MOTOGP: Quartararo vence no dramático GP da Catalunha




O francês foi perfeito no GP da Catalunha, já que os dois pilotos da Prima Pramac lucraram com um erro alucinante de Aleix Espargaró

Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, espalhou ainda mais magia sobre o Circuito de Barcelona – Catalunya, enquanto cruzava para uma vitória perfeita no Monster Energy Grande Prêmio da Catalunha. O francês acabou com o pesadelo de 2021 ao conquistar sua segunda vitória na categoria rainha no local, lucrando com o desespero de seus rivais mais próximos no campeonato para aumentar sua liderança em busca do título. Jorge Martin e Johann Zarco, da Prima Pramac Racing, completaram o pódio depois de lucrar com um erro alucinante do poleman Aleix Espargaró (Aprilia Racing), depois que o espanhol comemorou uma volta antes e perdeu um segundo lugar.

CAOS

O Grande Prêmio da Catalunha mal havia começado quando o drama da mais alta ordem atingiu a primeira curva. Espargaró e Quartararo saíram de forma limpa da primeira fila do grid, com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a tentar ocupar o terceiro lugar. Atrás dele, Takaaki Nakagami, da LCR Honda Idemitsu, tentava ultrapassar o seu parceiro de treino de uma semana atrás, Alex Rins, antes de a frente do piloto japonês dobrar e ele acabar com o homem da Team Suzuki Ecstar. A cabeça de Nakagami colidiu com a roda traseira de Bagnaia, o que fez com que o italiano também caísse na brita. Da alegria de Mugello ao desespero da Catalunha, a tentativa de título de Bagnaia sofreu um enorme impacto.

Quartararo evitou o caos para pular na frente e rapidamente começou a aumentar a vantagem. No final da primeira volta, ele estava quase um segundo à frente do resto – ninguém conseguia viver com El Diablo. Mais atrás, Joan Mir, do Team Suzuki Ecstar, tinha feito uma largada dinamite para se encontrar entre os cinco primeiros, conquistando sensacionais doze lugares. Passaram-se três voltas quando a vitória de sonho de Espargaró em casa foi arrancada das suas mãos quando Martin conseguiu passar por cima do homem da Aprilia.

LEIA MAIS:  Eric Granado tem primeiro contato com a pista do Mundial de Superbike 2023 na Indonésia

Marco Bezzecchi, da Mooney VR46 Racing, não conseguiu construir o melhor resultado da carreira no fim de semana passado quando caiu de 12º na curva 10. Depois, mais drama pelo título aconteceu quando Enea Bastianini bateu no convés pela segunda vez em uma semana. O ex-líder do título estava sob crescente pressão de Maverick Viñales, da Aprilia Racing, antes de ceder sob essa pressão com um erro caro na curva 5. Na mesma volta, as coisas pioraram para a Gresini Racing quando Fabio Di Giannantonio também caiu – a corrida do italiano chegava ao fim na curva 13.

AQUECIMENTO E DISPUTA DE PÓDIO

10 voltas foram completadas quando Aleix Espargaró conseguiu finalmente levar a melhor sobre Martin. Ele rapidamente colocou a luz do dia entre ele e seu compatriota espanhol enquanto mirava Quartararo à frente, que a essa altura da corrida tinha uma vantagem de 3,3 segundos. Algumas voltas se passaram e Espargaró não conseguiu tirar a liderança do francês. Na verdade, o piloto da Aprilia estava olhando por cima do ombro com Martin tendo pegado um segundo fôlego. Restavam nove voltas e o homem da Prima Pramac Racing conseguiu recuar, voltando ao segundo lugar.

Faltavam quatro voltas e Aleix conseguiu acelerar fundo. Nos freios na curva 1, ele passou por Martin pela segunda vez enquanto tentava limitar os danos na disputa pelo título. O piloto de 32 anos chegou em Martin, com um quinto pódio reto aparentemente pronto para seguir seu caminho.

ERRO

Faltava uma volta no Circuito de Barcelona – Catalunha com Quartararo a caminho de uma segunda vitória extremamente importante da temporada. Em seguida, a câmera fez uma panorâmica para Espargaró desacelerando na corrida até a primeira curva, com o que parecia ser um problema técnico que o tirou cruelmente de um pódio em casa. Mas então ele começou a acenar para a multidão, recebendo os aplausos, e ficou claro que o piloto da Aprilia havia cometido um erro imperdoável. Como ele comemorou uma volta mais cedo, a dupla Prima Pramac de Martin e Zarco passou, depois Mir e Luca Marini da Mooney VR46 Racing antes de perceber seu erro.

LEIA MAIS:  MOTO2: MV Agusta pontua depois de 40 anos

Ele rapidamente enterrou a cabeça sob a bolha e conseguiu lutar contra Marini para ficar em quinto, mas o primeiro pódio da carreira no circuito em que ele cresceu a poucos passos de distância escapou de seus dedos. Quartararo cruzou a linha para a vitória, aproveitando ao máximo o infortúnio de seus rivais mais próximos. Martin e Zarco garantiram que duas máquinas Ducati completassem o pódio, à frente do brilhante Mir, que recuperou da 17ª posição do grid.

Um desanimado Espargaró levou a bandeira quadriculada em quinto depois de perder nove pontos vitais na luta para ser coroado Campeão do Mundo. Enquanto nos dirigimos para a Alemanha em quinze dias, Quartararo agora lidera por 22 pontos após um dia para esquecer de Espargaró, Bastianini e Bagnaia.

Marini reforçou o desempenho do fim de semana passado com outra forte exibição ao conquistar o sexto lugar. Viñales voltou para casa em um solitário sétimo lugar, antes de Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) somar oito pontos com o oitavo lugar após uma longa batalha com seu companheiro de equipe Miguel Oliveira. Completando os dez primeiros ficou o valente Alex Márquez, que lutou contra um dia difícil no sábado para terminar como o melhor Honda em Barcelona.

Top 10:

1. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™)
2. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) + 6.473
3. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) + 8.385
4. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 11.481
5. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 14.395
6. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) + 15.430
7. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 15.975
8. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 21.436
9. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) + 26.800
10. Alex Marquez (LCR Honda Castrol) + 30.460

LEIA MAIS:  Porque razão as motocicletas de MotoGP são tão caras?

FONTE: MOTOGP