Na Costa Rica, Rigor Rico é Campeão Latino-americano de Hard Enduro

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal



Brasil no degrau mais alto do pódio! Rigor Rico, 7 vezes campeão brasileiro de Hard Enduro, sagrou-se campeão Latino-americano de Hard Enduro ao vencer a 5ª edição do Rodeo Hard Enduro, em Piedras Negras, Ciudad Colón, disputada na Costa Rica neste final de semana (1 a 3 de março).

Melhor latino-americano e Top 10 no Red Bull Romaniacs, o piloto buscava este título já a algum tempo.

Foi muito legal, tinha pilotos de 10 países, ótimos pilotos. E a prova foi muito boa. Era um título que eu estava buscando já tem muito tempo. Eu tinha essa consciência, geralmente no Romaniacs eu sempre sou o melhor latino-americano e fui o melhor latino-americano da história. Então eu queria muito esse título, comemorou o novo campeão.

Principal nome da modalidade no país, Rigor Rico dominou a prova desde o início, ao vencer o prólogo já na sexta-feira (1/3). No sábado (2), nova vitória na etapa considerada a principal e mais difícil, com cerca de cinco horas de duração. Ele conta como foi estes dois primeiros dias de competição:

Na sexta-feira ganhei o prólogo, realizado na cidade. Ontem (sábado) foi a corrida principal, mais ou menos cinco horas de prova. Não fiz uma estratégia muito boa, porque quem ganha escolhe a posição de largada, então eu escolhi largar em quinto e demorei muito para chegar no primeiro piloto. Mas consegui recuperar, apesar do corpo não resistir tão bem como eu gostaria. Quando assumi a liderança, tentei atacar e o corpo deu uma reclamada. Mas é isso mesmo, até em um dia mal, consegui ganhar.

A vantagem adquirida nos dois primeiros dias, serviu para que pudesse administrar a etapa final, após um bom duelo com o chileno Benjamin Herrera, em uma prova no estilo Cross-Country.

Este domingo, último dia, foi bem puxado. Foram quatro voltas em um circuito travado, mas não tão difícil. Larguei em terceiro e já na primeira volta consegui assumir a liderança. Imprimi um ritmo forte, mas na última volta, faltando cerca de um quilômetro para finalizar, errei no último obstáculo e o chileno Benjamin Herrera me passou. Ele venceu o dia por uns 10 segundos, mas eu tinha uma boa vantagem para ele em relação aos outros dias, então decidi administrar a prova e garantir o título, explicou.

Com o troféu de campeão e a bandeira brasileira no pódio, Rigor Rico comemorou a conquista. E explicou que se preparou bastante para esta prova.

É uma coroação do meu trabalho, treinei muito pra isso. Desde que fiquei sabendo dessa prova vinha treinando em um ritmo muito forte. Estou muito feliz com minha pilotagem, evolui muito nesses dias. Vai ser ótimo porque vou chegar bem motivado para a abertura do Campeonato Brasileiro de Hard. Vamos que vamos! Agradeço demais aos patrocinadores.

O próximo compromisso do novo Campeão Latino-americano será já no próximo fim de semana, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, na cidade de Morungaba/SP. A prova será nos dias 8, 9 e 10 de março.

LEIA MAIS:  Pilotos da Yamaha O2BH Racing disputam Mundial de Enduro neste final de semana

FONTE: CBM