Yamaha IMS Rally Team em busca do título do Sertões 2020




O maior rally das Américas chega à sua 28ª edição com muitas novidades. Além das mudanças no formato devido à pandemia do Covid-19, uma das novidades é em relação ao time Yamaha, que chega reforçado e com nova estrutura para lutar por vitórias na prova que começa nesta sexta-feira, dia 30, e termina no dia 7 de novembro, em Barreirinhas, no Maranhão. O Sertões 2020 tem percurso de quase 5 mil quilômetros, cruzando cinco estados e o Distrito Federal.

Ricardo Martins é o piloto mais experiente do time. Bicampeão Brasileiro de Rally Cross Country, além de Campeão Brasileiro de Rally Baja, o catarinense é um dos favoritos e – totalmente recuperado de uma cirurgia no joelho – quer conquistar o inédito título de campeão do Sertões na geral (já foi campeão das categorias Marathon e Super Production).

Destaque na modalidade nos últimos anos, o mineiro Túlio Malta, que disputa o Sertões pela quinta vez, foi integrado ao time azul nesta temporada. É favorito ao título na categoria Moto 2 (antiga Production Aberta). Em 2019, o piloto já disputou a temporada a bordo de uma Yamaha, portanto, está bem familiarizado com a WR450F que vai acelerar na prova.

Último reforço anunciado pela Yamaha para a temporada 2020, Adrien Metge já chegou mostrando suas credenciais. O francês, que carrega a experiência de cinco edições do Dakar, maior rally do mundo, venceu logo na estreia pela nova equipe e subiu no mais alto degrau do pódio no Rally Jalapão. Acostumado às vitórias e ao Brasil, o campeão brasileiro de rally e campeão do Sertões de 2015 na categoria Production, luta esse ano para levar a Yamaha a vitória na classificação geral.

O prólogo, primeiro desafio dos pilotos, será realizado nesta sexta-feira, no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). Serão 4.730 metros e o resultado define a ordem de largada do rally.

O Sertões também será válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Por conta da situação atípica que atingiu todo o mundo, a prova terá um rigoroso protocolo de segurança, sem interação com o público, que poderá acompanhar tudo pelas redes sociais da Yamaha Racing Brasil.

LEIA MAIS:  18º Rally Cuesta consagrou seus campeões

Os patrocinadores da Yamaha IMS Rally Team são: IMS Race Wear, WMC Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Yamalube, PowerMX, D’Lua Racing, BPM, Durag, Duboy Works, Vira-Latas, Rocket Escapamentos.

RICARDO MARTINS #3
Moto1 / Moto Yamaha WR450F
Florianópolis/SC, nascido em 24/05/1980

Ricardo Martins é campeão do Sertões nas categorias Marathon e Super Production. Experiente, carrega consigo inclusive uma participação no Rally Dakar, o maior rally do mundo. Sabe os atalhos dos rincões do Brasil e leva o apelido de “Rei do Jalapão”.

Campeão do Sertões na categoria Marathon (2011);
Campeão do Sertões na categoria Super Production (2018);
Campeão Brasileiro de Rally Cross Country Production (2013, 2014);
Campeão Brasileiro de Rally Baja (2015).

TÚLIO MALTA #5
Moto2 / Moto Yamaha WR450F
Lagoa da Prata/MG, nascido em 09/05/1989

O mineiro Túlio Malta acumula títulos brasileiros no rally e no enduro. Em 2020, estreia na equipe oficial da Yamaha Racing Brasil.

Tricampeão do Enduro da Independência;
Bicampeão do Brasileiro de Enduro de Regularidade – Cat. Senior;
Tricampeão Brasileiro Brasileiro de Rally Cross Country – Cat. Brasil;
Campeão Brasileiro de Rally Cross Country – Cat. Marathon;
Campeão Rally dos Sertões 2018 – Cat. Marathon.

ADRIEN METGE #21
Moto1 / Moto Yamaha WR450F
Ganges/França, nascido em 30/05/1986

“O francês mais brasileiro que existe” dizem os que conhecem Adrien Metge. Nascido na França, já correu no Brasil em diversas oportunidades e é fluente na língua portuguesa. Tem vasta experiência nos rallys e já disputou cinco Dakar.

