VÍDEO: Yamaha entra no mundo elétrico com a nova moto trial TY-E




Entrando no mundo elétrico, a marca  japonesa anunciou oficialmente seus planos futuros com seu novo modelo elétrico, a TY-E. Isso aconteceu poucos dias depois de a Yamaha ter registrado uma patente para o nome TY-E, que agora está em fase de protótipo.

Visando as corridas da edição de 2018 da FIM Trial-E Cup na França e na Bélgica, os competidores da Yamaha Factory Racing trabalharam na unidade “Evolving R & D” da Yamaha para dar continuidade a esse conceito radical. Trata-se de uma máquina leve, de baixo peso e alta velocidade, de 154 lbs, construída para enfrentar terrenos ruins.

Com as motos elétricas começando a ficar na moda nos dias de hoje, a KTM foi a primeira grande montadora a oferecer a Freeride E, que oferece diversão em todo-o-terreno em um pequeno pacote. A plataforma ‘Freeride E’ revolucionou as motos elétricas de enduro com uma motocicleta ágil, leve e livre de ruído que quebrou o molde da maneira como o enduro está sendo aproveitado atualmente. Perfeito para os jovens pilotos que estão entrando na cena do enduro.

A Yamaha elevou esse nível com a TY-E. Graças à sua estrutura monocoque CFRP (polímero reforçado com fibra de carbono), oferece um estilo fino e espaço suficiente para a configuração do motor e da bateria. O motor elétrico de alta potência compacto de alta rotação oferece um torque potente tanto em baixa velocidade quanto em alta aceleração.

Com a embreagem mecânica, o piloto pode dispor de energia e controle instantâneos e o volante otimizado promete excelente desempenho de tração em uma moto que pesa apenas 150 lbs. Uma tecnologia precisa de controle de motores manterá as respostas nos níveis elevados para dar uma vantagem na competição.

LEIA MAIS:  Adam Raga passa por cirurgia

Tudo isso foi conseguido pelo programa Evolving R and D do fabricante, onde os funcionários têm a liberdade de dedicar 5 por cento de suas horas de trabalho para desenvolver novos conceitos inovadores como este TY-E. A TY-E estará em exibição no estande da Yamaha Corporation no Tokyo Motorcycle Show deste ano.

O TY-E fará sua estreia no FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme) Trial E-Cup, que está em seu segundo ano. É o único evento da FIM onde as motocicletas elétricas de todos os outros fabricantes vão estar frente a frente. Este ano, duas corridas estão agendadas para Auron, na França, dias 14 a 15 de julho, e a Comblain au Pont, na Bélgica, em 21 a 22 de julho.

Pilotar o TY-E será missão de Kenichi Kuroyama, que está em 2º lugar na Superclasse IA do Campeonato de Trial All Japan. A Yamaha ainda não divulgou as especificações do motor e da bateria.


FONTE: TOP SPEED