Yamaha IMS Rally Team vai em busca do Tricampeonato no Sertões




Prólogo que define ordem de largada será nesta sexta-feira. Campeã em 2020 e 2021, Yamaha busca o tricampeonato na edição especial de 30 anos

Vai começar o maior rally do mundo. O Sertões 2022 inicia nesta sexta (26/8) para sua edição histórica que comemora os 30 anos da prova e que também vai homenagear o Bicentenário da Independência. A edição especial passa pelas cinco regiões do Brasil, de sul a norte, com largada em Foz do Iguaçu/PR, e chegada em Salinópolis/PA, no dia 10 de setembro. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados: 4.378 km de especiais, em um total de 7.202 km de prova (Confira o roteiro completo abaixo).

+ Clique para acessar a pasta de fotos da equipe

A disputa desta sexta-feira começa com o Prólogo que definirá a ordem de largada para a 1ª etapa. Além do Prólogo, os pilotos terão pela frente quatorze etapas em quinze dias de competição – tradicionalmente o Sertões tem oito dias, portanto a edição de 30 anos será o dobro de dias para cruzar o país. Atual bicampeã da prova, a Yamaha IMS Rally Team quer manter o atual domínio, após vencer em 2020 com Ricardo Martins e 2021 com Adrien Metge.

Atual campeão, Adrien Metge é um dos favoritos ao título, com sua Yamaha WR450F. Será sua terceira participação no Sertões, mas traz a experiência de cinco participações no Rally Dakar. O francês, líder do Brasileiro de Rally, vai usar toda sua experiência em busca do bicampeonato.

Campeão em 2020, o catarinense Ricardo Martins participa do Sertões pela 13ª vez. Tem bastante experiência na prova e conhece bem os diferentes tipos de terreno do percurso. E é na experiência que aposta para enfrentar as especiais com características distintas, nas várias regiões percorridas do Sul ao Norte do país.

LEIA MAIS:  SERTÕES: Marcelo Medeiros vence prólogo na categoria quadriciclos na edição 2021

O mineiro Túlio Malta focou sua preparação na resistência, tanto física quanto mental, para vencer os desafios da prova que terá a maior extensão em três décadas de disputa. Esta será a sétima participação do piloto, mas sua aposta é exatamente na distância e duração do Sertões, com 14 etapas longas e duras, com quilometragens altas.

O Sertões 2022 também é válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que tem a liderança da Yamaha IMS Rally Team, com Adrien Metge à frente na Classificação Geral e na categoria Moto1. Serão oito etapas válidas pelo Brasileiro: quatro etapas na primeira parte, do dia 27 a 30 de agosto, e mais quatro etapas na segunda parte, de 4 a 7 de setembro.

A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Duboy Works, Power MX, DID, BMP Special Parts, Polisport, D’lua Racing, Geração Yamaha, Yamaha Racing Brasil, Wamc Log, Durag e Água Platina.


ADRIEN METGEMoto1 – Yamaha WR450F

A expectativa é boa, estou me sentindo bem, desde o início do ano, desde o começo do campeonato estou muito bem. Este vai ser um Sertões muito longo, mas já estou bem acostumado com isso, por minha experiência lá fora, principalmente o Dakar, então sei bem como é. É longo, para a cabeça nem sempre é fácil, para a moto não é fácil e pro físico também não é fácil. Então temos que focar em andar em um ritmo bom, que eu sei que posso andar. Temos que cuidar da moto e lá no final, vamos ver como vai ser, a verdade é essa. Vamos ver no final!


RICARDO MARTINS Moto1 – Yamaha WR450F

Estou pronto, tudo tranquilo, a preparação foi muito boa, consegui treinar bastante com a moto. Estou bem fisicamente e muito bem psicologicamente, acho que esta prova vai exigir muito da parte psicológica e física. Então é isso aí, vamos fazer um bom rally, vamos começar focando no prólogo, que a gente vai ter na sexta-feira e depois pensamos na primeira especial. Vamos fazer um dia após o outro, de forma consistente, tentando estar sempre entre os primeiros. Nem é meu foco agora tentar ganhar especial, meu foco é ir fazendo um rally sem riscos.


TÚLIO MALTA Moto2 – Yamaha WR450F

Este é meu sétimo rally dos Sertões e este ano é o maior rally do mundo. Este ano tive uma preparação bem diferente dos últimos anos. Buscamos focar na resistência, ganho de massa muscular e explosão. Estamos com a equipe muito bem preparada, estivemos durante todo o ano preparando a motocicleta, desde o último Sertões. A minha WR450F está perfeita e pronta para este desafio dos próximos quinze dias, de Foz do Iguaçu, no Paraná, a Salinópolis, no Pará. Sobre o trajeto, espero enfrentar longas retas, serras, o Jalapão, e um percurso novo, que é o Pará, que até hoje não tivemos nenhuma especial do rally. O objetivo é buscar o melhor resultado possível e lutar pelo título na Geral, ser campeão do Sertões.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO: Ricardo Leizer

LEIA MAIS:  DAKAR: Hubert Auriol em estado grave devido à COVID-19