Sucesso marca etapa de abertura do Campeonato Rondoniense de Velocross Noturno 2015




Abrindo oficialmente o Campeonato Rondoniense de Velocross Noturno, a cidade de Colorado do Oeste foi palco na noite do último sábado (16) de um grande espetáculo de velocidade emoção e muita adrenalina numa pista compacta e que foi tomada pela lama após as insistentes chuvas que caíram no fim de semana sobre a região do Cone Sul do estado. Com a participação de um número grande de pilotos de todas as regiões de Rondônia, Osmar Canale # 68 (Colorado do Oeste), Valdinei Correa # 88 (Pimenta Bueno), Leandro André # 400 (Cacoal), Fabrício Moreira # 50 (Porto Velho) e ainda Diego Henning # 160, também da capital, foram os grandes vencedores da prova nas respectivas categorias VX, VX3, 150cc, Força Livre Nacional e Força Livre Importadas.

O evento que é mais uma realização e coordenação da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, contando com a parceria e total empenho do prefeito Josemar Beatto (PSDC), começou a movimentar a cidade já na sexta-feira (15) a noite com a pista sendo liberada para os treinos livres. Graças á convênios federal garantidos através de esforços de parlamentar como o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), toda uma estrutura foi montada para recebeu o público e pilotos para o aguardado evento inovador. Tanto público quanto pilotos aprovaram a prova noturna, que contou com uma iluminação padrão, garantindo total visibilidade do circuito.

Canale é o mais rápido na VX4

Após os treinos cronometrados, onde foram realizadas provas classificatórias por categorias, a corrida começou comas disputas simultâneas da VX3e VX4, com 20 pilotos das duas categorias largando numa prova de grandes pegas a cada volta. Osmar Canale # 68 (Star Motos) de Colorado do Oeste largou bem e abriu boa vantagem, mas os constantes erros de traçados foram mudando a liderança a cada curva. No final, Osmar Canale se recuperou garantindo a primeira colocação da Vx4, com Amarildo José, o “Nikima” # 16 (Nikima Motos/Ceará Motos) na segunda posição.

Valdinei Correa vence na VX3

Um dos principais nomes do MX3 e VX3 das últimas temporadas, o piloto Valdinei Correa # 88 (Posto Pit Stop/F-1 Terraplanagem), de Pimenta Bueno, foi o grande vencedor da categoria VX3 em Colorado do Oeste. Ao contrário de Valdinei que não fez uma boa largada, o piloto porto-velhense Eder Stenzil # 3 (Eder Motos), largou na ponta e chegou a andar na frente por algumas voltas, até ter problemas e ficar de fora da briga pela liderança. Já Valdinei soube cadenciar o ritmo, buscando acelerar forte para assumir a ponto e completar a prova na primeira colocação. Num troca constante de posições, Itamar Tadeu # 77 (ITF Multimarcas) acabou na terceira posição, perdendo o segundo lugar para Donizete de Victo # 121 (Central Motos/Rondofarma/i9) de Jaru.

LEIA MAIS:  Palco pronto para a 2ª Etapa do Rondoniense de Velocross na cidade de Theobroma

Leandro André surpreende na disputa da 150cc

Numa prova com a pista bastante congestionada pelo número de motos na disputa, a categoria 150cc foi a mais equilibrada, com vários pilotos se revezando na busca pelas melhores posições. A pista pesada deixou a corrida ainda mais difícil para as máquinas, que exigiu o máximo de habilidade de seus pilotos para encontrar um traçado mais rápido. Leandro André # 400, da cidade de Cacoal foi o grande vencedor da noite e comemorou muito sua primeira vitória numa etapa oficial de VX. Marcelo Vieira # 130 (Tigrão Motos), de Cerejeiras, Magno da Rocha # 147 (Molas Noma/Master Contabilidade), de Vilhena, Luiz Lima # 881 (Lorrayne Motos), de Colorado do Oeste e Frani Augustinho # 800 (Academia Detonado), de Cacoal, completaram as cinco posições do pódio.

 

Fabrício Moreira vence duelo na Força Livre Nacional

Prova das mais fortes e com um número grande de pilotos de ponta envolvidos na disputa, a Força Livre Nacional que agrega o maior volume de competidores foi sem dúvidas a que proporcionou maiores emoções, já desde a fase classificatória, com os pilotos buscando superar limites para conseguiram a vaga para a grande final. Liberado para correr a categoria FLN após decisão democrática tomada pela comissão de dirigentes da FMR e pilotos, Diego Henning # 169 (Honda/Noa/Ronacre/Vipal/ASW), de Porto Velho, entrou na pista como um dos favoritos, mas mesmo após garantir o melhor tempo nas classificatórias, não conseguiu o seu lugar de destaque.

