Vai começar a segunda temporada da UTV CUP




Pardinho é a cidade escolhida para receber a primeira etapa da competição, disputada no formato Baja. Criação da categoria Feminina é uma das novidades do campeonato de 2023

Hora de apertar o cinto e aguardar pela luz verde para começar a acelerar. Depois do sucesso da primeira temporada da UTV CUP – campeonato de rally baja destinado aos UTVs e aberto para todas as marcas – a competição retorna no próximo sábado (1º de abril), com a primeira das cinco etapas do calendário 2023. A cidade de Pardinho (SP) sedia a disputa, com o percurso montado na Fazenda Real.

O circuito de 30 quilômetros, que já agradou no ano passado, sofreu algumas alterações para desafiar ainda mais pilotos e máquinas. Boa parte da pista é gramada em meio a laranjais, o que traz uma condição de aderência diferente. Se o piso é bom em sua maioria, não faltam pontos com erosões que exigirão atenção e cuidado redobrados.

Além disso, trechos mais velozes se misturam a outros travados para proporcionar uma prova completa. Com o formato Baja, não há planilha e as referências ao longo do percurso são sinalizadas no próprio caminho. O que favorece a capacidade de leitura do terreno e a rapidez para a tomada de decisões. Ao todo serão três voltas, com apenas 2,4 quilômetros de deslocamento em cada uma.

Um dos objetivos da UTV Cup com seu formato compacto – toda a ação ocorre em um único dia –, é atrair novos praticantes para o esporte. Uma das novidades deste ano é justamente a criação de uma categoria Feminina, que dará às mulheres inscritas a chance de brigar por dois títulos, já que também lutarão pela vitória nas categorias tradicionais.

LEIA MAIS:  Baja dos Campeões premia seus vencedores

Uma das pilotas confirmadas é Raisa Carida, que dá seus primeiros passos na modalidade. Irmã de Richard Carida, um dos destaques nas provas de Rally Baja e Cross-Country no país, ela tem agora a chance de seguir o mesmo caminho.

Sempre acompanhei e gostei do rally, mas nunca tive uma oportunidade de competir. Esse ano consegui que minha família me apoiasse e me ajudasse a participar, comenta.

Além do orgulho por levar a participação feminina, ela encara a prova de Pardinho da UTV Cup como um grande aprendizado e, por isso, começa com expectativas contidas, mas com uma grande vontade.

Buscarei me divertir, aprender e vivenciar mais a fundo o rally. O que vier depois disso é lucro. Sei que tenho muito a evoluir, mas quero mostrar que mulheres podem competir com os homens, prossegue.

Ainda, entre os inscritos há nomes experientes em busca de mais uma conquista para os respectivos currículos. E a briga entre as marcas promete mais uma vez ser atração à parte. As inscrições para a primeira etapa da UTV Cup seguem abertas e podem ser feitas no www.rallymakers.com.br

UTV Cup

Primeira etapa: Pardinho (SP)

Programação 

31/03 (sexta-feira)

10h – Abertura do Parque de Apoio

14h – Secretaria de Prova e vistorias

01/04 (sábado)

8h – Secretaria de Prova e vistorias

9h – Briefing

9h30 – Largada volta de reconhecimento

10h30 – Largada Prova 1

12h30 – Largada Prova 2

14h30 – Largada Prova 3

16h30 – Premiação

A 1ª etapa da UTV Cup tem patrocínio e apoio de Cotton Racing, Kondz, Hospital Unity, Prefeitura Municipal de Pardinho e MEM Motorsports


FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS – FOTO: Nelson Santos Júnior/PhotoAction

LEIA MAIS:  RALLY RN 1500: Equipe Can-Am Monster Energy defende liderança no Nordeste