No último final de semana Minas Gerais foi o terceiro estado a receber mais 4 etapas do Brasileiro de Enduro de Regularidade. Numa prova bastante dura, os pilotos superaram trilhas e muitos obstáculos durante dois dias de prova.
Os pilotos Dário Júlio e Tunico Maciel fizeram valer o fator casa no Enduro Ipê Off-Road. Após dois dias de disputas, os competidores da Honda Racing comemoraram vitórias ao lado da torcida local nas categorias Over 40 e Master, respectivamente. O desafio também somou importantes pontos para o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade.
Maciel teve 100% de rendimento e venceu as quatro etapas da prova com a nova motocicleta Honda CRF 450 RX.
“Foi um fim de semana perfeito. Venci todas as etapas e certamente consegui alavancar a minha posição na classificação do Brasileiro”, disse o piloto.
Ele estava em quarto lugar na tabela da Master e aguarda a divulgação da classificação oficial pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), responsável pelo campeonato nacional. Com a vitória Tunico somou 100 pontos, 26 a mais que o segundo colocado, Emerson Loth.
O Bicampeão Brasileiro de Enduro, Jomar Grecco, piloto da Yamaha enfrentou alguns percalços durante a prova. No domingo o piloto errou uma curva, acabou batendo em uma árvore e danificando seu radiador. Optou por sacrificar a etapa (são duas etapas por dia de prova) e salvar a segunda etapa do dia. A estratégia deu certo e o capixaba conseguiu ainda finalizar a prova na terceira colocação, conquistando importantes pontos na disputa do campeonato.
“Eu esperava um resultado melhor aqui em Lavras, mas considerando o problema com o radiador, acho que sai no lucro ainda. A moto ficou sem água e se eu insistisse poderia ter problemas com o motor e jogar tudo fora. Resolvi abortar a etapa e trocamos o radiador e consegui ainda um ótimo resultado. Pensando no campeonato, foi bom, consegui o pódio na terceira colocação e a próxima etapa é em casa, em Venda Nova do Imigrante. Lá não posso pensar em outro resultado que não seja a vitória”, relatou o piloto Jomar Grecco.
Líder da categoria Over 40, Dário Júlio soube usar a larga experiência para driblar as dificuldades.
“No primeiro dia de prova, caí em uma ‘pegadinha’ do roteiro e acabei na quinta posição. Eu não desisti e neste domingo consegui me recuperar e virar o jogo. Foi muito bacana estar ao lado dos nossos amigos e familiares, que sempre torcem por nós – mesmo quando estamos longe”, concluiu o lavrense. Ele compete com a Honda CRF 230F.
O piloto Fábio Amaral, da Yamaha e sua TT-R 230 venceram a terceira consecutiva no Brasileiro pela categoria Piloto Brasil. No terreno onde venceu o Enduro da Independência, o piloto confirmou o favoritismo e mais uma vez subiu no degrau mais alto do pódio.
“Foi uma prova muito bacana, como sempre acontece na região de Lavras, com muitas trilhas e bem exigente. Muito degrau, pedras e muita dificuldade, mas a TT-R 230 se portou de forma fantástica, superando os obstáculos com muita facilidade e muito ágil nos sufocos. O primeiro dia foi mais tranquilo, porém mais longo, mas ainda assim com muitas trilhas. O segundo dia foi bem mais pesado, com muitas pedras, como é tradicional por lá. As médias também estavam bem justas, a gente não podia vacilar que era difícil tirar o atraso”, explicou o líder da Categoria Brasil.
No primeiro dia o piloto chegou a ter seu resultado ameaçado, com um furo no pneu da sua motocicleta. Disputando a prova com um pneu Kenda Triple, conseguiu andar no mesmo ritmo e não teve seu desempenho comprometido, graças a estrutura do pneu escolhido para a prova, com terreno seco e com muitas pedras e cascalho.
“No primeiro dia meu pneu furou e cheguei a andar mais de uma hora com o pneu furado. Mas ainda assim consegui imprimir um ritmo forte, o pneu é muito bom, não deslocou da roda, não danificou sua a estrutura. No neutro trocamos e segui em frente para conquistar mais uma vitória muito importante no campeonato”, finalizou Fábio Coelho, que com o resultado aumentou ainda mais a vantagem no Campeonato.
Confira como ficou a pontuação do final de semana.
Categoria Master
Tunico Maciel – 100 pontos
Emerson Loth –
Jomar Grecco
Guilherme Cascaes
Thiago Lopes
Categoria Senior
Sandro Hoffman
Gabriel Martins
Thales Brito
Charles Pio
Cláudio Hiert
Over 40
Dario Júlio – 88 pontos
Gustavo Henrique Sena – 85 pontos
Júlio Cesar de Assis – 82 pontos
Clecio Hiert – 68 pontos
Reinaldo Coelho – 64 pontos
Over 45
Weuler Caixeta Piau – 86 pontos
Osmar Yuiti – 85 pontos
Valdir Luiz – 77 pontos
Aécio Claudino – 76 pontos
Fábio Mourão – 65 pontos
Júnior
Daniel Folador – 92 pontos
Renato Fonseca – 83 pontos
Gustavo Ferraz – 70pontos
Pedro Lucas Dias – 65 pontos
João Caçador – 60 pontos
Brasil
Fábio Coelho Amaral – 95 pontos
Ian Silva – 89 pontos
Artur Knop – 84 pontos
Bruno Pereira – 70 pontos
Veraldo Rosa – 34 pontos
Over 50
Noe de Oliveira – 94 pontos
Edson de Castro Maciel – 87 pontos
Pericles Dutra – 87 pontos
Gilberto José – 69 pontos
Maurácio Marques – 64 pontos
Feminino
Kessia Pires – 100 pontos
Jéssica Samia – 44 pontos
Over 65
George Parik – 97 pontos
José Alberto Scheid – 87 pontos
Villegaignon Lage de Oliveira – 78 pontos
Cleivon Rizza – 74 pontos
João Barbosa – 67 pontos
Novato
André Rezende – 87 pontos
Ricardo Rodrigo Elias – 83 pontos
Pablo Rodrigo Elias – 77 pontos
Geberson Jesus – 63 pontos
Dennis Antoniopolos – 62 pontos
Experimenta
Fabrício Lasmar Silva – 97 pontos
Wellington Tostes da Silva – 85 pontos
Elvis Cleber – 84 pontos
Afonso Ogando – 74 pontos
Bruce Jackson Lasmar- 59 pontos
O próximo compromisso dos pilotos pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade é o Enduro da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, nos dias 26 e 27 de Maio.
FONTE: CBM – FOTO: JANJÃO SANTIAGO