Yamaha WR450F 2021 – Uma 4T super poderosa




A Yamaha redesenhou a WR450F 2021 de cima para baixo. O resultado é uma moto de enduro 4 tempos mais leve, ágil e potente. Uma arma poderosa para as trilhas do enduro.

A nova WR450F de 2021 foi completamente redesenhada, e beneficia agora da mesma tecnologia avançada de motor e ciclística já aplicada nas motos de motocross YZ450F de última geração. Esta terceira geração apresenta uma moto mais leve, mais ágil e potente moto de enduro 4T da Yamaha.

A nova WR450F possui um motor mais leve e potente, um quadro redesenhado com novas características de flexibilidade, configurações de suspensão atualizadas e muito mais, tornado-se numa moto ainda melhor para enfrentar as trilhas e outros desafios do offroad.

O quadro é uma nova estrutura em alumínio com barras bilaterais de manobrabilidade mais precisa, juntamente com um pacote de suspensão líder e novos e excepcionais sistemas de freio, uma arma de enduro com alta tecnologia que se desloca, vira e trava melhor do que nunca.

Motor mais leve e poderoso

O novo motor com partida elétrica de 449cc, com refrigeração líquida, de quatro tempos, possui uma nova cabeça de cilindro compacto, com forma de câmara de combustão redesenhada e ângulos de válvula mais íngremes. A caixa de câmbio de cinco velocidades foi aprimorada para garantir mudanças de marchas mais suaves, e um sistema de respirador de cárter mais eficiente foi adotado para diminuir as perdas de bombeamento. Ao todo, o motor mais leve e compacto produz mais potência em todas rotações para uma potência de tração mais forte e linear.

Recebeu uma nova cabeça do cilindro mais leve e um novo design de pistão, alteraçóes que proporcionam uma taxa de compressão mais alta: de 12,8:1, mais comprimida que na WR450F de 2020 que era de 13,0:1. Para a WR450F de 2021, a forma da porta de admissão também foi revista e os ângulos das válvulas de admissão e de escape foram alterados de 21,5 graus para 14,5 graus para criar uma câmara de combustão mais côncava para uma maior eficiência da combustão e uma potência mais forte em todas faixas de rotações.

LEIA MAIS:  Larrieu mais forte no quinto dia dos ISDE, Brasil continua na batalha

A nova cabeça do cilindro está equipada com um grande número de componentes de magnésio que contribuem para uma redução de 310 g de peso, e inclui comando reposicionado que se encontram mais próximas entre si, enquanto a distância vertical entre comando e virabrequim também foi diminuída para proporcionar uma disposição muito mais compacta. A combinação do baixo peso com as dimensões reduzidas permite uma centralização da massa melhorada, ideal para se obter uma sensação mais leve e de maior agilidade do novo modelo em curvas.

Ambos os WR 250 e 450cc de 2021 possuem um ventilador de radiador, uma caraterística ideal para perservar o arrefecimento do motor em condições extremas

Atenção especial à centralização de massas

O monociclindrico de 4 tempos da nova WR450F é alimentado por um sistema de injeção de combustível altamente avançado, já utilizado com sucesso na YZ450F deste ano. A cabeça do cilindro invertida fornece ar frio e fresco ao mais recente sistema de injeção de combustível Mikuni, através de uma entrada reta virada para a frente. Equipado com um corpo do acelerador de 44 mm e uma bomba elétrica de alta pressão, este sistema de injeção de combustível fornece a mistura atomizada de combustível e ar à nova e compacta cabeça do cilindro de alta compressão. Dai resultará uma excelente performance de funcionamento em todas as velocidades de rotação do motor.

Ao manter todos os componentes principais perto do centro da máquina, o novo e compacto motor com cabeça do cilindro invertida da WR450F consegue uma excelente centralização da massa. Equipado com um escapamento específico para enduro, o tubo de escape envolvente é um exemplo perfeito da forma como os engenheiros da Yamaha conseguem manter o peso próximo do centro da moto e obter maior potência e controlr.

