Honda CRF300L e CRF300 RALLY 2021




Motores maiores, mais potência e um novo chassi e configuração da suspensão “melhoram significativamente” as motocicletas esportivas duplas CRF300L e CRF300 Rally da Honda – o novo tanque de 12,8 litros instalado no modelo Rally melhora a autonomia de combustível.

Lançada em 2012, a CRF250L da Honda provou ser atraente para pilotos de trilhas e hobby com seu manuseio neutro e um caráter relativamente leve que combinou para torná-la uma máquina incrivelmente fácil de usar e prática.

À medida que o mercado de aventura continuava a crescer e enquanto os modelos de enduro puros permaneciam desanimadores para muitos, a L fazia parte da nova geração de motos esportivas duplas bem-vindas por pilotos que buscavam algo mais leve e capaz, especialmente na trilha.

Em 2017, a Honda investiu ainda mais dentro desse mercado ADV-lite com o modelo CRF250 RALLY que chegou com looks para o Rally Dakar para quem queria um tanque de maior alcance e um pouco mais de habilidades off-road. Para aquelas pessoas arrebatadas pelas tendências dos modelos Adventure (junto com o modelo de 450 L), essas motos abriram seus olhos para o que elas poderiam fazer no fora da estrada.

Para 2021, a Honda atualizou os modelos CRF300L e CRF300 Rally com mudanças significativas:

  • Novo motor de 286 cc, de curso mais longo produzindo 10% a mais de potência e 18% a mais de torque, 4 kg de peso inferior significa 13% de melhoria na relação peso / potência
  • Novo quadro, suspensão de curso mais longo, maior distância ao solo, geometria de direção revisada e posição de condução melhoram o manuseio e agilidade em todo o terreno
  • Novo display LCD nítido para ambos os modelos
  • Capacidade de combustível extra de 2.7L para CRF300 Rally
  • altura reduzida do assento
LEIA MAIS:  Ducati Monster 797 chega ao Brasil em 2017

Mais potência e torque

Os modelos 2021 L e Rally terão um novo motor de cilindro único DOHC de 4 válvulas de 286 cc, com refrigeração líquida, compatível com as normas Euro-5.

A Honda afirma que produz uma potência de pico de 20,1 kW a 8.500 rpm com um curso mais longo que proporciona 18% a mais de torque máximo de 26,6 Nm a 6.500 rpm (acima de 18,2 kW a 8.500 rpm / 22,6 Nm a 6.750 rpm).

Um novo sincronismo do comando de entrada, uma entrada de ar revisada e sistemas de exaustão ajudam a moto a respirar melhor também, ajudando ainda mais as novas configurações de potência.

Novas relações de marcha

Relações de marcha mais curtas para as cinco primeiras marchas funcionam melhor com o torque e a potência aumentados e prometem melhor controle de direção em baixa velocidade. A sexta marcha também é mais alta para um cruzeiro mais tranquilo em alta velocidade.

Uma embreagem deslizante agora gerencia a roda traseira e oferece 20% menos carga na alavanca também, o que também beneficiará a velocidade mais lenta e uma pilotagem mais técnica.

Quadro mais leve, mais distância ao solo

A Honda afirma ter redesenhado a estrutura semi-dupla do chassi, o braço oscilante de alumínio e o manche inferior para reduzir o peso total em cerca de 4 kg. Isso é uma quantidade muito significativa se você é um novato pegando uma moto na lama – ou tentando evitar deixá-la cair.

No geral, o novo quadro apresenta um equilíbrio de rigidez revisado com mais flexibilidade lateral que, segundo eles, melhora o feedback e a sensação do piloto. A geometria da direção foi ajustada (as medições ainda não foram divulgadas) e o curso da suspensão aumenta ligeiramente para aumentar a distância ao solo – 10 mm na frente e 20 mm na traseira para a CRF300L (apenas 10 mm na frente para o Rally CRF300).

LEIA MAIS:  KTM 890R chega ao Brasil e promete conquistar o mercado off road

Tanque de combustível de 12,8 litros

Há um novo visual para a CRF300L, que apresenta um tanque de combustível e assento mais estreitos de 7,8L, além de um novo visor de instrumento LCD de fácil leitura. A Honda também disse que a posição de pilotagem foi melhorada “para encorajar a manobrabilidade da direção leve” com o guidão ligeiramente puxado para trás, os pedais abaixados e movidos para trás enquanto a altura do assento aumenta para 880 mm.

O assento de borracha mais amplo e off-road do CRF300 RALLY está agora 10 mm mais baixo com 885 mm, enquanto o tanque de combustível adquire um impressionante adicional de 2.7L para agora se tornar 12.8L. Seu guidão possui pesos internos para minimizar a vibração e os pedais são cobertos com inserções de borracha (removíveis), enquanto os indicadores LED agora vêm em suportes flexíveis.

Mais informações: www.hondamotorcycles.com