Equipe Honda Racing abre a temporada 2022 no Rally Cerapió




Prova de enduro de regularidade será realizada de 23 a 28 de janeiro nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão

A equipe Honda Racing inicia a temporada 2022 com a disputa do Rally Cerapió 2022. A 35ª edição da tradicional prova de enduro de regularidade será realizada de 23 a 28 de janeiro, com largada em Caucaia (CE) e chegada em Barreirinhas (MA). O time vermelho contará com a participação dos pilotos Gabriel Soares (categoria Elite), Vinicius Calafati (Graduado), Tiago Wernersbach (Brasil) e Bárbara Neves (Júnior).

Serão quatro dias de competição e 1.120 quilômetros de percurso pela Rota das Emoções, trajeto turístico que passará também por Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Luís Correia (PI) e Parnaíba (PI). Com patrocínio do Consórcio Honda, a prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. O evento também conta com outras modalidades: carros, quadriciclos, UTVs, bikes, expedição e moto turismo, essas duas últimas para quem quer apenas se aventurar e não competir.

Em 2022, o time retorna à principal categoria da competição, a Elite, com Gabriel Soares, campeão da Sênior/Graduado no ano passado.

É o meu terceiro ano consecutivo na prova e, dessa vez, com esse grande desafio na nova classe. Estou bem ansioso. Será uma edição totalmente diferente das outras, com esse trajeto inédito, e minhas expectativas estão a mil, ressalta o mineiro de 24 anos, que acelera a motocicleta CRF 450RX.

Vinicius Calafati, piloto oficial de Enduro FIM, vai encarar seu primeiro Rally Cerapió na Graduado/Sênior, após o título na mesma categoria no Ibitipoca Off Road, em novembro do ano passado.

Estou muito animado e feliz com mais essa oportunidade no enduro de regularidade. Ainda não tenho muita experiência na modalidade, mas vou chegar mais preparado. Quero muito conhecer essa região, já que nunca andei de moto por lá, destaca o paulista de 27 anos, atual campeão brasileiro de enduro na classe E2. Ele vai utilizar a moto CRF 250RX.

Em sua segunda presença na prova, Tiago Wernersbach, vice-campeão da classe Brasil em 2021, vai agora em busca do título da categoria para motos de fabricação nacional.

Será o meu primeiro ano no Cerapió como piloto oficial Honda. Estou muito feliz em estar novamente na competição e mais habituado com o enduro de regularidade. Estou confiante e vou com tudo para cima, conta o capixaba de 27 anos, atual campeão brasileiro de rally e do Sertões na classe Brasil, com a CRF 250F.

Utilizando o mesmo modelo nacional, Bárbara Neves vai para a sua terceira participação no evento. A goiana de 21 anos terminou a última edição com o segundo lugar entre os homens da categoria Júnior, além de uma vitória no primeiro dia da competição.

É muito legal estar mais uma vez nesta prova. Tenho um grande carinho pelo evento, por acompanhar desde criança o meu pai, que estará comigo neste ano. Tive uma lesão no final do ano passado e estou retomando agora as atividades. Vamos ver como vou me sair nesse desafio, diz a bicampeã latino-americana e tricampeã brasileira de enduro.

Líder da equipe Honda Racing de rally e enduro de regularidade, Dário Júlio, hexacampeão da prova, atuará nesta edição apenas como chefe de equipe e apoio. Vale lembrar que, nos anos ímpares, o Rally Cerapió leva o nome de Rally Piocerá. Os pilotos da equipe Honda Racing que disputam o Enduro de Regularidade são patrocinados por Pro Honda, ASW, Michelin, Borilli, DID, Alpinestars e Seguros Honda.

LEIA MAIS:  Emerson Loth é favorito na disputa do Brasileiro de Enduro de Regularidade

Rally Cerapió 2022 

Programação

22/1 – Sábado – Centro de Apoio ao Turismo – Caucaia (CE)10h às 19h – Credenciamento e vistoria técnica

23/1 – Domingo – Centro de Apoio ao Turismo – Caucaia (CE)8h às 14h – Credenciamento e vistoria técnica9h30 às 11h40 – Briefing técnico (online)14h às 16h – Entrega de planilhas (regularidade)15h às 17h30 – Largada promocional

24/1 – Segunda-feira – Caucaia (CE) a Jijoca de Jericoacoara (CE)Motos Enduro – 340 kmHorário largada 1ª moto – 6h – Restaurante Velas do CumbucoHorário chegada 1ª moto – 16h10 – Rua Nazaré Vasconcelos, 1707

25/1 – Terça-feira – Jijoca de Jericoacoara (CE) a Ubajara (CE)Motos Enduro – 265 kmHorário largada 1ª moto – 7h – Posto Jericoacoara BR – Av. Manoel M.AlbuquerqueHorário chegada 1ª moto – 14h30 – Praça do Castelo – Rua Ten. Raiumundo de Sousa

26/1 – Quarta-feira – Ubajara (CE) a Luís Correia (PI)Motos Enduro – 294 kmHorário largada 1ª moto – 7h30 – Praça do Castelo – Rua Ten. Raiumundo de SousaHorário chegada 1ª moto – 14h30 – Sesc Praia (Barraca da Praia)

27/1 – Quinta-feira – Dia livre – Delta do Parnaíba (PI)

28/1 – Sexta-feira – Parnaíba (PI) a Barreirinhas (MA)Motos Enduro – 221 kmHorário largada 1ª moto – 7h – Praça de Eventos (Praça Mandu Ladino)Horário chegada 1ª moto – 13h30 – Praça da Igreja Matriz (centro da cidade)Premiação – 20h30

Total Motos Enduro: 1.120 km


FONTE: Mundo Press – FOTO: Gustavo Epifânio/Mundo Press

LEIA MAIS:  Paraná tem campeões Sul-Brasileiros de Enduro de Regularidade