VIDA DE MECÂNICO: Nicolas Noge da Honda HRC




Ser mecânico de uma equipe ou piloto de classe mundial não é uma tarefa fácil. Esses são os caras que gastam horas e horas girando as chaves para alguns dos principais pilotos do Campeonato Mundial de Motocross FIM.

Perto do final da temporada de 2020, a Infront conversou com vários mecânicos das melhores equipes do paddock para aprender mais sobre seus rituais pré-corrida, estratégias, ferramentas essenciais e como é um dia típico para um mecânico.

NICOLAS NOGE

EM 2020 MECÂNICO DE: Tim Gajser, Equipe HRC

NACIONALIDADE: francês


QUAIS SÃO OS ITENS DEVEM TER NA SUA MOCHILA ANTES DE LEVAR PARA A LINHA?

As ferramentas básicas, como as ferramentas para as rodas, se algo acontecer. Também coloco coisas para o piloto como, óculos, luvas sobressalentes, papel para limpar as lentes e pronto.

QUAL É A SUA FERRAMENTA FAVORITA OU A MAIS UTILIZADA?

A chave T de 8 mm. É o que uso mais para os plásticos, e tantas outras partes da moto.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PREPERAÇÃO DO CAMINHÃO ANTES DO INÍCIO DAS CORRIDAS?

Sim, claro que carrego o caminhão, isso é uma das coisas mais importantes porque quando você chega na pista para a corrida você deve ter todas as peças de reposição que você precisa. Principalmente para nós porque a HCR tem peças muito especiais que não são padrão, então é ainda mais importante para mim ter tudo dentro do caminhão no lugar correto.

VOCÊ USA MUITAS PALAVRAS-CHAVE NA PITBOARD. EXISTE UMA ESTRATÉGIA POR TRÁS DELAS?

Não temos uma estratégia específica; depende da posição que ele [Tim] está. Então, eu dou conselhos sobre se ele precisa acelerar ou não, no caso, por exemplo, se ele não teve um bom começo.

QUAL É A SUA ROTINA DE ‘DIA NORMAL’ VS A SUA ROTINA DE ‘DIA DA CORRIDA’?

No dia da corrida, começamos a verificar a moto para nos certificarmos de que está tudo bem. Deve aproveitar bem o tempo que dispõe, porque estamos sempre com pressa e não podemos relaxar um segundo e é proibido cometer erros. Em um dia normal, a situação é mais tranquila. Eu trabalho na moto, mas posso fazer tudo e levar meu tempo sem precisar ter pressa.

SER MECÂNICO É MAIS DO QUE OLHAR SOMENTE PARA A MOTO. VOCÊ CONCORDA QUE ÀS VEZES VOCÊ PRECISA TAMBÉM DE APOIAR SEU PILOTO DE UM LADO PSICOLÓGICO?

É claro. O piloto e o mecânico têm uma relação muito forte. O piloto tem que acreditar 100% no seu trabalho e não ter dúvidas sobre o que você faz com a moto, assim ele pode ficar tranquilo e focar apenas na corrida. Às vezes até nos entendemos sem falar.

VOCÊ TEM ALGUNS RITUAIS PRÉ-CORRIDA COM TIM GAJSER?

Nada especial. Antes de começar, desejo-lhe “boa sorte” e é isso, tenho sempre a certeza que ele fará o seu melhor.

O QUE SIGNIFICA SER MECÂNICO DE UM CAMPEÃO MUNDIAL?

Tenho orgulho de ser o mecânico de Tim Gajser e, claro, estou muito feliz por estar nesta posição.


FONTE: MXGP – FOTO: DIVUGAÇÃO

LEIA MAIS:  Tudo pronto para a segunda etapa do Paranaense de Motocross, em Mandaguari