Toni Bou vence na abertura do Mundial FIM X-Trial




O Campeonato Mundial FIM X-Trial abriu em Nice com outra vitória impressionante para o atual detentor do título

Já quinze vezes campeão mundial de X-Trial, Toni Bou (Repsol Honda Trial Team) começou sua busca por outro com vitória na abertura da temporada de 2022, X-Trial Nice. Uma multidão que lotou o Palais Nikaia testemunhou outro espetáculo de Bou quando ele garantiu uma pontuação máxima de 22 pontos no campeonato, vencendo a primeira rodada com apenas uma marca perdida, a segunda rodada com uma tocada perfeita e a final por uma margem de onze pontos.

O rival regular de Bou, Adam Raga (TRRS), superou Matteo Grattarola (Beta) em segundo lugar, depois que o italiano fez o primeiro pódio de sua carreira no X-Trial. Em sua melhor forma, Grattarola sofreu apenas uma marca na rodada de abertura para se preparar perfeitamente para a classificação para a final. A partir daí, o piloto de 34 anos foi quase um páreo para Raga nas seis seções decisivas, liderando o número dois do mundo após três e só perdendo quando falhou nas seções cinco e seis consecutivas.

Foi uma noite difícil para o medalhista de bronze de 2021 Jaime Busto (Vertigo), duas falhas em cada uma das duas rodadas iniciais o privando de uma vaga na final. E ele teve a sorte de chegar em quarto na contagem regressiva graças ao seu desempenho superior na segunda rodada sobre Benoit Bincaz (Gas Gas). O francês, em seu retorno de lesão, olhou para algo próximo do seu melhor. E Toby Martyn (TRRS) impressionou com o sexto lugar, avançando para a segunda rodada pela primeira vez em sua curta carreira no X-Trial e terminando a apenas duas marcas de Busto e Bincaz.

LEIA MAIS:  TRIALGP: Toni Bou operado

Os dois primeiros pilotos da primeira rodada, o norueguês Sondre Haga (Beta) e o Wild Card Téo Colairo (Beta), foram eliminados na fase preliminar em sétimo e oitavo, respectivamente.

Esta é a melhor forma de começar a temporada. A minha performance foi quase perfeita e a minha nova moto estava a funcionar muito bem, por isso tenho de felicitar a equipa por todo o trabalho árduo que fizeram neste Inverno. Foi ótimo vencer diante de uma multidão lotada depois de dois anos difíceis com Covid, é brilhante estar de volta aqui na França e isso faz com que seja uma sensação especial. – disse Toni Bou

Estou satisfeito com este segundo lugar porque é uma boa forma de começar a temporada. Na final cometi alguns erros e realmente engasguei um pouco, mas no geral vejo esta rodada positivamente. – Adam Raga

Este é o meu primeiro pódio no X-Trial, então você pode imaginar como estou feliz. Senti-me muito bem durante a noite e estou particularmente satisfeito com a minha primeira volta. Este resultado é mais um passo em frente, continuando meu progresso a partir de 2021. – Matteo Grattarola

O Campeonato Mundial de X-Trial permanece na França para a segunda rodada da temporada no dia 25 de março em Chalon-Sur-Saône.

2022 X-Trial Nice Standing

Pontos de País da Equipe de Pilotos Pos

1 Spa Toni Bou Montesa 2 FINAL
2 Adam Raga TRRS Spa 13 FINAL
3 Matteo Grattarola Beta Ita 16 FINAL
4 Jaime Busto Vertigo Spa 12 RODADA 2
5 Benoit Bincaz Gás Gás Fra 13 RODADA 2
6 Toby Martyn TRRS UK 12 ROUND 2
7 Sondre Haga Beta nem 18 ROUND 1
8 Téo Colairo Beta Fra 20 RODADA 1


FONTE: FIM


LEIA MAIS:  Toni Bou a 1 ponto do título TrialGP 2021