Sertões termina com pódio na classificação final para a “Família da Poeira”

Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotop



Equipe formada pelo pai e três filhos comemora resultado diante das dificuldades

A oitava etapa da 32ª edição do Rally dos Sertões, que aconteceu neste sábado (31), entre Goiás e Distrito Federal e encerrou a competição, rendeu para Bruno Varela e Ari Fiuza a terceira colocação no pódio geral da classe UTV. Além disso, a especial final também teve pódio de Rodrigo Varela e Matheus Mazzei, que chegaram no segundo lugar na disputa de hoje. As conquistas fecharam um rally de altos e baixos para a “Família da Poeira”, como é conhecido o time formado pelo pai, o campeão mundial Reinaldo Varela,e os três filhos: Bruno, Rodrigo e Gabriel.

A jornada da Família da Poeira foi marcada por desafios significativos que envolveram desde vitórias definidas por segundos de diferença a problemas técnicos e acidentes. Apesar das situações que tiraram a chance de vitória, a equipe Varela Can-AM Monster Energy considera que o Rally dos Sertões de 2024 teve um saldo positivo.

Rodrigo e Matheus abriram o rally com vitória e, durante as primeiras etapas, brigaram pela ponta da tabela. Porém, um acidente na etapa 4 causou o abandono do Maverick R #102 naquela especial. Mesmo sem chances de vitória geral na prova devido ao acidente, o duo continuou a competir nos outros dias do rally. O resultado veio com mais uma vitória na sexta etapa e o segundo lugar no dia de hoje, que teve 133 km cronometrados e foi vencido pela dupla Zé Hélio e Júlio Cesar Zavatti.

Já Bruno e Ari, que conquistaram uma vitória e outros três top-5 nas especiais, vinham forte para a briga pelo título do Sertões com o Maverick R #110. A dupla chegou na penúltima etapa com alguns segundos de desvantagem e tudo parecia caminhar para uma boa disputa na reta final. Mas o rally é sempre uma competição imprevisível: o carro teve problemas mecânicos e eles perderam vinte minutos em relação aos líderes. Apesar disso, conseguiram o pódio da classificação geral, com o terceiro lugar. Os campeões foram Denísio do Nascimento e Gunnar Dums.

LEIA MAIS:  Começou! Bianchini Rally larga, neste sábado, para a 1ª etapa do Sertões

Além de Bruno e Rodrigo, o irmão Gabriel Varela também esteve presente na disputa junto ao navegador Guilherme Holanda. Eles acabaram fechando o primeiro dia da competição com uma batida que danificou o Maverick X3 #121, trazendo problemas para toda a continuidade do rally.

A Família da Poeira também contou com a participação de seu mais experiente e respeitado nome, o pai, Reinaldo Varela. Ao lado de Túlio Taniguchi, o campeão mundial e tricampeão do Rally dos Sertões enfrentou dias de problemas mecânicos com o Maverick R #120, mas conseguiu boas colocações na categoria UTV Over Pro, como o segundo lugar na etapa 6.

Os Varela seguem acelerando no Brasileiro de Rally Raid, que realizará sua próxima etapa no Tocantins, entre os dias 8 e 12 de outubro. Confira abaixo a classificação do Rally dos Sertões:

Top-5 da 8ª especial, de um total de 8, Formosa (GO) até Brasília (DF), 133 km
1º Zé Hélio / Julio Cesar Zavatti – Zé e os Caras, 1h30min41s62
2º Rodrigo Varela / Ari Fiuza – Varela Can-AM Monster Energy, + 23s29
3º Tomas Luza / Flávio França – Cotton Racing, + 40s22
4º Denísio Casarini / Bruno Rezende – Can-AM Factory, + 49s89
5º Francesco Franciosi / Egon Franciosi – Cotton Racing, +

Top-5 da categoria UTV da 32ª edição do Rally dos Sertões
1º Denísio do Nascimento / Gunnar Dums – Bompack Racing, 28h50min06s62
2º Zé Hélio / Julio Cesar Zavatti – Zé e os Caras, + 17min36s38
3º Bruno Varela / Ari Fiuza – Varela Can-AM Monster Energy, + 23min31s55
4º Tomas Luza / Flávio França – Cotton Racing, + 26min58s05
5º Felipe Fraga / Eduardo Bampi – Dango Racing, +29min32s44


FONTE: BESTPR


LEIA MAIS:  Rafa Espíndola vai somando pontos importantes no Sertões 2020