Takahisa Fujinami encerrará carreira de 26 anos no Campeonato Mundial de Trial




A Honda anunciou que o piloto Takahisa Fujinami (Repsol Honda Team), o primeiro piloto japonês a vencer o Campeonato Mundial de Trial FIM em 2004, se aposentará do campeonato no final desta temporada. A Honda está muito grata por todo o apoio dado ao piloto japonês ao longo da sua carreira.

Nascido em 1980 em Mie, Japão, Takahisa Fujinami de 41 anos começou a andar de motocross aos 3 anos e, depois de experimentar as provas de bicicleta, começou a competir no All Japan Trial Championship aos 13 anos em 1993, no qual se tornou o campeão mais jovem aos 13 anos em 15 em 1995.

No ano seguinte, ele começou sua carreira no palco do campeonato mundial, vencendo sua primeira prova na rodada alemã de 1997, tornando-se o mais jovem vencedor de uma prova do campeonato mundial com 17 anos e 237 dias de idade. Em 1998, ele ficou em quinto lugar na geral e, do ano seguinte a 2003, ficou em segundo lugar por cinco anos consecutivos. Em 2004 ele se tornou o primeiro campeão japonês da série. De lá para 2017, ele está entre os cinco primeiros há 21 anos consecutivos, um recorde impressionante. Na abertura da temporada de 2021 na Itália, ele venceu o Dia 2, não apenas sua primeira vitória em cinco anos, mas um recorde para o piloto mais velho a vencer aos 41 anos e 151 dias. O TrialGP Portugal neste fim de semana marcará o 355º e último evento de Fujinami.

Acredito firmemente que chegou a hora de fechar a cortina da minha carreira como piloto do campeonato mundial de trial depois de 26 anos na competição. Graças ao apoio de todos, durante este período, pude fazer desse esporte minha profissão e atuar em um nível mais do que satisfatório por mais de um quarto de século. Muito obrigado.

Foram 26 anos excelentes. E tenho que agradecer também a minha família, que me apoiou desde o primeiro momento, meus companheiros, a marca, os patrocinadores e também a torcida que sempre me apoiou. Eu gostaria de cumprimentar cada um dos meus fãs, um por um, e espero fazer isso algum dia, para agradecê-los pelo enorme apoio que deram ao longo desse tempo.

A Honda Racing e a Montesa-Honda me deram uma moto para participar do campeonato mundial quando eu tinha 16 anos e, desde então, estou orgulhoso por ter lutado com essa equipe até o fim.

Ainda me lembro dos gritos e aplausos de apoio na minha estreia no Japão e também na Espanha: ‘Fujigas’ nasceu lá! A primeira vitória na Alemanha, os anos difíceis e complicados, mas também a alegria do título mundial em 2004. Faz muito tempo, mas é meu tesouro particular …

Também gostaria de lembrar em particular o Grande Prêmio do Japão em Motegi, que começou em 2000 e sempre teve um público tão entusiasmado. Obrigado novamente.

Quanto ao que vou fazer de agora em diante … Ainda não sei bem. Ainda não decidi o que vou fazer depois de me aposentar das competições, mas espero continuar envolvido nas provas de alguma forma. Estou confiante de que tudo correrá bem na minha nova vida.  – disse Takahisa Fujinami | Repsol Honda Team


FONTE: HONDA RACING – FOTO: DIVULGAÇÃO

LEIA MAIS:  Toni Bou volta a vencer TrialGP, desta vez em Motegi