A Yamaha está colocando algumas cartas na mesa para conseguir se tornar líder absoluta no segmento das motos aventureiras. A marca japonesa apresentou recentemente, durante o Salão de Milão, o Ténéré 700 World Raid, um protótipo que pode acabar sendo utilizado para adiantar o lançamento de um novo modelo de produção, que ainda não tem data para ser vendido.
Os modelos foram pensados basicamente no que era feito nas famílias mais clássicas lançadas pela Yamaha, sendo que muitas delas acabaram se tornando famosas especialmente por reinar em provas como Rally Dakar.
A moto conceito, apesar de ser baseada nos modelos mais clássicos, conta com uma série de novidades que prometem tornar a moto extremamente relevante. O modelo é de baixo peso e conta com um chassi completamente estilizado, oferecendo assim um rendimento rústico. Toda a moto foi criada para condução extrema em ampla variedade de terrenos.
O motor que foi colocado nessa moto é um compacto CP2 de 689 cm³, que consegue entregar uma ampla faixa de torque e tração, que acaba fazendo com que a moto aventureira se torne excelente tanto para o campo quanto também para a estrada. O conceito apresentado se utiliza ainda do motor bicilíndrico crossplane utilizado na Yamaha MT-07 e que incorpora um escape personalizado Akrapovič.
A Yamaha confirma também que o chassi de aço passou por uma série de modificações e acabou sendo melhorado nas extremidades, buscando justamente a otimização tanto off-road quanto também no asfalto. A altura do assento também é menor, para que seja acessível para uma maior quantidade de pilotos.
Outra novidade do conceito é o quadro de instrumentos que acabou sendo desenhado para permitir a instalação de mais equipamentos, como alguns dispositivos que permitem a navegação.
Teste diferente
A Yahama confirmou que pretende fazer alguns testes diferentes com sua moto conceito Ténéré. A ideia é colocar o modelo para rodar ao redor do mundo durante o ano de 2018. Está sendo selecionado um time de pilotos que deverão enfrentar etapas cheias de aventura ao redor do planeta. A Yamaha já confirmou que a moto deve passar pela América, Austrália, África e também pela Europa.
O modelo ainda não tem previsão para se tornar uma moto fabricada comercialmente.
FONTE: SALAODOCARRO