Esteticamente bela, de linhas inspiradas na sua irmã maior 1000XR e também no protótipo que vimos ser apresentado o ano passado e designado por BMW 9cento, a nova Sport Tourer F 900 XR tem um motor bicilíndrico em linha de 895 cc, com 105 cv às 8.5000 rpm e um torque máximo de 92 Nm às 6500 rpm, este que é uma evolução do motor da F 850 GS, realidade que se conseguiu com o simples aumento o diâmetro dos cilindros.
A nova F 900 XR é para todos os efeitos uma moto inteiramente nova, com um novo quadro que utiliza o motor suspenso como elemento estruturante e inclui uma ciclística destinada a proporcionar uma pilotagem em simultâneo esportiva e confortável desta nova Sport Tourer alemã.
As suspensões dianteiras invertidas de 43mm não são reguláveis e na traseira o braço oscilante duplo monta um mono-amortecedor regulável em pré-carga de mola e extensão de hidráulico, embora exista a opção de regulagem eletrônica Dynamic ESA da suspensão traseira, realidade que terá obviamente uma influência direta no seu preço final. O curso das suspensões está em linha com o tipo de desempenho pretendido com a 900 XR, o de proporcionar viajar com conforto e mas com uma tocada esportiva, sendo de 170mm na dianteira e 173mm na traseira.
Os freios estão entregues a pinças radiais Brembo de 4 pistons e duplo disco de 320mm e atrás um disco de 265mm com pinça flutuante de apenas um piston. O sistema conta ainda com ABS ( ABS Pro é opcional ) e sistema de controle de estabilidade ACS da BMW ( desligável ).
Em termos de eletrônicas a F 900 XR, tal como a sua versão naked R, conta com dois modos de condução, Rain e Road, tendo como opção também os modos Pro que incluem o modo Dynamic e o modo Dynamic Pro. Como opção de modos Pro existe ainda o Controle de Tração Dynamic DTC, o ABS Pro, e o freio motor Dynamic DBC assim como uma inédita funcionalidade MSR que nos permite controlar o torque.
Toda a informação tem leitura fácil no novo painel de led de 6,5 “ que permite também emparelhar via Bluetooth com um smartphone para se poderem receber chamadas, ouvir música e ter acesso a instruções de navegação. A seleção das diferentes opções é feita a partir do já conhecido sistema de disco adoptado em muitos dos modelos da linha BMW e colocado no punho esquerdo.
A 900 XR conta com iluminação total de tecnologia LED e acrescenta como opção faróis direcionais em curva que se acendem mediante inclinação da moto e na direção da trajetória, aumentando assim a visibilidade e a segurança na condução.
A nova BMW F 900 XR é a aposta da marca bávara no crescente segmento de motos Sport Tourer de cilindrada média-alta com potência em torno dos 100 cv, motos voltadas para condução exclusiva em asfalto, ágeis e versáteis, confortáveis para viajar e de temperamento esportivo.
A BMW F 900 XR está disponível em 3 cores, Vermelho Racing, Dourado Galvanic e Branco Light, sendo as duas primeiras cores especiais e com acréscimo de preço. O seu preço base é de 11.700 euros e tem as seguintes opções:
- Modos de condução Pro
- Controle de Tração DTC
- ABS Pro
- Freio motor DBC
- Controle de torque MSR
- Suspensão Eletrônica Dynamic ESA
- Luzes direcionais Headlight Pro
- Sistema Keyless de ignição
- Caixa de câmbio comQuickShift
- Sistema de emergência eCall
Ficha Técnica AQUI
Concorrência
No segmento de motos Sport Tourer ou Adventure Sport, entre as duas designações cruzam-se um pouco as tipologias e as características, embora possamos a assumir que são motos confortáveis, polivalentes mas de utilização direcionada exclusivamente para o asfalto embora alguns modelos tenham roda 19” na dianteira e versões especialmente vocaionada para o OffRoad como no caso por exemplo das duas versões da nova Triumph Tiger 900.
Assim podemos assumir que as suas concorrentes diretas serão:
Ducati Multistrada 950 937 cc / 113 cv / 204 Kg / 13.995 eur
Kawasaki Versys 1000 1043 cc / 118 cv / 239 kg / 14.195 eur
Triumph Tiger 900 GT 888 cc / 95 cv / 192 Kg / 13.300 eur
Yamaha Tracer 900 847 cc / 115 cv / 214 Kg / 10.650 eur
Galeria de Imagens da BMW F 900 XR
FONTE: MOTOSPORT