25º Enduro dos Ipês reune pilotos das cinco regiões do País

Foto: Léo Tavares



Foi de fato marcante e superou as expectativas a 25a edição do tradicional Enduro dos Ipês.

Uma das provas mais técnicas, bonitas e desafiadoras do Brasil reuniu mais de 100 pilotos das cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) em 13 categorias, com cerca de 200 quilômetros percorridos em média no total, em dois dias de competição (dia 3, sábado, e dia 4, domingo), tendo como ponto de partida, chegada e festa de premiação o belíssimo Parque Quedas do Rio Bonito, localizado a nove quilômetros de Lavras.

A competição contou pontos para os Campeonatos Mineiro e Brasileiro de Regularidade, Copa Sul-Minas e Copa Sul-Mineira, com patrocínio de By Moto Honda, Moto Point e BMP (que sorteou peças antes da premiação com a presença do empresário e desportista, Evandro Bozetti). Apoio: Governo de Lavras, Polícia Militar de Minas Gerais, Parque Quedas do Rio Bonito, Lavras Apart Hotel, Casa da Serra e Cervejaria Läut.

Duelo de ponta na categoria Elite

A categoria Elite apontou uma disputa difícil e equilibrada entre dois dos melhores e mais bem colocados pilotos da modalidade no País: o capixaba Jomar Grecco foi o vencedor e o paranaense Emerson Loth, que havia se saído melhor no primeiro dia, terminou em segundo.

Nunca vi planilha tão perfeita, revela o campeão Jomar. A gente viaja o Brasil todo de ponta a ponta e eu nunca vi uma planilha tão perfeita como aqui no Ipês. É diferenciada. A gente tem que tirar o chapéu, revela Jomar. A concentração e a confiança na planilha é que nos dão um bom resultado, define o campeão da Elite.

Foi o terceiro título de Jomar na prova (levantou a taça também em 2016 e 2021).

LEIA MAIS:  Bruno Crivilin e Vinicius Calafati participam da final do Brasileiro de Regularidade em Viana/ES

A batalha pelo topo do pódio entre pilotos de muita qualidade se deu também em quase todas as outras categorias, sendo definidas, no geral, por mínima diferença de pontos.

Prova exigente, mas que respeita as diferenças e os limites dos pilotos. É uma prova extremamente exigente. Exige do piloto o máximo, mas respeitando as diferenças e os limites em cada categoria. São quatro roteiros diferentes. Daí elaboramos uma prova tanto para o piloto de elite como para aquele que está começando, observa o coordenador da prova, Lúcio Pinto Ribeiro.

As cinco regiões no pódio

Lúcio fez questão de chamar ao pódio, antes ainda da premiação, cinco pilotos, cada um representando uma região brasileira. Do Sul, Eduardo Veneroso. Sudeste, João Caçamba. Centro-Oeste, Rogério Brutão. Nordeste, Kleyton da Manga. Norte, Eduardo Kapaum.

Lúcio fez questão de agradecer a participação e o envolvimento de todos, o que tornou histórica a 25a edição da prova de Lavras.

Esse Brasil é grande pra valer! Orgulho em receber pilotos de todo o País com “as marcas da batalha”, exaltou o coordenador.

Secretário Municipal destaca relevância do Ipês

O Secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Lavras, Rodrigo Pacheco, destacou a evolução do Enduro dos Ipês como um evento de sucesso ao longo dos últimos anos, e assegurou que a Prefeitura de Lavras se empenha a cada ano para proporcionar aos pilotos, familiares e suas equipes de apoio toda a estrutura necessária para desfrutarem de um final de semana especial.

Sabemos da importância deste evento para Lavras e de procurar atender a estes mais de 100 pilotos de todo o Brasil que vêm para a nossa região, enfatiza o Secretário. Estaremos sempre de corações abertos, de uma maneira muito carinhosa, fortalecendo nossa economia e nosso turismo, conclui.

CAMPEÕES

LEIA MAIS:  Percurso de pura beleza marcou o desafio Enduro do Jenipapo

Os campeões do 25o Enduro dos Ipês foram os seguintes:

CATEGORIA ELITE: Jomar Grecco – Domingos Martins (ES)

GRADUADO: Carlos Eduardo Bocardi – Lambari (MG)

OVER 35: Alex Nunes Azevedo – Lagoa da Prata (MG)

OVER 45: Erasmo Schwanz – Marechal Floriano (ES)

CATEGORIA BRASIL:- Leandro Cordeiro da Silva- Piraúba (MG)

OVER 50: Fábio Manoel de Souza Pontes – Belo Horizonte (MG)

INTERMEDIÁRIA: André Luis Senter – Laejado (RS)

DUPLA: José Carlos de Pádua/Marino Botta Alves – São Sebastião do Paraíso (MG)

OVER 55: Weuler Piau – Patos de Minas (MG)

OVER 60: Manoel Francisco Fávero – São João Nepomuceno (MG)

FEMININO: Késsia Pires Tristão – Domingos Martins (ES)

NOVATO: Júlio de Oliveira Velasco – Bom Jesus do Itabapoana (ES)

CATEGORIA GPS: Gian Lucas da Silva Nogueira – Pedra do Indaiá (MG)


CONFIRA AS IMAGENS CEDIDAS GENTILMENTE POR LÉO TAVARES


FONTE: Assessoria de Imprensa