SERTÕES: Uma etapa dura pelas areias macias de Xique-Xique (BA)




Terminada a 5ª etapa, Leandro Torres assume a liderança na pontuação do Mundial FIM e a vice-liderança na categoria UTV Over Pro. Casey Currie entra no top10 da categoria UTV1 e assume a 8ª colocação.

Os pilotos finalmente deixam São Raimundo Nonato (PI) com a bússola apontada para Xique-Xique (BA). Esta é a primeira parte da etapa Maratona, que geralmente define os lideres para a metade final do rally. Com Deslocamento Inicial de 14km, os pilotos  encaram 329km de Trecho Especial, sendo aproximadamente 220 destes em solo arenoso. O Deslocamento Final tem mais 100km, totalizando 443km.

A briga segue aberta, pois, Leandro Torres e João Arena (RZR PRO XP #208) tem vantagem de 30 minutos sobre a dupla que ocupa a terceira colocação, José Rufino Neto e José Aristoteles e atraso de menos de 1 hora para o líder da categoria UTV Over Pro, Edu Piano e Solon Mendes. Com isso, até o fim da etapa Maratona tudo pode mudar.

Ocupando a 8ª posição na categoria UTV1, Casey Currie e Sean Laxon estão a menos de 40 minutos da liderança de Rodrigo Varela e Filipe Palmeiro, com chance de aproximação e recuperação de parte desse tempo já no estágio de amanhã. As especiais estão terminando com tempos muito próximos e o menor erro faz a diferença no total geral. Entre todos os UTV’s da competição, a dupla estadunidense ocupa a 13ª posição.

Edgar Fabre explica a etapa:

Como diz o Du Sachs, esta etapa está no top5 dos 29 anos de Sertões por toda sua dificuldade e ineditismo. A prova inicia por estradas de média e alta velocidade em piso de piçarra e cascalho com um pouco de navegação e segue desta forma até o km116. Chegando nesse ponto, os pilotos começam a andar em trecho de areia pesada. São 220 quilômetros somente nesse trecho, nunca tivemos uma especial desse tamanho realizada em areia. O dia demanda muita atenção dos pilotos e navegadores, tanto com o próprio equipamento quanto com os outros competidores, que podem aparecer parados devido a problemas ou atolados pelo caminho. É preciso saber como andar bem na areia, pois o piloto vem de 100km percorridos em caminhos mais fáceis e chega nessa parte onde a especial fica dura. Conciliar tudo isso é a chave para superar a primeira parte da etapa Maratona.

Hoje, quinta-feira, os pilotos partiram de Xique-Xique (BA) até Petrolina (PE). O fim da etapa Maratona terá Deslocamento Inicial 0km, 328km de Trecho Especial e 148km de Deslocamento Final, totalizando 476km.

LEIA MAIS:  Muita velocidade e poeira na abertura do Brasileiro de Rally Cup

#FALAPILOTO

Em entrevista concedida Ao Vivo no boletim do Sertões para a repórter Helena, minutos antes da largada, o navegador Sean Laxon (RZR PRO XP #278) contou um pouco sobre sua experiência no rally.

Até o momento nós estamos amando participar do Sertões, tem sido uma prova ótima, o terreno está incrível, mal posso esperar pra fazer isso mais vezes, estamos nos divertindo muito. Comparando a prova a um parque de diversões, Sean fala que É uma competição única, são muitas coisas diferentes de tudo que fizemos anteriormente e estamos tirando o máximo de proveito dessa experiência. Para a etapa maratona nosso foco será completar o dia, cuidar bem do nosso UTV evitando problemas, sem quebrar nada pelo caminho e depois descansar na chegada, nos preparando para dar todo o possível mais uma vez na sequência da prova amanhã.

Questionado sobre sua visita ao país pelo repórter Gabriel, Sean disse que:

O Brasil é lindo, a comida é ótima e só por estar aqui já nos sentimos bem, esta não é minha primeira vez no país, eu já havia participado como mecânico anos atrás e agora estou aqui como competidor, navegando ao lado do Casey.

