Já estão definidos os primeiros lugares da oitava etapa do Dakar 2019 bem como os primeiros postos da classificação geral, agora que restam apenas duas etapas para a conclusão da 41ª edição do evento.
Tudo ficou definido com a chegada de Pablo Quintanilla, que hoje largou mais atrás na etapa. O chileno vinha perdendo nos dois primeiros ‘waypoints’, mas a partir daí foi se aproximando da frente sempre com um ritmo muito consistente aos comandos da sua Husqvarna. Terminando a especial, ganha por Matthias Walkner, no segundo posto e a somente 45s da vitória.
Toby Price, que liderou grande parte do dia, foi mais lento na fase final, não sabemos se foi propositado para não largar na frente amanhã, ficou com o terceiro lugar a 1m13s de Walkner. Seguiu-se outra KTM, no caso a de Sam Sunderland, mas já a 6m21s de Matthias Walkner. Quanto a Adrien Van Beveren, este perdeu mais de 11 minutos para o líder do dia.
Assim, a classificação geral é agora liderada por Toby Price, algo que sucede pela primeira vez na prova deste ano. Seguem-se Pablo Quintanilla, Matthias Walkner, Sam Sunderland e Adrien Van Beveren, os cinco primeiros que estão separados por 9m54s. Portanto tudo em aberto entre as motos de três construtores diferentes: KTM, Husqvarna e Yamaha. Um equilíbrio como há muito não se via no Dakar.
Fora do jogo está a Honda. Depois da perda de Paulo Gonçalves e Joan Barreda Bort, hoje a marca japonesa ficou sem Ricky Brabec, que viu o motor da sua moto quebrar na fase inicial da especial. As esperanças ficaram depositados em Kevin Benavides, mas hoje o argentino perdeu muito tempo e ficou fora da luta pela vitória.
RESULTADO DA ETAPA
ACUMULADO