Vinicius Calafati é campeão brasileiro de Enduro FIM 2019




Atleta da equipe KTM Sacramento vence final e conquista título na categoria E3

Patrocínio (MG) recebeu os principais pilotos do país neste fim de semana, dias 14 e 15, na sétima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019. Disputada sob forte calor, a rodada decisiva definiu a acirrada disputa pelo título na categoria E3 consagrando campeão Vinicius Calafati, da equipe KTM Sacramento. O paulista garantiu o topo do pódio liderando os dois dias com sua KTM 300 EXC.

Calafati acelerou forte e ditou o ritmo na corrida decisiva.

“A etapa final foi uma das mais duras do ano, muito desgastante, com muito calor e um deslocamento longo e difícil. Foram 5 CHs (controles de horário) por volta, então foi tudo apertado, digno de uma final, onde o mais bem preparado fisicamente se sairia melhor. Nos dois dias consegui ganhar a categoria E3 e ser o terceiro na geral (Enduro GP). Estou muito feliz com meu desempenho e estamos prontos para 2020. Agradeço a todos da KTM Sacramento, os pilotos da equipe, os mecânicos, seu Ivan, meu pai e meus familiares, porque sem eles este título não seria possível”, destaca.

Vinicius Calafati na final do Brasileiro de Enduro FIM 2019 – Foto: Rogério Leite

Ao longo da temporada o campeão foi crescendo na classificação.

“Esse campeonato foi um dos que eu mais aprendi na minha vida. Tive alguns problemas pessoais nas primeiras etapas e certa dificuldade de adaptação com a moto”, explica o campeão que saiu de um modelo 4 tempos para um 2 tempos. “Fui me superando, treinando muito e aprendendo a andar com a 2 tempos. Da terceira etapa para frente comecei a me soltar e ir pra cima. Estou muito feliz com meu desempenho no ano e com o título brasileiro na E3, o quarto da minha carreira, já que também tive dois na EJ e um na E2. Quero parabenizar meus concorrentes que fizeram um ótimo campeonato e me fizeram evoluir bastante”, completa Calafati.

A etapa foi cheia de imprevistos para os demais pilotos do time, no entanto todos conseguiram completar a temporada entre os melhores de suas respectivas categorias. Lolo Anton teve uma indisposição durante o primeiro dia e precisou ir ao hospital se reidratar, mesmo assim completou as duas fases conquistando a quarta posição da classe E1 no campeonato. Felipe Legarrea, depois de torcer o joelho no Super Prime e sofrer uma queda na última volta do sábado, optou por não largar no domingo, pois o terceiro lugar na classificação da categoria E2 já estava garantido. Situação semelhante viveram Murillo “Caipirinha” e Fernando Splinder que também não largaram no segundo dia. Caipirinha sofreu uma torção no joelho e optou por se preservar mantendo o terceiro lugar no campeonato da EJ, enquanto Splinder passou por um problema mecânico no primeiro dia e no seguinte trabalhou no apoio aos companheiros de equipe completando a temporada da E40 na quarta colocação.

LEIA MAIS:  Ryan Dungey analisa aposentadoria, mas a decisão fica para Vegas

A equipe KTM Sacramento é patrocinada por KTM, Dafra, Motul, Alpinestars, Bell, 100% e Edgers.

Classificação final do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019:

E3
1. Vinicius Calafati, 279 pontos – KTM Sacramento
2. Gustavo Pellin, 273 pontos
3. Crispy Arriegada, 262 pontos
4. Nicolás Rodriguez, 96 pontos
5. Paulo Amorim, 38 pontos

E1
1. Bruno Crivilin, 300 pontos
2. Júlio Cesar Ferreira, 263 pontos
3. Rômulo Bottrel, 251 pontos
4. Lolo Anton, 221 pontos – KTM Sacramento
5. Tiago Wernersbach, 208 pontos

E2
1. Romain Dumontier, 300 pontos
2. Gabriel Soares, 251 pontos
3. Felipe Legarrea, 230 pontos – KTM Sacramento
4. Diego Colett, 136 pontos
5. Ithalo Resende, 76 pontos

EJ
1. Patrik Capila, 300 pontos
2. Willian Lauers, 287 pontos
3. Washington Murillo “Caipirinha”, 220 pontos – KTM Sacramento
4. Gabriel Mattos, 170 pontos
5. Augusto Benvenutti, 107 pontos

E40
1. Cassiano Tebaldi, 269 pontos
2. Erasmo Klering, 251 pontos
3. Adriano de Avila, 249 pontos
4. Fernando Splinder, 206 pontos – KTM Sacramento
5. William Meneses, 185 pontos


FONTE: PUBLIX – FOTO: ROGÉRIO LEITE