Líder da categoria nas últimas temporadas, Fabrício Moreira # 50 (Vipal;Circuit/Posto Hawa II), de Porto Velho, largou na ponta e se manteve e até Diego Henning liderar. Victor Carlos, o “Vitim” #4 (Vaccari Veículos/Voldiesel), de Cacoal e Maycon dos Santos # 22 (Mecânica Brutus), de Vilhena também engrossaram o pelotão na briga pela ponta. Após liderar quase toda a prova, na última volta Diego teve problema de embreagem na sua moto e acabou na 12ª posição. Fabrício Moreira que manteve o ritmo forte, venceu com Vitim na segunda posição, Maycodos Santos em terceiro, Diego Canale # 62 (Star Motos), de Colorado em quarto e Alan Alves # 137 (Dakar Motos/Fazenda Califórnia), de Colorado, em quinto lugar.

LEIA MAIS:  Dia das Crianças marca quinta etapa do Pro Tork Paranaense de Velocross

Na disputa com Leitão, Diego Henning lidera a Importadas

O ponto alto da prova sem dúvidas foi a disputa da categoria Força Livre Importadas, onde estiveram na pistas os maiores nomes do motociclismo de Rondônia pilotando suas potentes máquinas. As emoções já começaram nos treinos classificatórios (warm-up), onde Diego Henning # 169 (Honda/Noa/Ronacre/Vipal/ASW), de Porto Velho, Victor Carlos # 4 (Alécio Galmassi/Aquilino Preparações), de Cacoal, Walcenir Montes, o “Leitão” # 102 (Megson/Retifica Retirama), de Rolim de Moura, além do jovem Matheus Zilli # 871 (Moto Mais/LDG Gráficos/Megson), de Vilhena travaram duelos ferrenho na busca pelas melhores marcas, numa pista lamacenta e compacta.

A corrida começou com uma largada forte, onde Walcenir “Leitão” Montes acelerou forte e conseguindo um melhor traçado, abriu vantagem para os demais. A cada volta, o público vibrava bastante com as emoções dos tombos e ultrapassagem na pista totalmente adversa. Diego que teve alguns erros de traçado, chegou a estar de distancia para o líder Walcenir Montes, mas numa reação incrível, o jovem representante de Rondônia no MX Nacional, foi buscar a ponta, conseguindo passar Leitão já nas últimas curvas para garantir a liderança do estadual Noturno de VC. Matheus Zilli levou a melhor sobre Vitim, garantindo a terceira posição, mostrando que pode surpreender ainda na temporada.

Parcerias

Para a disputa da etapa de abertura do Campeonato Rondoniense de Velocross Noturno 2015, a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR contou com a parceria importante da Prefeitura de Colorado do Oeste através do prefeito Josemar Beatto (PSDC), câmara de vereadores, secretário de Esportes Marcos Nauê, Rondobras Auto Peças, Romera Móveis e Honda do Brasil, Estadual de VC Noturno conta com o apoio do: Ministério dos Esportes, senador Valdir Raupp, deputado federal Nilton Capixaba e deputado federal Expedito Netto.

LEIA MAIS:  LUTO: Piloto de velocross é assassinado a tiros em Aripuanã/MT

Resultados finais da 1ª Etapa do VX Noturno 2015

Categoria VX4

1º – # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste

2º – # 16 – Amarildo José – Espigão do Oeste

3º – # 44 – Mário Hugo Vilhena

4º – # 111 Vladmir Pagnonncelli – Vilhena

5º – # 220 – Edenilson Passarelo – Monte Negro

Categoria VX3

1º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno

2º – # 121 – Donizete De Victo – Jaru

3º – # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal

4º – #53 – Jacó Boone – Espigão do Oeste

5º – # 177 Gean Almeida – Ministro Anderaza

Categoria 150cc

1º – # 400 – Leandro André – Cacoal

2º – # 130 – Marcelo Vieira – Cerejeiras

3º – # 147 – Magno da Rocha – Vilhena

4º – # 881 – Luiz de Lima – Colorado do Oeste

5º – # 800 – Frani Agostinho – Cacoal

Categoria Força Livre Nacional

1º – # 50 – Fabrício Moreira – Porto Velho

2º – # 4 – Victor Carlos -Cacoal

3º – # 22-Maycon dos Santos – Vilhena

4º – # 62 – Diego Canale – Colorado do Oeste

5º – # 137 – Alan Alves – Colorado do Oeste

Categoria Força Livre Importadas

1º – # 169 – Diego Henning – Porto Velho

2º – # 102 – Walcenir Montes – Rolim de Moura

3º – # 871 – Mateus Zilli – Vilhena

4º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal

5º – # 870 – Wesley Teixeira – Cacoal


FONTE: FMR