Triumph Tiger 800 e 1200 amplamente renovadas para 2018




Como outras marcas, a Triumph também aproveitou a EICMA para apresentar as mais recentes novidades da linha 2018, com quatro novas Tiger. Duas delas são as Tiger 800 XC e XR, respectivamente voltadas para o off-road e para a estrada. Ao todo, os modelos receberam mais de 200 atualizações a nível de chassis e motor.

Trata-se de modelos mais leves, mais avançados do ponto de vista tecnológico, dispondo de motores de 800cc mais responsivo, chassi redesenhado e freios dianteiros Brembo, configurações de suspensão otimizadas (o sistema de suspensão ajustável é da Showa) e também de um painel de instrumentos TFT ‘full-colour’ e de um vidro multi-posição. Conta ainda com controlo de tração e do sistema ride by wire.

A linhaTiger 800 está disponível com várias sub-versões (XCx e XCa, XR, XRx, XRt e XRx Low Ride Height). No caso da XCx, inclui o modo de pilotagem Off-Road Pro, novo painel de instrumentos TFT a cores e freios Brembo, enquanto o XCa acrescenta faróis de neblina, bancos aquecidos e comandos de pilotagem retro-iluminados, entre outros detalhes.

Na linha XR, a XRx acrescenta à versão de base elementos como o visor TFT a cores, quatro modos de pilotagem, pára-brisas com cinco posições de regulagem ou freios dianteiros. O XRx Low tem uma suspensão exclusiva e assento rebaixado, sendo que a XRt acrescenta a suspensão regulável Showa e um modo de pilotagem programável pelo condutor.

Quanto à linha Tiger 1200 (XC e XR) dispõe de motores tricilíndricos com 141cv de potência máxima. A variante XC recebeu mais de uma centena de modificações visando facilitar a condução, dispondo do Triumph Quick-Shifter de duplo efeito (na subversão XCa) e o novo modo Off-Road Pro entre os cinco selecionáveis, reforçando as suas capacidades dentro e fora do asfalto. O controlo de tração foi otimizado, as novas rodas são na cor preta

LEIA MAIS:  Harley-Davidson decide parar a produção das suas motos elétricas

A Triumph Tiger 1200 XR é orientada para a estrada e promete ser a ‘mais avançada já fabricada‘. O motor foi amplamente redesenhado despejando 141cv de potência. A máquina vem com o novo sistema Quick-Shifter de duplo efeito. Há três modos de pilotagem disponível, pára-brisas com controlo eletrónico, ABS e controlo de tração comutáveis e uma melhor ergonomia.

As 1200 XRx e 1200 XRt tem uma série de outros equipamentos e caraterísticas, como as suspensões semi-activas, mais modos de condução até um máximo de cinco, ABS otimizado, luzes totalmente em LED, faróis adaptados para curva ou assento e manoplas aquecidos.

Entre os elementos comuns a todas as Tiger 1200 destaque para os visores TFT e o motor de três cilindros em linha que chega a até 141cv de potência.