Gigantes Honda e Yamaha traçam parceria estratégica para a produção de scooters no Japão.




Quem diria… as gigantes Honda e Yamaha surpreenderam o setor motociclístico ao anunciar que estão fechando uma parceria estratégica com o objetivo de concretizar a produção conjunta de scooters no Japão, deixando de lado uma rivalidade que já dura décadas. De acordo com o comunicado oficial emitido pelas duas empresas, a Honda deve produzir scooters de 50 cc para a Yamaha a partir de 2018.

219a

Yamaha Vino e Honda Giorno

Os scooters terão como base uma plataforma da Honda, fabricante dos modelos TACT e Giorno, enquanto a Yamaha vai vendê-los como os já conhecidos Jog e Vino, ambos somente no Japão. Como parte do acordo, as duas empresas também se comprometem a desenvolver uma nova geração de “cinquentinhas” para o mercado japonês e se unirão para popularizar versões elétricas de motocicletas, colaborando em definições de autonomia, recarga, desempenho e custos. Tudo isso tem a ver com uma crise no setor, que perdeu uma grande fatia de mercado para outras formas de transporte alternativo de curta distância, tais como bicicletas e skates elétricos.

Yamaha Evino

Neste novo negócio, as empresas vão realizar uma série de testes no projeto “E-Kizuna” para promover a utilização de veículos elétricos e buscar soluções para a mobilidade em áreas de pouco acesso ao transporte. Os testes utilizarão as tecnologias da Honda e da Yamaha e a infraestrutura existente na cidade japonesa de Saitama. Na próxima etapa do programa de teste, um esquema de compartilhamento de motocicletas EV deverá ser avaliado.


FONTE: MCB



LEIA MAIS:  Eliminator foi apresentada ao público no Festival Interlagos 2023