VÍDEO: A nova KTM 85 SX 2025

Foto: KTM



Preenchendo a lacuna entre a KTM 65 SX e a KTM 125 SX, a KTM 85 SX 2025 oferece aos jovens pilotos a plataforma ideal para se lançarem em competições de motocross em tamanho real, prontos para pegar o bastão e continuar seu domínio na classe de 85 cc.

A KTM 85 SX 2025 foi desenvolvida para ser o mais próximo possível de uma versão reduzida de uma máquina KTM Motocross de tamanho real, com testes internacionais na Europa, América do Norte e Austrália. Isto resultou numa versão de 85 cc que não só parece ser um irmão maior, mas também se comporta como eles, partilhando os mesmos elevados níveis de qualidade e atenção aos detalhes.

Para 2025, a KTM 85 SX foi atualizada significativamente para melhorar as características de dirigibilidade, aumentar a confiança do piloto e melhorar o desempenho do motor na faixa de baixa a média rotação.

Um quadro, um chassi auxiliar e um braço oscilante completamente novos fornecem a base para a atualização da geração anterior. Com base no conceito de quadro KTM SX de tamanho real, o quadro de aço cromo molibdênio de alta resistência integra parâmetros de flexibilidade longitudinal e rigidez torcional cuidadosamente calculados para um feedback incomparável do piloto, absorção de energia e estabilidade em linha reta. Ele é acoplado a uma subestrutura de alumínio reforçada com fibra de vidro de poliamida de 1 peça, reduzindo o peso total e fornecendo uma plataforma para integração dos componentes eletrônicos. Fabricado usando um processo de fundição por gravidade, o braço oscilante de alumínio de peça única oferece resistência excepcional com peso mínimo. A topologia foi otimizada para máxima rigidez e um processo de fundição aprimorado reduz o peso em 300 gramas. Além disso, foi instalado um eixo traseiro de 20 mm para otimizar e combinar as características flexíveis do chassi.

LEIA MAIS:  Husqvarna Power Husky/Goldentyre vai brigar por pódios na final do Brasileiro de Motocross

O novo quadro também permitiu uma nova experiência de condução com uma cabeça de direção a 63,5° — grau mais plana do que a geração anterior — e movida para trás em 6 mm. Isto ajudou na estabilidade em curva e numa sensação mais firme na aceleração a alta velocidade, apoiado ainda por um ângulo de direção mais amplo de 35°, que melhorou o ângulo de direção em 2° em relação ao seu antecessor.

A posição do motor também foi ajustada, com uma rotação de 3° para cima para manter um ponto de conexão mais direto com o braço oscilante. Isso permitiu a distribuição de peso mais eficaz ao realizar saltos.

Em relação às atualizações de suspensão, a versão 2025 da KTM 85 SX se beneficia de um mono amortecedor WP XACT totalmente novo e totalmente ajustável, refletindo a mais recente tecnologia encontrada na linha de motocross em tamanho real. Ligado diretamente ao braço oscilante em formato PDS, o mono amortecedor WP XACT possui um ponto de montagem diferente da geração anterior, permitindo um design de amortecedor traseiro mais compacto e com curso mais curto. Isso proporciona melhor feedback do piloto e estabilidade em saltos maiores e pistas irregulares.

Uma atualização notável em relação à geração anterior é um curso de suspensão inferior de 289 mm em comparação com 305 mm no modelo anterior. Isto ajudou dramaticamente no controle do ressalto e da compressão no amortecedor traseiro, com uma sensação mais firme, melhor tração e manuseio geral.

Na frente, KTM 85 SX mantém o garfo WP XACT USD AER de 43 mm, leve e comprovado no campeonato. Em comparação com a geração anterior, a pressão do ar é ajustada para 4,8 bar em relação aos 5,0 bar anteriores para uma condução mais suave e conformidade da suspensão.

LEIA MAIS:  Juatuba será a casa da 2ª etapa do Campeonato Mineiro de Motocross

Um motor atualizado melhorou a potência na faixa de baixas e médias rotações e aumentou o torque para desempenho. Isso é possível graças a um novo cabeçote e vela de ignição, escapamento, e configurações atualizadas do carburador.

As mudanças na nova geração KTM 85 SX também se estenderam à aparência geral, com uma carroceria totalmente nova e mais fina imitando a da linha KTM SX de tamanho normal. Este novo visual também é funcional, permitindo um melhor contato com as botas dos jovens pilotos quando estão em pé. Novos pedais, um radiador maior e braçadeiras triplas aprimoradas completam as mudanças.

A KTM 85 SX 2025 é outro exemplo da dedicação da KTM ao mini-cross, com a mesma quantidade de energia e atenção voltada para o desenvolvimento das corridas de base que ela transmite no nível do Supercross.

A nova KTM 85 SX sairá da linha de produção da Áustria em julho e estará disponível nas concessionárias autorizadas KTM a partir de agosto. Para mais informações, visite KTM.com


FONTE: KTM