Campeão Europeu de Enduro Junior 2009
Campeão Francês de Rally 2013
Campeão Brasileiro de Enduro 2014
Campeão da Copa EFX 2015
Campeão Brasileiro de Rally Categoria Production 2015
Cinco participações no Rally Dakar. Melhores resultados foram 11º e 12º

LEIA MAIS:  Rally Merzouga 2020 cancelado

Programação 28º Sertões (30/10 a 7/11)

PRÓLOGO – 30/10, Sexta-feira – Velocittà (Mogi Guaçu/SP)

1ª. Etapa – 31/10, Sábado
Total: 585 km, sendo 205 km de trechos cronometrados

1/11, domingo – Dia de Deslocamento e Manutenção

2a etapa – 2/11, segunda-feira – ETAPA MARATONA RENÊ MELLO
Total: 519 km, sendo 353 km de trechos cronometrados

3a etapa – 3/11, terça-feira – ETAPA MARATONA PAULO GONÇALVES
Total: 369 km, sendo 200 km de trechos cronometrados

4a etapa – 4/11, quarta-feira
Total: 641 km, sendo 329 km de trechos cronometrados

5a etapa – 5/11, quinta-feira
Total: 612 km, sendo 337 km de trechos cronometrados

6a etapa – 6/11, sexta-feira
Total: 791 km, sendo 300 km de trechos cronometrados

7a etapa – 7/11, sábado (chegada em Barreirinhas/MA)
Total: 512 km, sendo 280 km de trechos cronometrados


Tudo preparado, estou embarcando nesta quarta-feira pra São Paulo e a minha equipe já está a caminho. Foi um ano muito bom pra mim, graças a Deus. Eu tive no mês de maio uma lesão no joelho, e como a gente estava parado por causa da pandemia, eu operei e venho em recuperação. Meu joelho está legal, está bom, consegui treinar bastante. Nos últimos dois meses eu afinei bem nos treinos, consegui cumprir todos os meus treinos. Estou me sentindo muito bem fisicamente, muito bem em cima da moto. a moto também está bem desenvolvida, a gente vai esse ano com umas coisas diferentes, que deram resultado. Uma coisa que está me deixando muito feliz é que nossa equipe está mais completa esse ano, a gente tem mais pilotos, me sinto mais protegido. Teve também a entrada do Wellington da IMS na Equipe Yamaha e a gente tá sendo bem atendido também. Tá uma atmosfera muito boa, estou me sentindo muito bem e se Deus quiser nós vamos fazer um grande Sertões, toda nossa equipe.  – RICARDO MARTINS – MOTO 1 – YAMAHA WR 450F


Treino igual para cada rally, voltei para a França e treinei por lá, treinei físico, com moto e até motocross. Faz duas semanas que estou de volta ao Brasil, e fui pro sul do país treinar com o Ricardo na minha moto de rally. Treinei um pouco de motocross também. A expectativa é muito boa, a equipe está preparada, todo mundo bem animado. Acho que assim como nas duas primeiras provas, todos vão fazer um trabalho muito bom. A WR 450F está muito boa, então vai ser muito legal. Uma prova bem longa, de sete dias, passando por diversos tipos de terrenos diferentes, cruzando uma grande parte do país. Vou conhecer novos lugares do Brasil, então isso também é bem legal. Quero aproveitar e dar o meu melhor pra buscar a vitória. – ADRIEN METGE – MOTO 1 – YAMAHA WR 450F


Mais um Sertões, o meu quinto Sertões, esse ano um pouco diferente, nos moldes dos tempos atuais, em formato bolha, onde não vamos ter contato com o público. O trajeto parece ser bem desafiador, a gente sai de São Paulo e vai até o Maranhão, terminando nas areias de Barreirinhas. Estou bem confiante, bem feliz e muito bem preparado. O que me deixa mais feliz é que a primeira especial vai passar próximo da minha casa, na Serra da Canastra, e vou poder contar com a torcida da família e dos amigos. O meu objetivo é fazer uma prova consistente, ajudar a equipe a alcançar o lugar mais alto do pódio, andando rápido mas com segurança. A minha Yamaha WR 450F está perfeita, uma moto muito segura, muito boa, e eu tenho certeza de que com essa nova estrutura da Yamaha e com esse baita time a gente vai conquistar bons resultados. – TÚLIO MALTA – MOTO 2 – YAMAHA WR 450F


FONTE: YAMAHA RACING – FOTO: GUSTAVO EPIFÂNIO

LEIA MAIS:  VÍDEO: Melhores momentos da 13ª etapa do Dakar 2023