorna de São Raimundo Nonato, no Piauí, percorrendo 306km de especial. Confira os cinco melhores desta segunda-feira e também os cinco primeiros colocados na classificação geral da categoria UTV:

Classificação geral UTVs após três dias
1- Rodrigo Varela/Filipe Palmeiro, 10h53min20s
2- Denísio Casarini/Ivo Mayer, a 1min16s4
3- Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo, a 2min27s7
4- André Hort/Matheus Mazzei, a 3min21s7
5- Aristides Mafra/Breno Rezende, a 4min33s6

Classificação da 3ª especial, nesta segunda-feira
1- Denísio Nascimento/Idali Bosse, 3h07min42s4
2- Tomas Luza/Ana Paula Franciosi, a 2s6
3- Rodrigo Varela/Filipe Palmeiro, a 2min34s8
4- Fabio Pirondi/Marcelo Ritter, a 3min07s8
5- Gustavo Zanforlin/André Munhoz, a 3min40s4


FONTE: BESTPR – FOTO: Magnus Torquato/Fotop