Impulsionada pela demanda crescente e pelos investimentos em capacidade produtiva, a marca britânica alcançou números recordes no Brasil
A Triumph Motorcycles Brasil registrou um impressionante aumento em sua produção em 2024, atingindo a marca de mais de 13.500 unidades fabricadas – um crescimento substancial em comparação às 6.900 motos produzidas no ano anterior. Esse aumento quase dobrou a produção da empresa e reflete a força da marca no mercado brasileiro de motos premium.
Este feito é especialmente relevante, pois marca o primeiro ano da implementação do segundo turno na fábrica em Manaus (AM), o que aumentou consideravelmente a capacidade de produção da empresa. Esse avanço reflete o crescimento e o sucesso da marca no Brasil, consolidando a Triumph como uma das principais fabricantes de motocicletas no mercado nacional.
Esse crescimento é impulsionado pela crescente demanda por modelos de 400 cilindradas, como as apreciadas T-Series, que inclui a Speed 400 e a Scrambler 400X. Esses modelos se destacam tanto pelo design inovador quanto pelo desempenho, conquistando novos consumidores e mantendo a base de clientes fiel. A Triumph também se beneficiou com o lançamento de modelos de alta cilindrada, como a exclusiva Tiger 1200 Black Edition, que atraiu os motociclistas mais exigentes.
A produção em larga escala e o fortalecimento das operações no Brasil refletem o sucesso da estratégia da marca de adaptar seus modelos às preferências dos motociclistas locais, sem abrir mão da qualidade e do desempenho, que são características marcantes da Triumph.
Além disso, a montadora segue em expansão no Brasil. Recentemente, a Triumph inaugurou duas concessionárias para atender os amantes das duas rodas: uma em Sinop (MT), e outra em Juiz de Fora (MG), totalizando agora 38 unidades espalhadas por todo o território. A expectativa da fabricante britânica é continuar a expansão do negócio ao longo deste ano, com a abertura de mais concessionárias pelo país.
O crescimento na produção também está relacionado ao excelente desempenho comercial da empresa, que, ao longo de 2024, ampliou ainda mais sua presença no mercado, fazendo com que os modelos Triumph se tornassem uma referência no segmento de motocicletas premium.
Com esses números, a Triumph reafirma sua posição como uma das líderes no setor brasileiro de motocicletas, e sua produção crescente é um claro indicativo do potencial de expansão da marca, especialmente em um cenário cada vez mais desafiador e dinâmico.
SOBRE A TRIUMPH
A Triumph Motorcycles Brazil é uma das 17 subsidiárias da empresa pelo mundo e conta com sede em São Paulo (SP) e fábrica em Manaus. A marca conta com 38 concessionárias no Brasil nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Santo André (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Juiz de fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Vitória (ES), Várzea Grande (MT), SINOP (MT), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Natal (RN), Manaus (AM), São Luís (MA), Palmas (TO), Belém (PA) e Recife (PE).
A Triumph possui o portfólio mais completo do mercado entre as marcas premium, oferecendo três pilares principais de produtos: Clássica, Adventure e Roadster.
Fundada em 1902, a Triumph Motorcycles comemorou 120 anos de fabricação em 2022. É uma empresa global, atuando diretamente em 13 países, por meio de suas filiais, e indiretamente em outros mercados, através de distribuidores independentes. A Triumph é a maior fabricante britânica de motos. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 3,5 bilhões e suas vendas no varejo superaram as 85.000 unidades no exercício financeiro de 2022.
No mundo todo, a Triumph possui cerca de 700 concessionárias e perto de 2.000 funcionários. A Triumph possui fábricas em Hinckley, Leicestershire (Inglaterra), e na Tailândia, além de instalações de CKD no Brasil e na Índia. A Triumph está sediada há mais de três décadas em Hinckley e produziu motos icônicas que misturam perfeitamente um projeto autêntico, personalidade, carisma e desempenho.
Este foco, inovação e paixão pela engenharia criaram hoje uma ampla variedade de motocicletas, adequadas para todos os motociclistas, incluindo a nova e impressionante Trident 660, a líder do segmento Tiger 900, a transcontinental Tiger 1200, a roadster com o maior motor produzido em série do mundo Rocket 3 R, a esportiva de alto desempenho Street Triple 765 RS, a imponente Scrambler 1200, e a lendária família Bonneville, incluindo a Bonneville Bobber, Street Twin, Street Scrambler, Speed Twin, e as icônicas Bonneville T120 e T100.
A Triumph Bonneville, notoriamente famosa por comemorar o recorde de velocidade terrestre da Triumph em 1956 em Bonneville Salt Flats, Utah (Estados Unidos), foi uma supermoto britânica original e vencedora de corridas, escolhida por motociclistas famosos do passado por sua ciclística, estilo e características lendárias. Atualizada com ainda mais desempenho e estilo icônico, combinados com a tecnologia voltada para o piloto moderno, a nova família Bonneville torna-se, na atualidade, a autêntica escolha clássica moderna.
HISTÓRIA GLORIOSA NAS PISTAS DE COMPETIÇÃO
A Triumph possui um glorioso histórico em corridas, competindo e vencendo disputas em praticamente todas as categorias e modalidades do motociclismo esportivo. Desde a vitória do segundo TT da Ilha de Man, em 1908, passando pelo domínio das estradas e das pistas na Europa e na América nos anos 1960, até as conquistas de corridas recentes com a Triumph de 675 cc triplamente motorizada na vitória do Daytona 200, em 2014, a vitória do Supersports TT da Ilha de Man, de 2014, os títulos dos Supersports britânicos de 2014 e 2015, as corridas do World SuperSport, e, em 2019, com mais uma vitória no TT da Supersports da Ilha de Man, com Peter Hickman.
A lendária história da Triumph nas corridas continua com o fornecimento exclusivo de motores para o Campeonato Mundial de Moto2, desde o início da temporada de 2019. A Triumph fornece para todas as equipes o seu motor triplo de 765 cc ajustado para corridas, baseado no motor da Street Triple RS, líder da categoria. Ao redefinir a classe e quebrar recorde após recorde no ano inaugural, incluindo a primeira velocidade máxima da Moto2 superior a 300 km/h, a temporada de 2020 ficou ainda mais rápida com mais 11 recordes de voltas e sete vencedores diferentes em 15 corridas.
As atividades de corrida da Triumph são reforçadas por um retorno à British Superbike, em 2021, com uma equipe de corrida apoiada pela fábrica, a Dynavolt Triumph, no Campeonato Britânico de Supersport.
Em 2021, a Triumph anunciou sua entrada nos mundos do Motocross e do Enduro, bem como um novo esforço para participar de competições esportivas, com o compromisso de disputar campeonatos de alto nível nas categorias de Motocross e Enduro.
Em setembro de 2022, a empresa anunciou a criação do histórico Triumph Racing Team, criado em parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos proprietários de equipes mais experientes e bem-sucedidas do esporte. A parceria colocará nas pistas duas das novas motos MX de 4 tempos de 250 cc da Triumph na classe MX2 de 2024 e terá ainda mais uma entrada na classe MXGP, de 450 cc, em 2025.
Sob a nova bandeira Triumph Racing – que cobrirá todas as atividades relacionadas a corridas da Triumph, incluindo as corridas de Moto2 e Supersport –, a parceria entre a Triumph e Thierry abrangerá uma estrutura e instalações de equipe já bem estabelecidas e altamente bem-sucedidas.
Para saber mais sobre a Triumph, acesse:
Site: Link
Instagram: triumphbr
Facebook: Link
Youtube: Triumph Brasil
FONTE: CB PR&MKT