VÍDEO: Fantic apresenta os modelos motocross 2023




A Fantic lançou sua linha 2023 XX (motocross) com grandes atualizações para os modelos 250 e 125 dois tempos, além da 250 quatro tempos.

Desenvolvidas com “compartilhamento contínuo de conhecimento da divisão de corridas”, a Fantic diz que suas motos de produção padrão têm muito o que se gabar: o quinto lugar de Davide Guarneri no Campeonato Mundial de EnduroGP (P2 na classe E1), um dos três primeiros na classe Youth 125 no ano passado, além de Harry Edmondson atualmente liderando a classe Juvenil e Daniel Milner também pressionando por pódios no geral nesta temporada – é uma lista que deve encerrar a brigada ‘sim, mas é um design YZ da Yamaha de anos atrás’.

No lado MX, as motos tem obviamente uma especificação diferente – embora venham da mesma plataforma da Yamaha que as motos de base – elas podem contar o Campeonato Europeu EMX250 de 2021 e o Campeonato Mundial Júnior de 125 em seus livros de recordes.

A linha dois tempos “extensivamente renovada” – nova, ‘sem ferramentas’, caixa de ar de acesso mais rápido

Análise de fluxo e testes com os pilotos e engenheiros oficiais da fábrica Fantic significam um ajuste nas caixas de ar para melhor acesso, “desempenho máximo” e “impurezas mínimas garantidas, apenas ar fresco, entra no filtro TwinAir”, diz Fantic.

Os painéis laterais traseiros são completamente novos com “conchas plásticas simplificadas e desimpedidas”, além de um novo assento, mais conforto e liberdade de movimento de pilotagem, graças a mais informações das equipes de corrida de fábrica.

2023 XX250 dois tempos

Não estamos cansados ​​do ressurgimento de modelos de dois tempos de maior capacidade nos últimos anos.

LEIA MAIS:  Maiara Basso, da Honda Racing, vence em Interlagos e amplia vantagem no Brasileiro de Motocross

A Fantic diz que su a250 2T “preenche a lacuna com seus rivais de quatro tempos” e que é “toda adrenalina e poder explosivo”.

A moto base é essencialmente a mesma para 2023, mas eles desenvolveram a ergonomia, em parte graças aos painéis laterais e da caixa de ar mencionados anteriormente, além de um novo tanque de combustível de oito litros que, segundo eles, torna a moto mais simplificada para pilotar.

Outros detalhes dignos de nota em torno das especificações da XX250 incluem o pistão da equipe Maddii Factory, que eles dizem estar atualmente dominando alguns campeonatos de corrida.

Três modelos 2023 disponíveis agora … XXF 450 para o final do ano

A XX125 dois tempos da Fantic é a base para uma lista de campeonatos do ano passado em MX e enduro. O carburador Keihin de 38 mm com um jato de energia controlado por solenóide ajuda a impulsionar este foguete.

A câmara de expansão cromada é especialmente projetada pelo departamento de P&D da Fantic com um silenciador feito com um corpo de alumínio extrudado que atende aos requisitos da FIM em termos de teste de som.

A unidade de controle CDI, também desenvolvida diretamente pelo departamento de corridas da Fantic, “garante uma combustão perfeita a cada rpm” com a ignição eletrônica.

Suspensão KYB

As dois tempos XX125 e XX250 de 2023 são construídos em torno do quadro de alumínio semi-duplo da Yamaha, que pesa oito quilos. Da mesma forma, as unidades de suspensão Kayaba são uma referência de longa data para motos off-road com uma variedade versátil de ajustes para qualquer nível de piloto que você seja.

A Fantic adota os garfos de cartucho fechado Kayaba SSS (Sistema Sensível à Velocidade) de 48 mm totalmente ajustáveis e monochoque com curso de roda de 300 mm / 315 mm na frente e atrás.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Seleção dos tombos em Budds Creek

Mapeamento

A Fantic XX125 e XX250 vêm com duas configurações de mapeamento do motor como padrão, acessadas por meio de um interruptor no guidão. O mapa suave atrasa o tempo de ignição para uma entrega mais suave em terrenos mais difíceis e lama. A Fantic diz que é responsivo, mas gerenciável sem sacrificar a potência máxima. O mapa rígido libera todo o poder.

Modelos quatro tempos

As XXF 250 e XXF450 (que chegam no outono) compartilham o chassi, suspensão KYB, unidade de controle de corrida e o “e-Package” da Fantic, o que significa que você pode adaptar as motos às condições. Principalmente, isso significa mapeamento personalizado com o aplicativo WiGET, que permite controlar facilmente a ECU a partir do seu smartphone, fornecendo efetivamente várias opções.

A Fantic Racing desenvolveu seus próprios mapas para diferentes condições ou cria sua própria configuração de motor ideal para se adequar ao tipo de terreno e às condições climáticas com o aplicativo. Também permite ler o horímetro da moto, adicionar notas de serviço, obter diagnósticos e visualizar dados do motor em tempo real, tudo através da tela do seu smartphone.

Soma-se a isso o controle de tração e lançamento de série com o Fantic e-Package nos modelos 4T. Isso inclui o controle de tração e lançamento GET com vários níveis de ajuste disponíveis como padrão e com a tela LC-GPA localizada no para-lama dianteiro.

Mais informações acesse: www.fanticmotor.it