Um novo vídeo acaba de aparecer nas redes sociais e mostra detalhes sobre a nova BMW R 1250 GS , não só sobre o funcionamento do seu novo motor como imagens da sua estética para 2019.
O novo sistema “Shiftcam” introduzido no motor 1250cc da nova GS responde à posição do acelerador e faz atuar um sistema que desloca o virabrequim lateralmente, alternando a atuação do mesmo entre dois perfis distintos. Em acelerações suaves o comando de válvula atua provocando uma menor abertura das válvulas de admissão e escape e proporcionando uma entrega de potência mais suave. Quando o acelerador é aberto de forma mais decidida faz atuar o comando provocando a abertura total das válvulas e despejando seus 136 hp de potência.
No fundo é um sistema de abertura variável de válvulas que já utilizado no passado, como por exemplo no motor da Ducati Testastretta, que faz avançar ou atrasar o virabrequim para conseguir maior torque a baixa rotação sem prejudicar a potência em alta rotação, sendo que o perfil do virabrequim mantém-se idêntico no motor da Ducati.
Também o sistema VTEC da Honda é semelhante ao BMW Shiftcam embora o da Honda feche algumas das válvulas por completo. A rotações mais altas a pressão hidráulica de óleo no motor VTEC da Honda aumenta e faz abrir as restantes válvulas do motor para que este entregue toda a sua potência.
Fica a dúvida se a BMW conseguirá dotar a sua nova GS de uma transição suave entre as duas fases como na Ducati ou se o sistema irá fazer com que a passagem seja mais brusca como no motor da Honda… contamos ter mais informação brevemente.
Observem o seu funcionamento
https://youtu.be/gYcoUIIsO5c
FONTE: MOTOSPORT