Super entrevista com Enzo Lopes




Nosso representante no AMA Supercross concedeu uma bela entrevista ao site americano Motocross Action Magazine, e você poderá conferir agora!

Mesmo com o ombro deslocado em Salt Lake City e perdendo uma corrida, o brasileiro Enzo lopes terminou em quinto lugar no Campeonato de Supercross 250 da Costa Leste de 2020 – e fez isso em uma equipe privada! E embora ele possa ter perdido a vaga como piloto substituto da Kawasaki Monster Energy Pro Circuit para a série de motocross, ele foi capaz de se recuperar de uma cirurgia em casa no Brasil. Retornando aos Estados Unidos, Lopes recentemente assinou com a equipe Phoenix Racing Honda para 2021. Recentemente, ligamos para o jovem de 21 anos em sua residência na Carolina do Norte, e ele nos passou o que pensa sobre sua nova equipe, a anterior JGR Suzuki , e a vida em geral. Confira!

ENZO, VAMOS OUVIR SOBRE VOCÊ INGRESSANDO NA PHOENIX HONDA PARA 2021.

É engraçado porque na verdade conversei com David Eller, o proprietário da Phoenix Team, em julho, antes de voltar ao Brasil para fazer uma cirurgia no ombro. Então, tínhamos isso em andamento por um tempo. Poucas pessoas realmente falaram sobre isso, já que não sou um dos grandes nomes, como Jett Lawrence, ou alguém assim. Eles realmente não falam sobre o que está acontecendo comigo como um piloto privado, então ninguém realmente sabia sobre isso. Estou muito grato pela oportunidade. Eu literalmente acabei de voltar aos Estados Unidos e eles fizeram o anúncio. Foi uma bagunça voltar aqui com toda essa situação do Corona. Ninguém do Brasil pode voar para a América agora. Tive que conseguir uma exceção da AMA para poder vir aqui. Mesmo tendo a exceção, tive que inicialmente ir para o México por um tempo e ficar lá para poder chegar aqui. Então, foi um verão agitado, eu diria. Estou feliz por estar de volta e feliz pela oportunidade com a equipe. É um grande grupo e estou super feliz. Veremos o que 2021 nos reserva.

VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE DE QUANDO VOCÊ COMPETIA PARA O CLUB MX NESTE ANO?

Bem, como a Geico não tendo mais equipe, vamos ter um apoio maior da Honda nas próximas duas temporadas, o que é realmente incrível. David também contratou alguns dos antigos funcionários da JGR, como Dean Baker para fazer os motores, então nossas motos devem ser muito, muito boas também. É uma equipe privada, mas temos uma grande plataforma. Temos uma loja muito grande, muitas motos e muitas peças. É um time privado. É muito legal. Quando fui pela primeira vez à loja na Carolina do Norte, foi incrível, porque eu não estava esperando isso – estou super feliz.

Enzo deslocou o ombro em Salt Lake City.

ISSO DEVE SER BOM PARA VOCÊ, COMO VOCÊ ESTÁ MORANDO NA CAROLINA DO NORTE HÁ MAIS TEMPO AGORA PARA FICAR COM A EQUIPE.

Moro a trinta minutos da loja, então é bem perto e, geralmente, vou lá uma ou duas vezes por semana. Nós pedalamos quatro vezes por semana, então é muito legal.

ENQUANTO VOCÊ ESTEVE EM CASA NO BRASIL, VOCÊ DEVE TER OUVIDO AS NOTÍCIAS DE GEICO HONDA E JGR SUZUKI.

Oh sim, com certeza. Foi definitivamente louco e especialmente difícil para mim ouvir sobre o JGR. Eles foram minha primeira equipe profissional, e eu tinha um relacionamento muito, muito bom com todos os caras. Fiquei realmente chateado por todos lá. Liguei para Jeremy Albrecht esta semana para conversar um pouco com ele. Eu sinto que todos eles estão encontrando o seu caminho, com alguns dos caras que trabalham na Phoenix conosco. Estou feliz com isso, mas definitivamente é uma chatice para o esporte, perder duas grandes equipes. Esperançosamente, em um futuro próximo, podemos ter as duas equipes de volta e, idealmente, ter mais algumas equipes em nosso esporte.

VOLTANDO AO SUPERCROSS EM 2020, NO GERAL, VOCÊ SENTE QUE FOI BEM?

Foi uma temporada muito boa para mim. 2019 foi minha primeira temporada no Supercross. Eu não sabia o que esperar e às vezes ficava muito assustado. Não foi muito bem, mas a temporada passada foi incrível. Eu tinha muito mais experiência e sabia o que esperar. Acabei em quinto em pontos, o que foi ótimo, apesar de em uma das corridas ter caído e machucado o ombro. Foi bom mexer com alguns dos caras da fábrica, e a meta para o ano que vem é lutar pelo pódio. Agora sei o que é preciso e sei do que sou capaz, então veremos o que acontece, mas realmente sinto que posso fazer acontecer.

VOCÊ DISSE QUE LESIONOU O OMBRO, MAS NA VERDADE, VOCÊ DESLOCOU CERTO?

