Pilotos da equipe Honda Racing são destaques no trajeto entre Ubatuba (SP) e Itajubá (MG)
O primeiro dia da 37ª edição do Enduro da Independência terminou com vitórias dos pilotos da equipe Honda Racing: Tunico Maciel, na Elite, e Bárbara Neves, na categoria Feminina. Nesta quarta-feira (4), os pilotos partiram de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, com destino a Itajubá (MG). Foram 213 quilômetros nas trilhas e passagens por serras da região, os quais incluíram as cidades de Lagoinha (SP), Aparecida (SP) e Wenceslau Brás (MG).
Em ritmo intenso, devido à recente conquista do bicampeonato das motos no Sertões, Tunico Maciel segue focado em busca de mais um título.
“Foi um começo de prova bastante intenso. Antes mesmo de sair do parque fechado, meu fone parou de funcionar e fiquei sem ele até o final. Subimos uma serra de 18 quilômetros, em meio a uma mata muito lisa, que exigiu muito do preparo físico”, destaca o mineiro, que somou 47 pontos no dia. Ele está utilizando a motocicleta Honda CRF 250RX nesta competição.
Mesmo com alguns problemas técnicos, com o equipamento de navegação, Bárbara Neves, embaixadora da prova, foi a melhor nas duas partes do dia na categoria Feminina.
“Tive que encarar como uma caça ao tesouro. Fui olhando as marcas no chão, seguindo o rumo e ritmo dos outros pilotos até conseguir chegar ao final. Estou feliz que deu tudo certo e somei 50 pontos”, conta Bárbara, que acelera a Honda CRF 250F e busca o bicampeonato na categoria.
Dário Júlio, que representa a Honda Racing na categoria Brasil, também com o modelo nacional CRF 250F, terminou o primeiro dia na segunda colocação, com 40 pontos.
“A chuva que caiu na região deixou as trilhas mais difíceis e alguns lugares bem lisos. Com isso, formou-se um congestionamento com os pilotos da categoria, não consegui passá-los prontamente e acabei me atrasando”, explica o hexacampeão do Enduro da Independência.
Nesta quinta-feira (5), os competidores vão encarar mais 150 quilômetros entre Itajubá (MG) e Caxambu (MG). A largada está marcada para as 7h. A 37ª edição do Enduro da Independência recebeu o título “Do Mar às Montanhas”. A competição começou no dia 4 de setembro e vai até sábado (7), data que comemora a Independência do Brasil. Ao todo, serão percorridos 680 quilômetros pela região das cidades de Ubatuba (SP), Itajubá (MG), Caxambu (MG) e Lavras (MG).
A equipe Honda Racing de Enduro de Regularidade é patrocinada por Pro Honda, ASW, Michelin, DID, Alpinestars e Seguros Honda.
Resultados – Enduro da Independência
1º dia – Cinco primeiros
Categoria Elite
1º #2 Tunico Maciel – 47 pontos – Honda CRF 250RX
2º #9 Emerson Loth – 47 pontos
3º #3 Artur Louzada – 36 pontos
4º #1 Jomar Grecco – 34 pontos
5º #8 Gabriel Martins – 32 pontos
Categoria Brasil
1º #53 Thiago Veloso – 47 pontos
2º #50 Dário Júlio – 40 pontos – Honda CRF 250F
3º #51 César Dutra – 38 pontos
4º #49 Fábio Amaral – 36 pontos
5º #52 Felipe Arantes – 35 pontos
Categoria Feminina
1º #214 Bárbara Neves – 50 pontos – Honda CRF 250F
2º #217 Aline Gorgulho – 44 pontos
3º #216 Patricia Campos – 40 pontos
4º #215 Rosa Freitag – NC
Programação
37ª edição do Enduro da Independência
Ubatuba (SP) a Lavras (MG)
5/9 – quinta-feira
2º dia – Itajubá (MG) a Caxambu (MG) – 150 km
7h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Itajubá (MG)
13h – Chegada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
19h – Divulgação dos resultados e briefing
6/9 – sexta-feira
3º dia – Caxambu (MG) – 162 km
7h – Largada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
13h – Chegada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
19h – Divulgação dos resultados e briefing
7/9 – sábado
4º dia – Caxambu (MG) a Lavras (MG) – 155 km
7h – Largada do primeiro piloto – Praça 16 de setembro
13h – Chegada do primeiro piloto – Lavras Shopping
18h – Divulgação dos resultados – Lavras Shopping
Total da prova: 680 km
*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.
FOTO: Mundo Press – FOTO: JANJÃO SANTIAGO