Turquinho Jr. fecha temporada com pódio no Mundial de SuperBike




Piloto do AD78 Team Brasil conquistou o melhor resultado da temporada na pista de Portimão, em Portugal; Enzo Valentim, Meikon Kawakami e Kaká Fumaça também fizeram história

Os jovens pilotos do AD78 Team Brasil fizeram história neste fim de semana durante a etapa do Campeonato Mundial de SuperBike (WSBK) em Portimão, Portugal. Após uma temporada de intenso crescimento, Humberto Maier, o Turquinho Jr., conquistou o primeiro pódio na WSSP300 e fechou a temporada de estreia na categoria com chave de ouro. Enzo Valentim, Meikon Kawakami e Kaká Fumaça também se destacaram e fizeram história na pista europeia.Na Superpole da WSSP300, ainda no sábado (8), Turquinho ficou na 18ª posição. Apesar do lugar no grid, o jovem não se abateu. Na penúltima corrida da temporada entregou todo o talento na pista – e não decepcionou. O piloto de 16 anos cruzou a linha de chegada da Corrida 1 na terceira posição e garantiu o primeiro pódio da temporada de estreia na Europa. Na Corrida 2, o brasileiro sofreu uma queda e acabou abandonando a última prova, mas nada abalou a sensação de dever cumprido. “Foi um final de semana incrível pra mim. Consegui meu primeiro pódio e pro ano que vem vou estar muito bem preparado. Nas últimas seis corridas a gente terminou entre os 10 primeiros, então no final do campeonato a gente estava bem na frente. É isso que eu quero levar do final de semana e ano que vem tem mais”, destacou. Após as corridas do fim semana em Portimão, Turquinho fechou a temporada em 13º lugar na classificação geral, com 69 pontos.Também na WSSP300, Enzo Valentim Garcia ficou com a 24ª posição na Superpole e seguiu para as provas decidido a melhorar os resultados. Deu certo. Na Corrida 1 ele fez nada menos que 19 ultrapassagens, largando em 27ª e chegando na 8ª posição. Na Corrida 2 repetiu o feito com mais 14 ultrapassagens – de P20 para P6. “Consegui largar bem, logo no começo fui para cima, consegui liderar a corrida por um pouco de tempo e várias vezes fiquei em lugar de pódio, mas dei uma errada na última volta, um piloto me passou e a gente se distanciou dos cinco primeiros. Mas foi muito bom o aprendizado, estou muito feliz, muito contente e muito preparado para o ano que vem. Com certeza virei muito mais forte do que eu já estou para trazer uma vitória, um pódio, qualquer coisa que esteja a nossa bandeira”, finalizou.

LEIA MAIS:  MOTOGP: Aprilia com equipa de fábrica em 2022?

Top 20 Mundial

Meikon Kawakamami aproveitou o wild card para o WSSP para se aperfeiçoar a bordo de uma YZF-R6. O brasileiro foi o primeiro a participar da categoria mundial e largou da 24ª posição. Um acidente tirou o piloto da Corrida 1. Já na segunda prova, Kawakami cruzou a linha de chegada em P20. Neste fim de semana, o piloto nipo-brasileiro disputa a última etapa do Campeonato Espanhol de SuperBike (ESBK) em Jerez – e briga pelo título: atualmente ocupa a quarta posição na classificação geral, com 147 pontos. Na temporada, ele soma sete pódios e três vitórias. 

R3 bLU cRU SuperFinale

Passou pertinho! O vice-líder da Yamalube R3 bLU cRU Cup South America, Kaywan Freire, o Kaká Fumaça, terminou a R3 bLU cRU SuperFinale na quarta posição. Kaké esteve entre 25 dos melhores pilotos de R3 convidados para participar do evento, que tinha como prêmio um passaporte totalmente apoiado pela Yamaha para a temporada 2023 da R3 bLU cRU European Cup.Largando da terceira fila – P9 – o brasileiro não se intimidou e foi para cima. Na primeira corrida ele acabou cruzando a linha de chegada como P10. Na segunda ele voltou a investir e se aproximou dos líderes, terminando a Corrida 2 em P3. Porém, após a prova Kaká acabou recebendo uma punição por exceder os limites da pista e fechou a SuperFinale na quarta colocação geral.A equipe AD78 Team Brasil by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing Brasil, FIM Latin America, PlayStation, PS5, M78, Terranew Motos, Pirelli, Tutto Moto, LS2 e HUCKSTERS, Alpinestars, iPlantforest e Camargo.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO: LZ PHOTOS