Sim, é verdade. Eu vi as fotos daquela rodada de Salt Lake City recentemente, e é uma loucura. Desloquei meu ombro no domingo e corri novamente na quarta-feira. Quando eu penso agora, era uma grande coisa apenas correr, e conseguir o oitavo lugar em uma corrida lamacenta com o ombro ruim foi incrível. Estou muito feliz por ter tido tempo para fazer a cirurgia e sem mais luxações de ombros.

ANTES DE VOCÊ DECIDIR VOLTAR AO BRASIL, VOCÊ TESTOU UMA PRO CIRCUITO KAWASAKI PARA TALVEZ CORRER COMO UM SUBSTITUTO NO AMA MOTOCROSS 2020?

Sim, na verdade, antes de voltar para o Brasil, voei para a Califórnia e fiz um acordo para fazer um teste, eu, Darian Sanayei e Mitchell Harrison. Então, eu fiz o teste, mas naquela época, sabe, eu não estava treinando por causa do ombro. Eu estava tentando recuperá-lo um pouco quando recebi a ligação. Eu estava sentado em casa e trabalhando no meu ombro. Foi uma oportunidade muito boa e estou grato por ter tido a oportunidade de andar naquela moto.

Só estar lá e saber que eles estão testando comigo era um sonho para mim. Foi incrível, mas a vaga de preenchimento acabou não acontecendo. É engraçado porque uma das primeiras coisas que Mitch Payton me perguntou quando cheguei na pista foi: “Oh, seu ombro está bem?” Depois que não deu certo, decidi voltar para casa e consertar meu ombro. Estou feliz por ter tido tempo para fazê-lo e agora estou totalmente focado em 2021.

TENHO CERTEZA QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER ESSA VAGA NA PRO CIRCUITO, MAIS TAMBÉM PODERIA TER FERIDO OU DESLOCADO SEU OMBRO NOVAMENTE, O QUE ACHA?

Pior. Como se costuma dizer, ‘tudo acontece por uma razão e não era para ser’. Talvez eu pudesse ter participado de uma corrida e então poderia cair e deslocar novamente. Então a temporada acabaria e meu tempo com a equipe terminaria. Eu não teria tido tempo de fazer a cirurgia a tempo para o Supercross e não teria conhecido David de Phoenix. Eu sinto que tudo deu certo. Estou apenas tentando me provar novamente.

PARECE QUE O TEMPO LIVRE AJUDOU VOCÊ.

Com certeza foi a maior cirurgia que já fiz. Na verdade, eu só fiz duas cirurgias ao longo da minha carreira profissional. Foi uma recuperação muito rápida para mim. Depois de apenas 57 dias, montei NA minha MOTO. Foi muito rápido para uma cirurgia no ombro como a minha. Deu tempo para voltar para casa e curtir minha família. Também me deu algum tempo para meu corpo descansar um pouco e se preparar para a próxima temporada. Também fiz muitos exames de sangue para saber no que preciso trabalhar, então está tudo pronto para a próxima temporada.

ENZO, VOCÊ É UM DOS CARAS QUE ESTABELECEM UMA META ESPECÍFICA PARA VOCÊ MESMO, QUAL A META NO SUPERCROSS?

Bem, tento não colocar nenhuma meta definida, mas ao mesmo tempo, por ter uma temporada como a que fiz no ano passado, você sabe onde espera estar. Não sei realmente como dizer o que estou sentindo em inglês, mas quero realmente estar perto da palavra de Deus.

É muito fácil para mim falar em português; Eu quero vencer através dos olhos de Deus. Não é preciso vencer uma corrida, mas vencer através de seus olhos significa apenas fazer o melhor que posso. Na temporada passada, conheci esse psicólogo espiritual que tem me ajudado muito e é apenas uma perspectiva diferente nas corridas e na minha carreira e vida em geral.

Enzo quando ele estava na equipe JGR Suzuki

COMO VOCÊ SE SENTE SOBRE A NOVA PROGRAMAÇÃO DO AMA SUPERCROSS 2021?

Na verdade, eu realmente gostei de Salt Lake City quando tivemos que fazer uma corrida no domingo, outra na quarta-feira e, em seguida, sábado ou domingo novamente. Eu sei que estou pronto, e vai ser uma temporada estranha de novo porque eu sinto que vai levar mais tempo para essa coisa do COVID ir embora. Vamos ver. Estou muito grato por estarmos indo às corridas e pela Feld ter sido capaz de organizar este cronograma de corridas.

ENZO, HÁ ALGUMA COISA QUE VOCÊ QUER DIZER?

Eu só quero agradecer pelo tempo para esta entrevista. Como eu disse antes em nossas entrevistas, eu realmente não fico muito tempo com alguns dos outros sites americanos de motocross. É legal contar um pouco da minha história. Só quero agradecer a toda a Phoenix Honda Racing Team pela oportunidade.


FONTE: MOTOCROSS ACTION – FOTO: DIVULGAÇÃO

LEIA MAIS:  ‘Voltarei no próximo ano para lutar pela vitória’ – Jason Anderson