VÍDEO: Estreia histórica da Ducati Desmo450 MX no Campeonato Italiano de Motocross

Foto: Marta Strozyk/Crossrace.eu



A Ducati Desmo450 MX pilotada por Alessandro Lupino conquistou a pole position e a vitória em sua estreia no Campeonato Italiano de Motocross Pro-Prestige MX1, terminando em segundo lugar na geral da primeira etapa de 2024. O protótipo marca a entrada da Ducati nas corridas off-road e representa o primeiro passo de um projeto que verá o nascimento de uma linha completa de motocicletas off-road, desenvolvidas nas pistas mais exigentes.

Na primeira etapa do Campeonato Italiano de MX1, realizada no Circuito Internacional de Mântua, o oito vezes campeão italiano, depois de ter estabelecido a melhor marca tanto nos treinos livres quanto na classificação, liderou a bateria de abertura da primeira à última volta. Na segunda bateria, após um início difícil, Lupino terminou em sétimo após uma grande virada, selando o segundo lugar geral na rodada.

Este fim de semana em Mântua escrevemos mais um capítulo na história da Ducati. Alessandro Lupino e nossa equipe nos divertimos muito e, apesar de ser a primeira corrida de motocross de nossa história recente, imediatamente demonstramos um desempenho excepcional. Melhor tempo nos treinos livres, pole e vitória na primeira bateria são realmente uma estreia que corresponde às expectativas: reunimos muitas informações que serão fundamentais para melhor desenvolver a moto que estará disponível para todos os entusiastas no próximo ano. Parabéns ao Alessandro e toda nossa equipe off-road, um começo fantástico para uma nova história de esporte e paixão. – Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding

Foram dois dias muito emocionantes, a minha estreia com a Ducati foi realmente um sonho: disseram-me que seria, mas hoje experimentei! Sentir-se um Ducatista é uma sensação verdadeiramente especial. Parabéns a todos os caras que trabalharam nesse projeto, porque em pouquíssimo tempo criaram uma moto espetacular, com muito potencial, fazendo um trabalho incrível. Juntos escrevemos uma página de história: primeira pole e primeira vitória na bateria para a Ducati Desmo450 MX. Infelizmente, a segunda bateria não correu como gostaria: errei a largada e não consegui me recuperar. Mas tudo bem, agora os engenheiros têm os dados para analisar duas situações completamente diferentes! – Alessandro Lupino, piloto oficial da Ducati Corse R&D – Factory MX Team

As duas baterias de domingo permitiram aos engenheiros da Ducati recolher os primeiros dados importantes para continuar o desenvolvimento da Desmo450 MX que, na sua estreia, confirmou a validade da base técnica do protótipo. O foco do projeto Off-Road da Ducati é uma combinação da busca por leveza levada ao extremo, componentes e motores topo de linha caracterizados por uma curva de entrega de potência muito ampla. Este último é obtido graças à utilização do sistema Desmodrômico, utilizado em todas as motos esportivas da empresa de Borgo Panigale a partir da MotoGP. A Ducati é, de fato, a única empresa no mundo que usa o mesmo sistema de retorno de válvulas em suas motocicletas de produção de melhor desempenho que usa em protótipos de corrida.

LEIA MAIS:  Husqvarna Power Husky/Goldentyre vai brigar por pódios na final do Brasileiro de Motocross

A próxima etapa do Campeonato Italiano de Motocross está marcada para os dias 27 e 28 de abril, no circuito de Cingoli (MC). Entretanto, os testes da Ducati Corse R&D – Factory MX Team vão continuar em conjunto com Alessandro Lupino e Tony Cairoli, presentes em Mântua para apoiar o oito vezes Campeão Italiano de Motocross.


FONTE: DUCATI