Cinco brasileiros voltam às pistas europeias, desta vez, no tradicional Circuito de Donington Park para o quarto desafio da temporada
O maior contingente de um país na copa europeia de Yamaha R3 desembarca na Inglaterra para a quarta rodada de sete previstas na temporada 2022, onde o Brasil é o atual líder e vice-líder da competição, com os pilotos Enzo Valentim e Kevin Fontainha, respectivamente.
Com exatos 150 pontos em jogo daqui por diante, a disputa pela copa monomarca Yamaha R3 bLU cRU European Cup representa a mais importante porta de entrada para jovens talentos entre 12 e 20 anos de idade de todo o mundo na série do WorldSBK, e têm revelado uma nova geração de brasileiros com sede por pódios e vitórias, formada inicialmente no Brasil pela M78, junto à Yamalube R3 bLU cRU Cup South America.
Selecionados e gerenciados na Europa pelo AD78 Team Brasil, os cinco pilotos: Eduardo Burr #88, Enzo Valentim #39, Fábio Florian #8, Gustavo Manso #80 e Kevin Fontainha #26, o time a cada rodada tem chamado a atenção da mídia estrangeira e nos paddocks por onde o Mundial de Superbike passa, especialmente ao conquistar pódios, vitórias e liderança da competição.
Entre as seis provas em três rodadas duplas disputadas na primeira metade da temporada – Espanha (Aragón), Holanda (Assen) e Itália (Misano) – os brasileiros já conquistaram três vitórias e nove pódios, garantindo também ao time o título de melhor nação oferecido pela organização em cada uma das disputas.
A rodada inglesa representa um marco para o Team Brasil, em que, caso tenha um desempenho semelhante à primeira fase, poderá significar a disputa pelo tão sonhado título para um brasileiro e para o time numa das mais importantes competições do mundo com motos de série, já na segunda temporada.
Estamos muito motivados e focados em manter o desempenho que conquistamos até aqui, ainda temos uma longa jornada mas estamos confiantes e faremos o nosso melhor nesta segunda metade da temporada em busca do título inédito para o Brasil, nesta que é apenas a segunda temporada do time nessa competição tão importante”, enfatiza, Alan Douglas, o chefe da equipe – AD78 Team Brasil.
Com três vitórias e quatro pódios, Enzo Valentim é o líder disparado da copa, o piloto paulista soma 113 pontos, 24 pontos de vantagem para o também brasileiro Kevin Fontainha com 89 pontos, o vice, e 36 pontos para o terceiro colocado, o italiano Andrea Pizzolli, com 77. Vale lembrar que o título de Campeão da Yamaha R3 bLU cRU European Cup automaticamente alça o piloto ao Campeonato Mundial de Supersport 300 2023, com total apoio da Yamaha Europa.
Vamos para Donington esta semana e, claro, estou bastante ansioso, mas foquei muito nos treinos físicos, estou muito preparado para esta rodada, vamos tentar ter o melhor rendimento e espero manter a liderança, diz Enzo Valentim.
Donington Park é um dos mais famosos e tradicionais circuitos do mundo, localizado em Leicestershire, na Inglaterra, atualmente recebe o Mundial de Superbike e Britânico de Superbike, e desde os anos 70, foi por muitos anos palco de provas do Mundial de Motovelocidade.
Extremamente técnico e veloz, tem 4.023 metros de comprimento, com 12 curvas em sentido horário, sete curvas para direita e cinco para esquerda, com grande elevação gerando muitas curvas cegas e de difícil ataque e velocidade, as curvas mais famosas são: Cranner Curves (em descida), The Esses e o Melbourne Hairpin, sendo o trecho mais lento do circuito.
Acompanhe todas as novidades e notícias do Team Brasil pelas Redes Sociais missao _78, faça parte da torcida M78 e venha com a gente fazer história!
Classificação: Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022.
1° – Enzo Valentim – 113 pontos.
2° – Kevin Fontainha – 89 5° – Gustavo Manso – 53 17° – Eduardo Burr – 14 23° – Fábio Florian – 5Programação – Donington Park – Horários Brasília
Sexta-feira – 15/07
FP1 – 5h – 5h30. Superpole – 9h30 – 10hSábado – 16/07
Race 1 – 07h45 Race 2 – 12h15Sobre o M78
O Instituto Missão78 visa o desenvolvimento da nova geração de talentos do esporte a motor no Brasil, com apoio e investimento na revelação de jovens pilotos. Sem fins lucrativos, o Instituto traz no escopo um programa completo de treinamento, ações sociais, aperfeiçoamento e profissionalização dos atletas, e proporciona um novo cenário de projeção internacional, com formação inicial no Brasil. Faça parte conosco do M78!
FONTE: VGCOM – FOTO: VGCOM – M78 – LzPhotos Media