#COMOFUNCIONA

Um rally limpo através da Neutralização de Carbono pela Torres Racing Brasil. A paixão pelo rally e a responsabilidade ambiental acelerando lado a lado. A atitude de fazer diferente com relação a preservação do meio ambiente apareceu pela primeira vez na vida profissional de Leandro Torres, e foi de dentro de “casa” que surgiram os primeiros movimentos de mudança. A ferramenta utilizada para ajudar nesse processo, a plataforma Moss. Tudo começa com a realização do cálculo da emissão de carbono de toda a estrutura da equipe, como número de carros de apoio, caminhão, motorhome, UTV’s, combustíveis utilizados, geradores, além do período de toda a competição, desde o dia que essa estrutura deixa a base, em Indaiatuba — SP, até seu retorno. Levantada a emissão de cada veículo e, aplicando-se o fator tempo, a plataforma calcula a emissão de carbono e gera a quantidade de créditos a serem utilizados. A aplicação da neutralização de carbono foi tão bem aceita que a equipe estendeu os créditos, incluindo ainda os dias de treinamento e ShakeDown. Além disso, o time já reverteu toda a  emissão no Rally do Jalapão e RN 1500, além da participação do momento, na 29ª edição do Sertões.

LEIA MAIS:  CBM divulga calendário dos campeonatos de Rally Baja e Cross Country 2018

Sertões 2021

Resultado parcial do rally na categoria UTV’s após 5ª etapa “Xique-Xique” (18/08). Etapa Maratona, São Raimundo Nonato (PI) – Xique-Xique (BA) 443km

Colocação do Dia / Dupla / Classificação Geral / Tempo de Prova

Categoria UTV1

1º — Alexandre Miguel / Fausto Mota (#277) — 30º —04h41m07seg

2º — Denisio Casarini / Ivo Mayer (#201) — 2º — 04h41m09seg

3º — Denisio do Nascimento / Idali Bosse (#206) — 16º — 04h41m48seg

4º — Rodrigo Varela / Filipe Palmeiro (#205) — 1º — 04h42m2seg

11º — Casey Currie / Sean Berriman (#278) RZR PRO XP — 13º — 05h00m58seg

Categoria UTV2

1º — Otavio Souza / Wladimir Grunenberg (#225) — 6º — 04h40m48seg

2º — Guilerme Benchimol / Daniel Spolidorio (#218) — 68º —04h47mm05seg

3º — Christian Klawa / Ricardo de Castro (#249) — 19º — 04h48m36seg

4º — Thiago Torres / Eduardo Shiga (#219) RZR TURBO S — 56º — 04h49m06seg

NC — Kaique Bentivoglio / Armando Miranda (#213) RZR PRO XP — 83º —

Categoria UTV Over Pro

1º — Reinaldo Varela / Gunnar Dums (#204) — 51º — 04h43m28seg

2º — Allan Cestari / Weidner Moreira (#212) — 45º — 04h51m29seg

3º — Edu Piano / Solon Mendes (#214) — 10º — 04h54m53seg

4º — Leandro Torres / João Arena (#208) RZR PRO XP — 26º — 04h57m48seg

5º — Jose Rufino Neto / Jose Aristoteles (#221) — 33º — 05h10m16seg

Resultado completo no site: chronosat.com.br

* resultados podem ser alterados pela direção de prova sem aviso prévio

29ª edição Sertões

De 13 a 22 de agosto de 2021

Acompanhe todas as emoções nas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões:

LEIA MAIS:  Alterações no Rally dos Sertões 2020

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

Sobre a Polaris

A Polaris desenvolve, produz e comercializa veículos off-road inovadores e de alta qualidade, incluindo quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 67 anos de história, possui 13.000 funcionários diretos e está presente em mais de 130 países, com 12 subsidiárias (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Japão, México, Noruega e Suécia). Atualmente seus produtos são distribuídos através de 1.850 revendedores nos Estados Unidos e por mais de 1.400 no restante do mundo. A empresa norte-americana está entre os líderes globais no segmento de powersports (ATVs, UTVs e Snowmobile) e é detentora da marca de motocicleta de alta cilindradas Indian Motorcycle® e do inovador SlingShot®.   A Polaris também está presente no segmento de veículos elétricos com as marcas GEM, Goupil e Aixam Mega, além de uma linha completa de acessórios e vestuário com as marcas Klim®, Kolpin®, Cycle Country® e Pro Armor®. A Polaris Brasil tem sede na capital paulista e um Centro Técnico e de Distribuição em Indaiatuba — SP. Conta atualmente com mais de 45 concessionárias espalhadas por todas as regiões do país.

Saiba mais:  PolarisDoBrasil.com


FONTE: VGCOM – FOTO: VGCOM – POLARIS – VICTOR ELEUTERIO – FOTOTOP