O Trial das Nações, prova por seleções que coloca um ponto final na temporada internacional de ar livre, teve lugar no último fim de semana na estância francesa de ski, Isola 2000, localizada no sul dos Alpes franceses.
A história desta competição discutida por seleções de vários países remonta ao ano de 1984 e mais uma vez Portugal esteve presente com uma seleção composta desta feita por três pilotos, Diogo Vieira, Filipe Paiva e Miguel Rodrigues, de acordo com as novas regras da competição em estreia neste ano de 2016, ao invés dos quatro anteriormente necessários para formar uma equipa nacional.
Tal como em anos anteriores a prova foi dividida em dois grupos de acordo com o palmarés das equipas, com o grupo principal a ter seis formações consideradas como as mais fortes – onde estiveram também os pilotos que habitualmente participam no campeonato do mundo, enquanto Portugal participou no segundo grupo, tendo terminado em 14º depois de alguns problemas mecânicos e à lesão que afetou Filipe Paiva.
Entre as principais seleções a vitória coube à Espanha, que se apresentou no Trial das Nações com uma equipa formada por Toni Bou, Adam Raga e Albert Cabestany, relegando para a segunda posição a equipa do Japão. Enquanto a Grã Bretanha terminou na terceira posição.
FONTE: MOTOSPORT