Manobrabilidade mais precisa e potência de frenagem mais poderosa

Em termos de quadro, a mais recente evolução da estrutura de feixe bilateral de alumínio leve da Yamaha foi redesenhada com novas espessuras de parede e características flex que proporcionam melhor desempenho nas curvas, tração e reação, por forma a dar ao piloto mais confiança para pressionar mais o acelerador em qualquer condição offroad. Outros componentes da ciclística, como os suportes do motor, o grampo triplo superior e eixo dianteiro, bem como a suspensão Kayaba – com 310 mm de curso à frente e 317 mm atrás e aprimoradas características de compressão e expansão – foram elementos trabalhados pelos engenheiros da Yamaha, afim de se reduzir o peso, melhorando o maneabilidade e performance final.

LEIA MAIS:  Pilotos a caminho de Novo Horizonte (SC) para disputa do Brasileiro de Enduro

Além de ser mais rápida, a nova WR450F também freia mais rapidamente, permitindo aos pilotos obter tempo valioso em seções apertadas. Para esse efeito a WR450F de 2021 beneficia de uma pinça de freio dianteira mais rígida que funciona com pistões maiores, agora de 25,4 mm de diâmetro. A área da superfície das pastilhas dos freios foi aumentada em 25% e o disco dianteiro de 270 mm apresenta novo design que proporciona um aumento de 16% da área de contato sem qualquer aumento de peso.

Para marcar a introdução da moto de enduro mais avançada alguma vez produzida pela Yamaha, a WR450F de terceira geração, com um peso declarado de 119 kg, inclui um novo e dinâmico esquema de cores Icon Blue em comum com todos os modelos de competição todo-o-terreno de 2021 da Yamaha.

Os novos gráficos reforçam o novo visual objetivo e sofisticado da moto, e as placas frontais e laterais têm também o esquema de cores Icon Blue para proporcionar uma aparência coordenada e profissional.

Equipamento

O interruptor de modo do motor montado no guidão e o Power Tuner digital da Yamaha oferecem um controle total quando a superfície e as condições meteorológicas mudam, e os novos instrumentos compactos mostram toda a informação de que precisa para se manter na frente.

Principais destaques:

– Novo motor de 450 cc mais leve e mais potente

– Novo design do pistão e da cabeça do cilindro

– Novo quadro de alumínio mais leve para uma manobrabilidade de maior precisão

– Sistemas de suspensão líderes da indústria

– Aplicação Yamaha Power Tuner para facilitar a afinação por smartphone

– Interruptor de mapeamento montado no guidão

LEIA MAIS:  Bruno Crivilin completa primeiro dia da penúltima etapa do Mundial de Enduro em Portugal

– Superior potência de frenagem

– Novos instrumentos estreitos

– Radiadores em ângulo de alta eficiência

– Transmissão mais robusta de 5 velocidades com uma vasta linha de relações

– Nova cor Icon Blue dinâmica

– Motor de partida elétrico compacto

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Tipo de motor: Monociclíndrico 4T com refrigeração líquida

Distribuição: 4 válvulas, DOHC

Cilindrada: 450cc

Diâmetro x curso: 97.0 mm x 60.8 mm

Taxa de compressão: 13.0 : 1

Potência máxima – n.d.

Torque máximo – n.b.

Sistema de lubrificação: por cárter húmido

Tipo de embreagem: multidisco em banho de óleo

Sistema de ignição: TCI

Sistema de partida; elétrico

Câmbio: 5 velocidades

Transmissão final: por corrente

Alimentação: injeção de combustível

CICLISTICA

Quadro: berço semiduplo

Avanço: 27 graus

Trail: 116 mm

Suspensão dianteira: forquilha telescópica invertida, curso 310 mm

Suspensão traseira: Braço oscilante com amortecedor central, curso 317 mm

Freio dianteiro: 1 disco Ø270 mm

Freio traseiro: 1 disco Ø245 mm

Pneu dianteiro: 90/90-21 54M

Pneu traseiro: 130/90-18 69M

DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADE

Comprimento máximo: 2,175 mm

Largura máxima: 825 mm

Altura máxima: 1,270 mm

Altura do assento: 955 mm

Distância entre eixos: 1,480 mm

Distância mínima ao solo: 320 mm

Peso (incluindo óleo e gasolina): 119 kg

Capacidade Tanque de Combustível: 7.9 Litros


FONTE: MOTOSPORT