Yamaha vence primeira etapa e lidera Brasileiro de Motocross 2021




Fábio Santos ganhou em Faxinal, Paraná, com sua YZ450F e lidera categoria MX1. Maiara Basso também venceu neste sábado, dominando a MXF

A primeira rodada do Brasileiro de Motocross 2021 foi disputada nesta sexta e sábado (27 e 28/08), na cidade de Faxinal, no Paraná. Na categoria MX1, Fábio Santos venceu na soma das duas baterias e lidera o campeonato. Na MX2, Pepê Bueno é o segundo colocado na classificação e, na MXF, a liderança é de Maiara Basso, todos pilotos da Yamaha Monster Energy Geração.

Depois da vitória no primeiro dia, ainda na sexta, Fábio Santos voltou a ser o melhor piloto da Yamaha Monster Energy Geração neste sábado, finalizando a bateria na terceira colocação. Carlos Campano foi o quinto colocado e Paulo Alberto, o sexto.

Na MX2, Pepê Bueno teve problemas com os óculos quando ocupava a terceira colocação. Optou por fazer uma corrida sem riscos e finalizou na quarta posição. Tallys Nathan foi o 14º colocado no dia.

Na MXF, a bateria foi dominada por Maiara Basso, que venceu com uma vantagem de 40 segundos para a segunda colocada. Larga na frente do campeonato, com o objetivo de retomar o número 1 no numberplate da sua YZ250F.

Neste domingo (29/08), os pilotos continuam acelerando pelo Brasileiro de Motocross, já que a prova de Faxinal formato de rodada dupla.

A Yamaha Monster Energy Geração tem patrocínio da Monster Energy, Grupo Geração, IMS Race Wear, Yamalube, Yamaha Consórcio, Polisport, Júpiter Baterias, Pirelli, Durag, Moto Style Graphics, Vedamotors, GET, DID, Foco Racing, Diafrag e CMB.

CLASSIFICAÇÃO DA 1ª ETAPA

Categoria MX1
1º) Fábio Santos –
Yamaha Monster Energy Geração / 45 pontos
2º) Gustavo Pessoa / 40 pontos
3º) Jetro Salazar / 37 pontos
4º) Hector Assunção / 36 pontos
5º) Paulo Alberto Yamaha Monster Energy Geração / 35 pontos
6º) Carlos Campano – Yamaha Monster Energy Geração / 32 pontos

LEIA MAIS:  LUTO: Piloto de Itatiba/SP morre após acidente em treino de motocross

Categoria MX2
1º) Lucas Dunka / 50 pontos
2º) German Bratschi / 40 pontos
3º) Pepê Bueno – Yamaha Monster Energy Geração / 40 pontos
4º) Leonardo de Souza / 35 pontos
5º) Marcello Leodorico / 35 pontos
12º) Tallys Nathan – Yamaha Monster Energy Geração / 15 pontos

Categoria MXF
1º) Maiara Basso – Yamaha Monster Energy Geração / 25 pontos
2º) Thais de Castro / 22 pontos
3º) Larissa Dallô / 20 pontos
4º) Tatiane Poltronieri / 18 pontos
5º) Tainá Aguiar / 16 pontos

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO, 29/08/2021
11h40 – Categoria MX2 – 30 min + 2 voltas
12h30 – Categoria MX1 – 30 min + 2 voltas
13h20 – Categoria MX2JR – 20 min + 2 voltas
14h15 – Categoria MX3 – 20 min + 2 voltas
14h50 – Categoria MXJR – 20 min + 2 voltas
15h30 – Categoria Elite MX (MX1 e MX2) – 30 min + 2 voltas

*A programação é fornecida pela organização e pode ser alterada

 


PAULO ALBERTO
Categoria MX1
Yamaha YZ450F

“Na bateria da Elite não fui muito bem, não consegui largar bem, acabei por apertar muito a embreagem e ela ganhou muita folga. Mas depois consegui recuperar bastante, ainda passei três pilotos e estava em quinto, disputando com o quarto e o terceiro. Mas ao ultrapassar um retardatário acabei caindo e ficando com a moto um pouco retorcida, então me preocupei apenas em terminar em sexto. Agora é recuperar e ir pro domingo com tudo.”

 


CARLOS CAMPANO
Categoria MX1
Yamaha YZ450F

“Hoje deu outro quinto e na verdade estou bem chateado com isso. O ritmo hoje era bom, me senti mais à vontade com a pista, com a moto, mais rápido, fui chegando em todo mundo, mas larguei muito mal, a pior largada que fiz em muito tempo. Larguei atrás das 250cc ainda! Tive que ultrapassar muita gente. Cheguei em quinto, quase ultrapassei o Gustavo Pessoa, mas errei. E a bateria ainda foi de 25 minutos, não sei porque diminuíram ela. Me faltou um pouquinho mais de tempo, o segundo colocado estava bem perto, estava vendo ele. Mas é isso, deu quinto, vamos melhorar essa largada porque acho que tenho tudo pra brigar pela vitória.”

 

LEIA MAIS:  MXGP: Horários e transmissão do GP da Espanha neste domingo

FÁBIO SANTOS
Categoria MX1
Yamaha YZ450F

“Foi um final de semana bom, ontem fiz segundo tempo no treino cronometrado, na primeira bateria larguei entre os cinco, andei muito no meu ritmo, sabendo que poderia ter atacado um pouco mais, mas não estava dando, os braços estavam um pouco travados. Soube administrar bem, consegui aproveitar os erros dos adversários e ultrapassar alguns pilotos e com isso venci a bateria. Hoje tive uma largada muito boa, larguei em primeiro, mas estava com os braços inchados e não conseguia andar o que sei que consigo, andei praticamente 70 a 80% do que posso. Mas terminei bem colado no segundo colocado, então acho que fiz uma boa prova. Aproveitei bastante esse meu tempo bom. Então é isso, finalizei em terceiro nessa segunda bateria e primeiro no overall, então estou bastante feliz com isso.”

 


PEPÊ BUENO
Categoria MX2
Yamaha YZ250F

“A categoria Elite foi bem complicada pra mim. Não consegui uma boa largada junto com as 450cc e demorei um pouco a me achar na prova. Consegui ultrapassar algumas motos, algumas 450cc inclusive, mas a pista é bem de alta, então eles me passavam de novo. Então foi bem difícil pra mim. Estava em terceiro, mas tive um problema com os óculos e acabei ficando sem tear off, estava bem difícil enxergar. Procurei não arriscar e finalizei em quarto e em segundo no geral. Agora é recuperar para este domingo a gente vir com tudo.”

 


TALLYS NATHAN
Categoria MX2
Yamaha YZ250F

“Meu fim de semana não foi como o esperado até aqui. Não consegui me soltar na pista, treinei bastante, mas não consegui colocar tudo em prática. Na primeira bateria eu cheguei a cair, vinha no Top 10, mas infelizmente terminei em 13º. Agora é botar a cabeça no lugar e tentar melhorar muito neste domingo.”

 

LEIA MAIS:  MUNDIAL DE MOTOCROSS: Confira os horários da 5ª etapa em Portugal

MAIARA BASSO
Categoria MXF
Yamaha YZ250F

“Estou muito feliz pela minha estreia, graças a Deus deu tudo certo. É sempre bom começar o campeonato com o pé direito, vencendo. Gostei muito da pista, bem no estilo que sou acostumada a treinar. Tinha bastante buraco e consegui achar umas linhas muito boas, que me ajudaram bastante neste resultado. Estou muito feliz de levar a Yamaha no lugar mais alto do pódio nesta abertura.”

 


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO: RODRIGO JÚNIOR