Uma nova moto elétrica está em andamento e pode estar pronta no final de 2020. O motor é um projeto conjunto entre a SPIKE Technologies e a Dohms Projects, com o apoio da Yamaha Motor Europe e da Federação Holandesa de Motociclismo – KNMV. A bateria que alimenta o motor foi desenvolvida pela SPIKE. A Dohms analisa a distribuição da unidade e do peso, entre outras coisas.
Estamos felizes em apoiar este projeto da Dohms junto com a SPIKE, disse Leon Oosterhof, da Divisão de Planejamento de Produto da Yamaha Motor Europe. Porque achamos importante motivar empresas e iniciativas como essa para impulsionar o desenvolvimento da tecnologia elétrica. Estamos ansiosos para testar e avaliar o protótipo para entender como a tecnologia Dohms e SPIKE se comporta em nosso chassi YZF.
Estou convencido de que o modelo elétrico que estamos construindo em breve será mais rápida que a atual geração de motos off-road existente, disse Bas Verkaik, da SPIKE. A grande vantagem de um motor elétrico é que o torque é muito maior. Isso dá mais poder de tração. Você pode dar uma volta mais rápida com ela.
Sou um grande fã do motocross, o cheiro de gasolina e o som de motores crepitantes, disse Patrice Assendelft, diretor da KNMV. Ao apoiar este projeto, realmente não desistimos dos motores de combustão tradicionais. Mas temos que olhar para o futuro. Agora ainda podemos fazer barulho. Mas se os circuitos enfrentarem limitações, precisamos estar preparados para o futuro. Uma máquina elétrica MX, que não emite substâncias nocivas e não faz barulho, facilita a prática do motocross.