Billy Bolt, da Husqvarna Factory Racing, conquistou a vitória na segunda rodada do Campeonato Mundial FIM SuperEnduro 2023 em Riesa, Alemanha. No que provou ser uma noite emocionante, o atual Campeão do Mundo superou várias corridas cheias de incidentes para garantir o degrau mais alto do pódio e aumentar sua vantagem de pontos.
Com a casa cheia de espectadores em Riesa, Billy não perdeu tempo em fazer um show. Fazendo a SuperPole, Bolt liderou com sua FE 350 por mais de um segundo e meio.
Ansioso para manter essa forma pelo resto da noite, Bolt saltou no frente após a queda do gate da primeira corrida com perfeição para reivindicar o holeshot e assumir a liderança no início. Estabelecendo um ritmo rápido, Billy pressionou bastante para aumentar sua vantagem. No entanto, um ligeiro lapso de concentração ultrapassando os pilotos que deram voltas permitiu que o rival Jonny Walker escapasse momentaneamente. Reagrupando-se imediatamente, Billy colocou sua Husqvarna de volta na frente e, a algumas voltas do fim, ele atacou forte para se livrar de uma margem de vitória de cinco segundos.
Com a ordem de largada invertida para a corrida dois, Billy fez sua agora habitual largada cautelosa para a corrida. Fazendo uma carga, ele ficou em segundo lugar na segunda volta. Enredando-se com Walker enquanto desafiavam a liderança, os dois pilotos caíram no canto da areia. Bolt se levantou rapidamente e uma volta depois abriu caminho para a liderança. No entanto, apesar de ter uma vantagem confortável, uma queda na penúltima volta o derrubou para quarto. Lutando muito para se recuperar, ele cruzou a linha de chegada em terceiro, apesar de um confronto dramático com Taddy Blazusiak, que viu os dois pilotos caírem na terra após a bandeira quadriculada.
Deixando a corrida dois para trás, Billy se concentrou em vencer a corrida três para selar a vitória geral na Alemanha. Terceiro na largada, ele assumiu a liderança na primeira volta apenas para cair mais uma vez na subida rochosa. Um segundo acidente o derrubou de volta para o terceiro lugar. Subindo para o segundo lugar, ele enfrentou uma desvantagem de cinco segundos para o líder Walker a três voltas do fim. Musculando seu FE 350 ao longo do percurso, ele finalmente empatou com Walker e assumiu a liderança a uma volta do fim. Desta vez, segurando-se firme, ele conquistou uma dramática e árdua vitória na terceira corrida para garantir o degrau mais alto do pódio em Riesa.
O Campeonato Mundial FIM SuperEnduro 2023 continua com a terceira rodada em Budapeste, Hungria, em 4 de fevereiro.
Tornei a vida difícil para mim esta noite, mas estou feliz por ter saído por cima no final. Foi muito agitado na pista a noite toda e, para ser honesto, cometi muitos erros estúpidos. Eu levanto minhas mãos para isso. A velocidade estava lá, mas com apenas uma boa linha na pista, erros eram facilmente cometidos. Talvez esta noite tenha sido sobre sacudir as férias de Natal, mas sinto que tenho espaço para melhorar para a terceira rodada. No geral, terminei no topo do pódio e ampliei minha vantagem de pontos, então estou feliz com o resultado e ansioso por Budapeste. – Billy Bolt
FONTE: HUSQVARNA FACTORY – FOTO: Nicki Martinez | Enduro21