Team Brasil faz estreia espetacular no Mundial de Superbike




Dois pódios e um fim de semana alucinante para os pilotos da Missão78 na primeira etapa do World Superbike 2022, na Espanha, que ainda rendeu um prêmio de Melhor Nação da rodada.

Esquadrão brasileiro estreia na Europa com pódio duplo em um dos maiores berços de novos talentos da motovelocidade, a Espanha. Através do projeto M78, sete jovens pilotos deram início a temporada 2022 no World Superbike representando a equipe AD78 Team Brasil nas categorias Supersport300 e R3 bLU cRU European Cup.

Dois pilotos subiram no pódio, ambos conquistando a 2ª colocação na estreia da Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022. Valentim na corrida 1 e Fontainha na corrida 2, a dupla fez a festa ao lado dos companheiros de equipe. Os pilotos encararam o desafio na parte da manhã e da tarde deste sábado (9/04), após os treinos e a definição da Superpole na sexta (8/04).

O clima dentro da pista estava quente e os adversários tiveram trabalho para segurar os brasileiros. Na corrida 1, o destaque ficou por conta de Enzo Valentim (#39), que surpreendeu ao liderar 7 das 9 voltas, o piloto conquistou o pódio e a 2ª colocação com apenas 0,273seg de diferença para o vencedor. Kevin Fontainha (#26) veio na rabeta do companheiro e cruzou a linha em 4º lugar. Eduardo Burr (#88) foi o 10º, a frente de Gustavo Manso (#80), que terminou em 13º. Depois de pagar uma volta longa como punição, Fábio Florian (#8) não completou a prova por conta de uma queda.

À tarde, na corrida 2, o espetáculo ficou por conta de Kevin Fontainha, que ligou o modo ataque e superou adversários conterrâneos e europeus. A bordo da YZF-R3, o piloto da moto #26 batalhou até a linha de chegada, quando cruzou a apenas 0,009seg do vencedor, faturando o 2º lugar. Valentim (#39) veio um pouco atrás, ficando em 6º. Manso (#80) melhorou e terminou em 10º, apesar da penalização por exceder os limites da pista, que custaram uma posição. Florian (#8) e Burr (#88) foram respectivamente 14º e 15º. Os resultados dentro da pista já deram frutos e ambos, Valentim e Fontainha foram selecionados para o programa de aperfeiçoamento no rancho de Valentino Rossi, o VR46 Riders Academy, na Itália.

LEIA MAIS:  MOTOGP: Bagnaia confirmado na Ducati oficial
Prêmio de Melhor Nação da rodada concedido aos pilotos brasileiros – VGCOM – M78 – LZ Photos Media

World SSP300

Toques de carenagem, muitas ultrapassagens, volta mais rápida da prova e velocidades superando os 215km/h, assim foi a prova de Ton e “Turquinho” na World SSP300. No sábado (9/04) Ton Kawakami (#87) terminou a corrida 1 na 13ª posição, mesmo lugar de onde havia largado. Humberto Maier, o Turquinho, não se intimidou frente aos adversários e fez seu jogo, depois de marcar o 10º tempo que garantiu a posição de largada, o piloto da moto #12 acabou com a 18ª colocação em sua primeira participação no campeonato. A categoria que traz visibilidade e experiência aos pilotos que desejam chegar a classe principal é notadamente a mais concorrida, com muitas trocas de posições, tombos e indefinição até a linha de chegada.

No domingo (10/04), os pilotos da AD78 Team Brasil by MS Racing voltaram com suas YZF-R3 para a corrida 2. Ton Kawakami (#87) protagonizou belíssimas disputas, chegando a ficar na vice-liderança da prova e a marcar a volta mais rápida da sessão, com milésimos de segundo de diferença para o então recorde do circuito, que era de seu irmão Meikon, de 2021. A batalha foi intensa ao longo das 12 voltas no circuito de Aragon e Ton, que havia largado da 13ª posição, cruzou a linha em 8º, somando os primeiros pontos da temporada. Humberto “Turquinho“ Maier (#12) largou da 10ª colocação e vinha disputando posições com o pelotão da frente, mas acabou sendo tocado, resultado de um incidente entre outros dois pilotos. Maier foi tirado da pista ainda com a moto de pé, voltou para a briga, mas algumas voltas depois, faltando 4 para o fim, foi obrigado a retornar para a garagem com problemas resultantes do toque. Turquinho chegou a andar a frente de Kawakami, no primeiro grupo, mostrando o potencial e arrojo que o piloto tem, encarando os mais experientes por igual. O próximo encontro dos pilotos M78 e da equipe AD78 Team Brasil está marcado para o final de semana de 24 de abril, em Assen, na Holanda.

LEIA MAIS:  MOTOGP: O que os pilotos controlam com os botões das motos?

Resultados após 1ª etapa

World SSP300 (WorldSBK 2022)

1 Alvaro Diaz

2 Marc Garcia

3 Lennox Lehmann

4 Inigo Iglesias

5 Bruno Ieraci

11 Ton Kawakami AD78 Team Brasil by MS Racing 

Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022

1 Devis Bergamini

2 Yeray Ruiz

3 Kevin Fontainha – AD78 Team Brasil bLU cRU

4 Enzo Valentim – AD78 Team Brasil bLU cRU

5 Wahyu Nugroho

11 Gustavo Manso AD78 Team Brasil bLU cRU

13 Eduardo Burr AD78 Team Brasil bLU cRU

15 Fábio Florian AD78 Team Brasil bLU cRU

Sobre o projeto Missão78

Incita o desenvolvimento da nova geração de talentos do esporte a motor no Brasil, apoiando e investindo na revelação de jovens pilotos, formando ainda, melhores seres humanos para o futuro. Com a experiência de quem atuou de perto nas principais competições brasileiras por mais de 10 anos, Rebeca Camargo em parceria com a AD78 Sports materializaram o sonho de apoiar os iniciantes com a criação do Instituto Missão78, que conta com o apoio, patrocínio e parceria estratégica de: Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78 Sports, Monster Energy, MS Racing, NG Brakes, Gangster, CZ Chainz, Terranew Motos, Tutto Moto e LS2 Capacetes.


FONTE: VGCOM – FOTO: VGCOM – M78 – LZ Photos Media