Yamaha confirma 3 pilotos no mundial de motocross MX2




A Yamaha Motor Europe tem o prazer de confirmar uma formação de três pilotos para a equipe Monster Energy Yamaha Factory MX2 em 2023. A Yamaha e a equipe mantiveram os desafiantes ao título Jago Geerts e Thibault Benistant por mais uma temporada e estão prontos para receber o recém-coroado Campeão do EMX250 Rick Elzinga na briga. Todos os três pilotos assinaram para fazer a temporada com a Yamaha YZ250FM de fábrica no Campeonato Mundial de Motocross FIM MX2.

Com 32 vitórias em corridas e 42 pódios na MX2, Geerts é um candidato comprovado ao título. O belga de 22 anos está novamente perseguindo seu primeiro título mundial na MX2 nesta temporada e atualmente detém uma vantagem de 2 pontos na série com apenas uma rodada restante.

Embora seu objetivo seja ganhar a coroa MX2 este ano e defendê-la com sucesso no próximo, Geerts também está ansioso para fazer sua estreia no MXGP a bordo de uma Yamaha YZ450FM de fábrica em 2024.

As esperanças de título de Geerts em 2023 não serão sem um desafio do companheiro de equipe Benistant, que garantiu os títulos do campeonato EMX125 e EMX250 durante seus dez anos na Yamaha. Apesar de sua temporada de estreia no MX2 em 2021 ter sido interrompida por uma lesão, o francês de 20 anos acumulou duas vitórias e um pódio, terminando a temporada em oitavo na classificação.

A forma de Benistant continuou em 2022, com o jovem superando novamente uma lesão que o fez ficar de fora das três primeiras rodadas para reivindicar uma primeira vitória no Grande Prêmio, quatro vitórias e cinco pódios, colocando-o em quinto na classificação da série com uma rodada restante .

LEIA MAIS:  Copa Pro Tork Paraná de Motocross realiza etapa em Novo Itacolomi

Ao mesmo tempo, Elzinga trabalhou na pirâmide da Yamaha Racing com pódios no campeonato  EMX125, a bordo de uma YZ125 equipada com GYTR e uma campanha de título estelar na EMX250 a bordo de um YZ250F equipado com GYTR, na qual ele comemorou quatro vitórias em rodadas, cinco vitórias em corridas e seis pódio termina a caminho da coroa.

Como o recém-coroado Campeão Europeu EMX250, Elzinga conquistou seu lugar na equipe Monster Energy Yamaha Factory MX2 para sua primeira temporada completa na MX2.

Este é o meu quinto ano com a Yamaha e estou muito feliz por estender meu contrato por mais dois anos. Trabalho bem com a equipe e já temos uma boa moto configurada, então é bom entrar no período de inverno com uma base forte. O objetivo será o mesmo deste ano, queremos lutar pelo título mundial novamente e acho que estaremos lá. Estou realmente ansioso por isso. – Jago Geerts, Monster Energy Yamaha Factory MX2 Team

Estou com a Yamaha há muito tempo, desde que corria em uma YZ125, então estou feliz em continuar com eles por pelo menos mais dois anos. Sinto-me bem na YZ250FM de fábrica e tenho muita confiança na equipa à minha volta, por isso estou certo de que podemos ser candidatos ao título do Campeonato do Mundo. Obrigado à minha equipe pelo apoio e obrigado à Yamaha por acreditar em mim. – Thibault Benistant, Monster Energy Yamaha Factory MX2 Team

Tornar-se um piloto de fábrica é muito motivador. Eu fiz algumas rodadas de MX2 este ano como piloto de wild card e adorei. Correr ao mais alto nível com a equipe MX2 mais prestigiada da Yamaha é um sonho tornado realidade. Isso me deu um impulso extra de motivação para dar ainda mais, e estou determinado a fazer o trabalho na MX2 no próximo ano. – Rick Elzinga, Monster Energy Yamaha Factory MX2 Team

Estamos felizes em estender nosso contrato com Jago e Thibault e dar as boas-vindas a Rick na equipe de fábrica. Todos os três pilotos são candidatos ao título e muito talentosos. Jago demonstrou consistentemente seu potencial de título com várias vitórias em corridas e pódios, perdendo apenas o prêmio final por azar. Ele terminou em terceiro em 2019 e em segundo em 2020 e 2021, então seu objetivo para esta temporada e a próxima é claro; para primeiro vencer e depois defender com sucesso o título mundial. Acreditamos verdadeiramente que ele tem a capacidade e o apoio necessários para atingir esses objetivos. Quanto a Thibault, ele é um produto do programa de corridas da Yamaha, que está conosco há mais de 10 anos. Com a Yamaha, ele progrediu na hierarquia, garantindo o título EMX125 com uma YZ125 e o título EMX250 com a YZ250F equipado com GYTR, e é uma história semelhante para Rick também. Ambos são exemplos perfeitos de como um piloto pode se desenvolver e progredir na família Yamaha. Estamos ansiosos para comemorar ainda mais conquistas no futuro. – Alexandre Kowalski, Gerente de Corridas Off-Road da Yamaha Motor Europe


LEIA MAIS:  Mattia Guadagnini e Liam Everts fora da abertura do mundial de motocross