Show dos pilotos na pista de Machadinho garante festa de abertura do Estadual de Motocross 2013




Numa pista de percurso simples e de total segurança aos participantes, a temporada 2013 de motociclismo teve largada no último fim de semana, com a realização da Etapa de Abertura do Campeonato Rondoniense de MX, evento este realizado na pista, em Machadinho do Oeste. Cerca de 80 pilotos de todo o estado participaram do evento, proporcionando um grande show de adrenalina e emoção para um público dos mais expressivos que mais uma vez lotaram as dependências do compacto e badalado Circuito Lauro Seconi.

A prova que oficialmente abriu a temporada 2013 de motociclismo estadual, marcou ainda uma nova etapa para o Motocross e Velocross de Rondônia, que a partir de então contará com um número reduzido de provas em cada modalidade, buscando com isso dar maior qualidade no nível e ainda enxugar custos para os competidores. Outra mudança bastante elogiada ocorreu com a pista propriamente dita, que passa a ter traçados mais simples, visando facilitar a vida dos pilotos e evitar acidentes.

Para os pilotos, a redução no grau de dificuldades da pista, tornando o traçado mais leve de total segurança para os competidores foi uma medida das mais acertadas que a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR tomou em relação aos pilotos de uma forma geral. Nas últimas temporadas, as pistas do MX rondoniense eram voltadas para os pilotos com experiência em campeonatos nacional como o campeão brasileiro Rodrigo Selhorst, o que tornava bastante difícil a vida do demais competidores. Com mudança no traçado, a prova ganhou em competitividade, até mesmo entre motos da categoria Nacional que apresentou maior desempenho.

65cc

Depois de uma tarde de sábado bastante movimentada com a realização dos treinos livres, onde os pilotos aproveitaram para reconhecer a pista e dar os últimos ajustes nas suas máquinas, o domingo começou com o wrm-up para as tomadas de tempos. Ainda pela manhã aconteceram três baterias, começando pelas categorias 65cc e 855cc correndo simultaneamente. Entre os garotos da 56cc, Kevin Marinho # 9 (Champion Motos/Cairu) terminou em primeiro com Jhon Pierre # 119 (GTA Distribuidora) na segunda posição.

LEIA MAIS:  Chumbinho Becker segue na liderança do Catarinense de Motocross 2017

85cc

Na disputa entre os pilotos da categoria 85cc, destacou-se o empolgado João Victor Martins # 291, de Porto Velho, que nas últimas semanas treinando com experiente Adelmo Souza, já mostrou uma grande evolução na pista, andando em ritmo intenso, mostrando estilo arrojado. Jão Victor venceu com facilidade a prova da 85cc, com Gabriel Aleixo #44 (Deputado Adriano Boidadeiro), de Cacoal, em segundo e Igor Vasconcelos # 37 (Eletro Técnica do Cabelo), de Buritis em terceiro, Gustavo Alecrin # 7 (Galegos Motos, de Porto Velho em quatro e completando o pódio Eduardo Araújo # 4 (Karine Jóias), de Espigão do Oeste.

MX Estreantes

Levando à pista um total de 18 de motos, a disputa da categoria MX Estreando a segunda maior em número de competidores. Mesclando pilotos jovens e alguns veteranos, a categoria MX Estreantes protagonizou grandes pegas, principalmente na primeira metade de cada bateria, onde os garotos Eduardo Alecrim # 81 (Galegos Motos) e João Victor Martins # 291, impondo um ritmo forte para cima dos experientes Victor Carlos # 4 (Posto Fórmula1/Expresso Cacoal) e Walcenir Montes “Leitão” # 102 (Retifica Retirama), primeiro e segundo colocados na prova respectivamente. Na disputa, o vilhenense Jaderson Zeferino # 17 (Levi Desingn) também tentou foi outro a andar em ritmo forte, deixando a briga pelo pódio bastante equilibrada.

Força Livre Nacional

Com potencia diferenciada em relação as máquinas importadas, a categoria Força Livre para motos de fabricação nacional, foi a que mais desenvolveu na pista do Circuito Lauro Seconi, proporcionando uma disputa bastante equilibrada, onde os pilotos Fabrício Moreira 50, Diego Ferrari # 961, Gabriel Aleixo # 44, Brendo Christophen # 21 e Levi Júnior # 151 travaram duelos fortes na busca pelas primeiras posições. Na primeira bateria, Gadrielzinho largou bem e liderou a prova até as últimas voltas, quando perdeu o traçado e terniou na terceira posição, atrás de Diago Ferrari e Fabrício Moreira, que por várias vezes trocaram de posição. Já na segunda bateria, Fabrício largou na ponta e se manteve até o final, com Diego em segundo e Gabriel na terceira posição. Brendo, piloto da casa e que fez sua estreia no MX foi a sensação da corrida terminando na quarta posição, com Levi Júnior completando o pódio.

