Triumph é oficialmente o fornecedor de motores para o Campeonato do Mundo de Moto2 em 2019




O segredo mais mal guardado deste ano foi finalmente revelado oficialmente confirmando que a Triumph será a marca a fornecer motores para a temporada de Moto2 de 2019 em diante, fruto de um acordo assinado com a Dorna.

A fábrica de Hinckley irá fornecer um motor tricilíndrico de 765cc especialmente desenvolvido para a competição e baseado no novo motor da Street Triple que terá certamente uma série de upgrades técnicos que acompanhem os maiores regimes de rotação do mesmo.

Um cabeçote de cilindro modificado, válvula de titânio, alternador de competição, 1ª velocidade mais longa, electrónica desenvolvida pela Marelli, tampas de motor mais finas para reduzir peso e alterações significativas no sistema de escape baseadas no redundante motor da Daytona 675R , são algumas das alterações anunciadas para o motor Moto2 da Triumph, que irão garantir que o novo motor “respire” com muito mais facilidade e atinja rotações muito mais altas que o motor de estrada.

Paul Stroud, Chief Commercial Officer da Triumph Motorcycles, disse: “Este é um momento significativo para a Triumph que marca um novo e excitante capítulo da nossa história de cerca de 110 anos na competição e consolida a nossa celebração de vitórias na competição TT e Supersports dos nossos motores tricilíndricos. Desejamos poder vir a ter uma longa e desafiante relação com a Dorna, com todas as equipes da Moto2, respectivos pilotos e fans.”

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, acrescentou: “Estamos muito entusiasmados com o fato de podermos vir a colaborar com uma das marcas mais icônicas do mundo das motos. Os motores tricilíndricos da Triumph são conhecidos pela sua grande potência e linearidade de torque, tendo já comprovados sucessos na competição sendo o motor ideal para o Campeonato do Mundo de Moto2. Estamos realmente entusiasmados e ansiosos por uma nova época de Moto2 agora em associação com a Triumph.”

Herve Poncharal, Presidente da IRTA, afirmou: “A categoria de Moto2 é chave para uma evolução de pilotos e talentos para o MotoGP. Temos assistido a muitos pilotos da categoria intermediária que têm vindo a evoluir para o MotoGP. A chegada da Triumph como fornecedor único de motores irá marcar uma nova era que fará dar um novo salto na evolução da categoria de Moto2 fazendo com que seja de fato a última categoria antes do MotoGP.”

Trevor Morris, Director Técnico da ExternPro, que será o principal responsável pela preparação final dos motores para a competição, comentou: “É realmente muito entusiasmante poder estar a colaborar com a icônica marca Triumph no desenvolvimento e preparação de motores para o Campeonato do Mundo de Moto2. Sempre fui um enorme fan do tri-cilindríco da Triumph, as suas características únicas e desempenho são garantia de evolução e sucesso do futuro do Moto2.”

Julian Simon, Campeão do Mundo em 2009 da classe 125 cc e piloto de Moto2 , também como Piloto de Testes, que tem estado a acompanhar o desenvolvimento do motor em Aragón afirmou: “O motor tem enorme potência, sobretudo em regimes médios é de fato impressionante. A sensibilidade entre o acelerador e a roda traseira é muito direta e controlável. A impressão geral é excelente e demonstra desde já um enorme potencial.“

 

LEIA MAIS:  Brasil terá quatro pilotos na pista na etapa portuguesa do Mundial de SuperBike