UTV CUP abriu a temporada 2025 com uma disputa definida no “piscar de olhos”

Foto: Nelson Santos Júnior/PhotoAction



Quatro segundos foi o tempo que definiu o campeão da primeira etapa da UTV CUP que, com um grid altamente qualificado, já mostrou que este será um ano extremamente competitivo. O piloto Júnior Siqueira foi quem fez a diferença, sendo o mais rápido do dia

O que são quatro segundos? Essa foi a diferença de tempo que definiu o pódio da primeira etapa da UTV CUP, que escolheu para a abertura da temporada 2025, a cidade de Socorro (SP) – localizada na Serra da Mantiqueira e conhecida como a Cidade da Aventura. A prova aconteceu neste último sábado (08), e teve 31 km em trilhas de serra com terreno bom para acelerar, com direito a muitas subidas e descidas, trechos sinuosos e curvas bem técnicas que, inclusive, foram determinantes no tempo obtido por cada piloto.

Válida também pelo Paulista de Rally CUP, a competição se consolidou como uma das principais do cenário nacional e, além dos paulistas, também atrai participantes de outros estados, a exemplo do paranaense Diego de Oliveira, que veio de Curitiba para estrear no rally baja. Mas ainda teve mineiros, catarinenses, gaúchos e, até mesmo, paraenses.

Grid forte

A primeira etapa da UTV CUP reuniu grandes nomes do Rally Baja, como os Varela, conhecidos como a “Família da Poeira”. O pai, Reinaldo, tricampeão mundial, e os filhos, Gabriel, Bruno e Rodrigo, fizeram questão de marcar presença e elevaram o nível técnico da disputa. “Vamos fazer a temporada inteira e buscar esse título” afirmou Rodrigo que, inclusive fez a volta mais rápida do dia (na terceira bateria) no tempo de 23min30seg12 (e ocupou o quarto lugar na geral).

Quem não poderia ficar de fora foi o atual bicampeão da UTV CUP, Guilherme Cysne, que acelerou em casa (e anfitrião dessa etapa). Porém, problemas mecânicos o tiraram da disputa pelo pódio na última volta da competição, ocupando assim a 14ª posição do ranking geral.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Os melhores momentos da 4ª etapa do Dakar

A festa na cidade de Socorro foi do piloto Júnior Siqueira (de São Carlos, SP). Acelerando um UTV Polaris RZR Pro R, ele travou uma disputa incrível com o piloto Pedro Bianor Júnior (Can-Am Maverick R), que faz o seu terceiro ano de rally. A definição do caneco ficou para a terceira volta e, por apenas quatro segundos de vantagem, Siqueira levou a melhor.

Acelerei no meu limite, tudo o que eu podia, por isso, reconheço que o Bianor pilotou demais, veio junto o tempo inteiro. E isso é ótimo para o campeonato, pois nos traz evolução técnica e valoriza cada vitória, ressaltou o campeão, que completou. Minha segunda participação na UTV Cup e a primeira vez que venço. A prova foi sensacional, muito técnica, um grid fantástico e a pilotagem fez a diferença. Os tempos foram sempre muito próximos. Procurei ser constante, fui o mais rápido na primeira volta, cometi um pequeno erro na segunda e a terceira foi perfeita.

Ele também venceu na categoria RC Over 45.

Navegador com participação em provas internacionais e inúmeros títulos, Humberto Ribeiro, o Piauí, ajudou o piloto Rodrigo Noll a terminar na frente na UTV Double e elogiou bastante o evento.

É um conceito interessante de rally, de um único dia, com uma logística facilitada e trechos cronometrados bem interessantes. O formato da UTV CUP é um combo perfeito. E a primeira etapa para nós foi ótima, além da vitória na categoria, ficamos em quarto na geral. 

Na UTV Feminina, Helena Deyama, outra que dispensa apresentações, superou Raquel Stein.

Os demais campeões por categoria foram: Rodrigo Varela (RC 1+), Pedro Biano Júnior (RC 1), Israel Buscaratti (RC 2), André Reis (RC 3), Marco de Sordi e Carlos Martinati (Double Master).

LEIA MAIS:  Van Beveren e Schareina ficam mais próximos da liderança no Rally Dakar 2025

O diretor-geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio se mostrou mais que satisfeito com o balanço do primeiro desafio do ano.

Não poderíamos pensar em um início melhor para a UTV Cup. Fomos muito bem acolhidos em Socorro, reunimos um grid forte e o percurso que montamos agradou bastante. Isso confirma que estamos no caminho certo; e a competição cada vez mais se torna referência, tanto para nomes consagrados quanto para quem quer dar seus primeiros passos no esporte. E é apenas o começo da temporada.

Resultado UTV Cup – 1ª etapa – Socorro (SP)

1º Júnior Siqueira, Polaris RZR Pro R, Cotton Racing, RC UTV Over 45, 66 pontos

2º Pedro Bianor, Can-Am Maverick R, Forfun Racing, RC UTV1, 65 pontos

3º Davison Mantovani, Can-Am Maverick X3, HPS Racing, RC UTV1, 55 pontos

4º Rodrigo Varela, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy, RC UTV 1+, 53 pontos

5º Rodrigo Noll / Humberto Ribeiro, Can-Am Maverick X3, Cotton Racing, RC Double, 48 pontos

6º Gunter Hinkelmann, Polaris RZR Pro R, MSL Rally, RC UTV Over 45, 47 pontos

7º Reinaldo Varela, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy, RC UTV Over 45, 36 pontos

8º Bruno Varela, Can-Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy, RC UTV 1+, 35 pontos

9º Israel Buscaratti, Can-Am Maverick X3, HPS Racing, RC UTV 2, 31 pontos

10º Jorge Wagenfuhr, Can-Am Maverick R, Lifesil, RC UTV Over 45, 31 pontos

A UTV CUP 2025 tem apoio da Prefeitura de Socorro, Prefeitura de Monte Sião, Kondz, RM7 Empreendimentos Imobiliários e Mogiana Comércio de Máquinas e Tratores.


FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS


LEIA MAIS:  LUTO: Morre a lenda do Rally Dakar Hubert Auriol