LEIA MAIS:  Honda Racing domina etapa de Ibirubá (RS) do Campeonato Brasileiro de Motocross 2022

MX3

Largando juntos dos pilotos da MX2, a disputa da categoria MX3 para pilotos de 35 anos acima foi também de muito equilíbrio, onde os quatro primeiros colocados travaram duelo a cada volta. Aliando experiência ao condicionamento físico, o porto-velhense Elias Marinho # 9 (Chamion Motos/Cairu) se sobre saiu aos demais, vencendo as duas bateria e garantindo o lugar mais alto do pódio. Aparício Paixão # 723 (Guaporé Distribuidora de Pneus), foi mais rápido de Jean Carlos # 81 (Galegos Motos), terminando na segundo posição, com Jean em terceiro e Itamar Tateu # 77 (ITF Multimarcas) na quarta posição. Douglas Amaral # 60 (Mastter Moto/Honda) que após algum tempo afastado das pistas, voltou e completou a prova em quinto, à frente do piloto Mário Maia # 20 Bar do Neto), sexta colocado.

MX2

Na disputa da categoria mais forte do MX de Rondônia, o experiente Rodrigo Selhorst # 8 (Honda Racing/Mega Bom Sorvetes) fez uma prova tranquila, correndo sem pressão dos adversário para vencer com folga as duas baterias e proporcionar um show ao público que lotou as arquibancadas da pista da Machadinho. Nas duas baterias da MX2, Rodrigo largou bem e antes da primeira volta já estava na liderança, onde correndo com a experiência de campeão brasileiro soube cadenciar o ritmo semse deixar pressionar pelos demais pilotos. Na briga segunda posição, Victor Carlos # 4 (Porto Fórmula1/Expresso Cacoal levou a melhor sobre Walcenir Montes, o “Leitão” # 102 (Retifica Retirama), de Rolim de Moura, terceiro colocado, com Vitim em segundo. Jaderson Zereferino # 17 (Levi Design), de Lvilhena foi o quarto colocado, com Eduardo Alecrim # 291 (Galegos Motos), de Porto Velho completando o pódio. Talles Rodrigues # 63 (Rondomotos/Honda) andoubem na primeira bateria, mas teve problema no segundo, terminando na 10ª posição.

A etapa de abertura do Campeonato Rondoniense de Motocross 2013 foi mais uma realização da FMR em parceria com a Casrilho estruturas metálicas, Lind’água, Honda, Governo de Rondônia e Prefeitura de Machadinho do Oeste. Apoio senador Valdir Raupp, deputado federal Moreira Mendes, deputados estaduais Luizinho Goebel, Neodi Carlos, Jean Oliveira, Kaká Mendonça, Maurão de Carvalho, Glaucione Rodrigues, Valdivino Tucura e Edson Martins.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Conheça a pista de High Point, 4ª etapa do AMA Motocross

Resultados da 1ª Etapa do Estadual de Motocross 2013, Machadinho do Oeste

65cc

1º – # 9 – Kevin Marinho – Porto Velho

2º – # 119 – Jhon Pierre – Porto Velho

85cc

1º – # 291 – João Victor Martins – Porto Velho

2º – # 44 – Gabriel Aleixo – Cacoal

3º – # 37 – Igor Vasconcelos – Buritis

4º – # 7 – Gustavo Alecrim – Porto Velho

5º – # 4 – Eduardo Araújo – Espigão do Oeste

MX Estreantes

1º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal

2º – # 102 – Walcenir Montes – Rolim de Moura

3º – # 291 – oão Victor Martins – Porto Velho

4º – # 17 – Jaderson Zerefino – Vilhena

5º – # 5 – Evanildo Gonçalves – Cacoal

Força Livre Nacional

1º – # 50 – Fábricio Moreira – Porto Velho

2º – #961 – Diego Ferrari – Espigão do Oeste

3º – # 44 – Gabriel Aleixo – Cacoal

4º – # 21 – Brendo Christophen – Ariquemes

5º – # 151 – Levi Júnior – Vilhena

MX3

1º – # 9 – Elias Marinho – Porto Velho

2º – # 723 – Aparício Paixão – Porto Velho

3º – # 81 – Jean Carlos – Porto Velho

4º – # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal

5º – # 60 – Douglas Amaral – Porto Velho

MX2

1º – # 8 – Rodrigo Selhorst – Cacoal

2º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal

3º – # 102 – Walcenir Montes – Rolim de Moura

4º – # 17 – Jaderson Zereferino – Vilhena

5º – # 81 – Eduardo Alecrim – Porto Velho


FONTE: FMR