Plataforma multinacional de compartilhamento de veículos amplia seu portfólio e a possibilidade de mobilidade urbana sustentável em São Paulo. Agora, sua frota passa a ser de 50% de veículos elétricos
A partir da segunda quinzena deste mês, os usuários da Awto terão ainda mais facilidade para se locomover por São Paulo. A plataforma multinacional de compartilhamento de veículos ampliou seu portfólio de veículos com uma nova categoria: scooters elétricas. Serão adicionadas à frota 150 E-scooters modelo EV1 Sport da marca nacional Voltz, primeira fabricante brasileira de motos elétricas. Os novos veículos se juntam às motos elétricas e aos automóveis modelos top sedan, SUV, cargo e híbridos já disponíveis. Com as E-scooters, a frota da Awto passa a oferecer aos seus usuários 50% de veículos elétricos e híbridos.
A ação faz parte de um investimento de US$ 6 milhões da Awto no mercado brasileiro. Uma novidade que prioriza a mobilidade urbana sustentável, já que os novos veículos não emitem gases poluentes na atmosfera, e atendem à procura de usuários por este modal que garante uma pilotagem mais simples e pela funcionalidade já que as pessoas se sentem mais confortáveis em cima de uma scooter pelo seu tamanho e pela proteção para as pernas.
Para a Awto, é importante entregar uma experiência superior e exclusiva aos clientes.
Queremos mostrar aos nossos usuários a praticidade em usar E-scooters no dia a dia, apostando também no fator sustentabilidade e na questão de sempre chegar no horário marcado e não ficar preso no trânsito, diz Fernando Freitas, Chief Strategy Officer da Awto.
É um assunto ainda mais relevante em se tratando de São Paulo, a maior cidade do Brasil, com população de 11,96 milhões de habitantes, onde todo mundo está preocupado em chegar no horário para cumprir seus compromissos. E as scooters são o veículo perfeito, pois diminuem o tempo dos deslocamentos urbanos por serem ágeis e velozes — a scooter EV1 Sport tem velocidade máxima de 75 km/h e autonomia de até 180 km. Tudo isso sem contar a facilidade que é estacionar esse tipo de veículo.
A nova frota terá toda tecnologia, segurança e praticidade para ser alugada em apenas alguns cliques pelo aplicativo. Por exemplo, assim que o cliente se cadastrar e fizer a reserva do veículo via aplicativo, o baú poderá ser destravado para se ter acesso aos capacetes. No mesmo compartimento, ele também encontrará álcool em gel e toucas higiênicas novas para serem usadas e, assim, evitar o contato direto do capacete com a cabeça. As E-scooters poderão ser estacionadas em qualquer bolsão de moto ou nas ruas sem restrições quanto ao estacionamento de veículos e que estejam dentro da área de atuação da Awto.
Já as baterias estarão sempre carregadas. Toda vez que elas atingirem uma carga inferior a 20%, a equipe da Awto realizará a troca, além de efetuar a limpeza e pequenas manutenções. Resumindo, o usuário da Awto não tem que se preocupar com nada. Sempre que ele escolher uma scooter pelo aplicativo, ela estará com carga alta, possibilitando uma mobilidade tranquila e eficiente.
Todas as e-Scooters possuem conexão bluetooth que permitem que se conecte o celular ao veículo para escolher a trilha sonora do trajeto ou ativar o GPS do smartphone para ouvir as direções da rota escolhida pelo sistema de alto-falantes. A carga máxima de cada e-Scooter é de 180 quilos.
Ficha técnica: Scooter Voltz EV1 Sport
Motor Elétrico
Potência — 3 kW (4.5 kW pico)
Câmbio — Não
Geral
Bateria Lítio, 60 V, 38,4 Ah, 2,1 kWh
Velocidade Máx. — 75 km/h
Autonomia — 100 km (com uma bateria, a 35 km/h)
Dimensões
Comprimento — 1,88 m
Largura — 0,8 m
Altura — 1,300 m
Entre eixos — 1,380 m
Distância do solo — 0,12 m
Peso — 120 kg (com uma bateria)
Chassi
Freio dianteiro — Disco
Freio traseiro — Disco
Pneu dianteiro — 120/70-12
Pneu traseiro — 120/70-12
ABS — Não
Controle de tração — Não
Outros
Painel totalmente digital — Sim
Painel Digital — LCD
Iluminação Full-LED — Sim
Sobre a Awto
Fundada no Chile em 2016, a Awto é um aplicativo de mobilidade urbana multimodal (ou seja, com vários tipos de veículos) que atua em diversas cidades do Chile e agora também no Brasil. Começou a operar em São Paulo, em 2022, com uma frota diversificada de 60 carros, entre SUVs e utilitários, e 50 motos elétricas — e chegará a 390 veículos circulando pelas ruas da capital paulista até o primeiro semestre de 2023.
FONTE: KYVO – FOTO: DIVULGAÇÃO